Tabata | Saudades do que não viveu

52 jogos oficiais (1668 minutos), oito golos e seis assistências depois Bruno Tabata ruma a um novo destino.

Estada em Portugal

Foram menos 460 minutos que os 2128 que o brasileiro completou ao serviço do Portimonense SC, somente na última temporada ao serviço do clube algarvio e apenas no campeonato. Este desfasamento demonstra bem a diferença de impacto e preponderância que Tabata teve nos dois clubes.

Destacou-se em Portimão com o seu requinte técnico. Sempre tratou a bola por tu. Partia do corredor direito para o miolo sempre com intuito de ter o seu pé esquerdo virado para a baliza.

Enquanto que no Portimonense era uma das principais figuras da equipa, de verde e branco nunca conseguiu fazer-se ver como uma opção de primeira linha. De leão ao peito foi sempre útil, pois mostrou ser bastante versátil, tendo jogado em todas as posições do ataque e ainda realizado uns minutos na linha média do conjunto comandado por Rúben Amorim.

A pressão não permitiu a explosão

Esperava-se que Tabata explodisse na época 21/22. Para tal acontecer o brasileiro precisava de corresponder às expectativas dos adeptos leoninos. O nível que apresentou contribuiu para as conquistas dos leões – acusá-lo de não ser uma mais-valia não podem – mas tal desempenho ficou aquém da fasquia fixada pelos sportinguistas para o ex-camisola 7. A maldição continua.

Versatilidade

Nas alas, a falso 9 ou mesmo no meio-campo, Tabata acrescenta sempre alguma coisa. Pode não ser tão forte como Edwards em espaços curtos ou ter tanto golo como Pote, mas é um jogador que se sente confortável em várias posições e que podia ser bastante útil.

Francisco Trincão veio reforçar a frente de ataque e colmatar a saída de Pablo Sarabia, e Rochinha veio dar profundidade ao jogo e ao plantel. Nuno Santos continua a ser uma peça útil sobretudo devido à falta de uma solução para fazer esquecer Nuno Mendes, mas pode também ser utilizado mais à frente. Mas nenhum destes se sente especialmente confortável a habitar o meio por muito tempo.

Edwards e Pote são aqueles que podem de forma mais eficaz ser uma alternativa a Paulinho, que é a única verdadeira referência atacante do plantel leonino. Tabata podia ser mais uma.

Apesar do carinho pelos adeptos (mútuo) e pelo clube, não foi certamente o percurso que esperava ter com a verde e branca. É preciso gerir expectativas e o interesse imediato do jogador no Palmeiras também demonstrou que tal seria o melhor desfecho para ambas as partes.

Ainda se acreditava que pudesse oferecer mais e por isso vai deixar saudades.

 

 

Miguel Amaral Rodrigues
Miguel Amaral Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se lembra que o Miguel joga à bola. Sentiu sempre uma ligação com a redondinha. Com 7 anos de idade começou a ir a Alvalade e desde então é raro falhar um jogo. Aos 13 iniciou a sua carreira no futebol federado. E para sua tristeza, há cerca de dois anos pendurou as botas. Mas não largou a maior paixão que tem na vida. Estuda jornalismo na ESCS e é por intermédio da comunicação que quer acompanhar o futebol daqui para a frente.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho continua a acreditar na contratação de Kerem Akturkoglu

O Fenerbahçe está a tentar contratar Kerem Akturkoglu ao Benfica. Turcos têm otimismo no avanço do negócio.

João Mário elogia Cristiano Ronaldo e Sérgio Conceição: «Serei eternamente grato»

João Mário trocou o FC Porto pela Juventus neste mercado de verão. Lateral direito falou sobre vários temas em entrevista.

João Mário explica decisão de rumar à Juventus: «Foi uma oferta quase impossível de recusar»

João Mário trocou o FC Porto pela Juventus neste mercado de verão. Lateral direito falou sobre vários temas em entrevista.

Paulo Gomes: Dominik Prpic é um jogador sóbrio

Paulo Gomes está na Tribuna VIP do Bola na Rede, depois de ter estado recentemente no Botafogo SP.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica decide futuro de Leandro Santos que conta com alguns interessados

Leandro Santos vai continuar no plantel do Benfica. Lateral direito conta com alguns interessados no seu empréstimo.

Exclusivo: Sporting garante as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry

O Sporting fechou as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry. As duas jogadoras vão juntar-se ao plantel de Micael Sequeira.

Sporting quer dar recompensa a Morten Hjulmand quando o mercado fechar

O Sporting está contente com a postura de Morten Hjulmand neste mercado de verão. Capitão terá recompensa no final da janela.