Sporting CP 5-0 Vitória FC: Mão cheia de classe para a melhor equipa

sporting cp cabeçalho 1

Mais uma jornada em Alvalade, mais uma vitória fácil e tranquila do Sporting. Os “leões” estiveram iguais a si mesmos, com a dinâmica e a seriedade habituais desde o apito inicial do árbitro.

A prestação de João Mário, um dos principais talentos da equipa, foi baixa devido a uma lesão sofrida durante a semana, tendo entrado Gelson Martins para o seu lugar no onze inicial. Logo a partir do início, os “verde-e-brancos” tentaram ir para a frente, tiveram pontapés de canto e carregaram sobre a área dos sadinos, que entraram em campo com cinco defesas e uma linha de quatro médios à sua frente, na tentativa de suster ao máximo o esperado carrossel ofensivo leonino.

Depois de o capitão, Adrien Silva, ter sido admoestado com um cartão amarelo, digamos, “habilidoso”, o Sporting chegou à vantagem a meio da primeira parte. Depois de Coates e Slimani já terem tentado, foi Gelson Martins, a surpresa do onze, que inaugurou o marcador. Depois de uma jogada muito bem organizada por Slimani, William Carvalho e Bryan Ruiz, o jovem extremo português fez um chapéu ao guarda redes Ricardo. Um golo cheio de classe e qualidade técnica que começou a pintar a manta em Alvalade. Pouco depois, veio o segundo, apontado por Teo Gutiérrez. William Carvalho, que fez mais uma excelente exibição, cavalgou uma série de metros até encontrar espaço para o “cafetero”, que rematou junto ao primeiro poste, não dando grandes hipóteses de defesa a Ricardo. Foram dois golos muito parecidos com jogadas finalizadas no lado direito do ataque leonino.

Na segunda metade, mais do mesmo. O Sporting reentrou a jogar como queria, perante um Vitória de Setúbal muito fraco e totalmente inofensivo. Aos dez minutos do segundo tempo, Gelson completou o primeiro “bis” da sua carreira sénior, com um remate dentro da área, que culminou em mais uma bonita jogada, que teve a intervenção de Slimani e Adrien. Depois disso, JJ começou a pensar no jogo de Braga e retirou Slimani. Como se viu no amarelo a Adrien, o árbitro trouxe a lição bem estudada e, como Slimani estava em risco de exclusão, JJ não arriscou mais e colocou Hernán Barcos em campo. É de realçar a estrondosa ovação de que foi alvo o argelino, naquele que pode ter sido o último jogo com a camisola verde e branca em Alvalade.

Desta vez foi o português que bisou. O argelino guardou os tiros para Braga Fonte: Sporting Clube de Portugal
Desta vez foi o português que bisou. O argelino guardou os tiros para Braga
Fonte: Sporting Clube de Portugal

O Sporting criou mais uma mão cheia de oportunidades claras de golo até ao fim da partida, tendo concretizado mais duas, ambas por Bryan Ruiz. O primeiro foi a conclusão de um livre estudado, que foi executado de forma perfeita. Um golo para ver e rever várias vezes. O último tento foi já no período de compensação, num livre em que o costarriquenho aproveitou a desorganização da barreira sadina e fez a bola passar por lá, até às redes de Ricardo. O Sporting chegou assim à liderança provisória, ficando à espera de ver o que fará o Benfica nos Barreiros, frente ao Marítimo.

A Figura:

Gelson Martins – Divide o protagonismo com Bryan Ruiz. Ambos bisaram, ambos tiveram vários lances onde demonstraram toda a sua qualidade. É de notar que estiveram fortes na finalização, um dos calcanhares de Aquiles dos dois sportinguistas.

O Fora-de-Jogo:

Tiago Martins – Num jogo extremamente fácil de dirigir, conseguiu distribuir o mesmo número de cartões para ambas as equipas, denotando um critério lastimável, absolutamente aberrante. Logo aos 15 minutos, mostrou um cartão amarelo desnecessário a Adrien Silva, retirando-o da “final” da última jornada, em Braga. Ainda bem que Jorge Jesus não deixou Slimani em campo até ao final do encontro.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Avançado está a ser convencido em deixar o Benfica

O Benfica deverá perder Casper Tengstedt neste mercado de transferências. O avançado pode rumar em breve ao Genoa.

Benfica confirma saída de Ivan Chishkala

Ivan Chishkala deixou o Benfica como campeão nacional. Águias oficializaram a saída do ala russo em entrevista.

Ángel Di María apresentado no Rosario Central: «Queria que fosse antes, mas não pôde ser»

Ángel Di María foi apresentado esta segunda-feira como reforço do Rosario Central, depois de ter deixado o Benfica.

Dani Figueira deixa o Estoril Praia e reforça a baliza do Gil Vicente

Dani Figueira foi oficializado como reforço do Gil Vicente. O guarda-redes deixa o Estoril Praia após seis épocas no clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Chico Lamba reforça o Saint-Étienne por 8 milhões de euros e deixa Arouca e Sporting a sorrir

Chico Lamba foi oficializado como reforço do Saint-Étienne por oito milhões de euros. Defesa central deixa o Arouca em definitivo.

Jesús Ramírez regressa ao Nacional da Madeira e faz o percurso inverso ao último verão

Jesús Ramírez foi oficializado como novo jogador do Nacional da Madeira. Avançado inverte percurso feito em 2024.

Villarreal pretende defesa do Chelsea: custa 30 milhões de euros

O Villarreal está muito interessado na contratação de Axel Disasi. O defesa central pertence aos quadros do Chelsea.