Um Menino chamado Iuri

- Advertisement -

Bola colocada na relva e iniciada a medição dos ângulos. A respiração de um estádio inteiro suspendeu-se com a bola a entrar bonita na baliza. Marcar na Luz não é para todos, mas marcar na Luz desta maneira está mesmo só ao alcance de alguns iluminados. Começavam então os Sportinguistas a criticar a ausência no plantel de um dos mais promissores produtos de Alcochete, que no Boavista fez uma época que justificou um carimbo de maturidade. Foi por isso com naturalidade que Iuri Medeiros integrou o lote de escolhidos para a presente temporada do Sporting.

Vestir a camisola verde e branca é um estatuto difícil e todos nós sabemos disso. Ser um craque ainda não é critério suficiente, embora ajude, havendo depois disso uma conjugação de factores determinante para o sucesso. Iuri Medeiros tem várias características que aprecio muito. É rápido com a bola e sem ela, sabe finalizar, a técnica está lá e, como se não chegasse, multiplica-se no campo quando as coisas correm bem. É daqueles jogadores que dá sempre jeito ter porque, de vez em quando, lá vem aquele jogo que precisa de ser agitado por alguém que tacticamente não comprometa – já vimos isto algumas vezes esta época. No meio de tanto pormenor inebriador, chega sempre o momento de questionar por que é que Iuri Medeiros ainda não explodiu, levando-nos a pensar na tendência de se colocar no leque de jogadores que não chegaram a afirmar-se.

Começamos pela análise mais óbvia e sintética. O actual plantel do Sporting não permite grandes ambições a quem se encontra na segunda linha de opções. Quando num lado temos Gelson e no outro temos Acuña, as coisas complicam-se. Mas no futebol os cenários são hábeis em alterações repentinas. Contudo, é aqui que se encontra a principal dificuldade de Iuri Medeiros. Um plantel competitivo. E na racionalidade estatística temos de ser justos: não podemos pedir a um jogador que, à primeira oportunidade de entrar em campo, resolva o jogo e ocupe a capa dos jornais. Às vezes acontece, é verdade. Mas às vezes não é sempre. E à grande gestão mental a que estar habitualmente no banco de suplentes obriga, já é uma conquista digna de elogio, ainda para mais quando estamos na flor da idade. O futebol tem este lado cruel.

É por ter esse lado mais negro que às vezes o futebol pode ser ingrato. Um jogador esclarecido nas suas capacidades pode encontrar no oráculo circunstancial o seu maior desafio. Passemos ao segundo lado da análise, e que não pode ser tão sintético como o primeiro porque também se suporta na filosofia. Há muitos casos em que a desmotivação culmina no final de uma carreira promissora. É isto e o peso da responsabilidade, essa condição que nem todos dominam bem. Ainda não é tempo para sabermos se o Iuri Medeiros veio por aqui, mas tal como os cenários, no futebol os caminhos também se alteram. É por isso que não é o fim do Mundo nem tão pouco é demasiado tarde. É bom que nos lembremos que há uns anos atrás começou a historia deste rapaz. Um menino chamado Iuri. Esperem para ver.

 

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

«Itália e Portugal têm de ser os dois países onde tenho de ganhar o respeito e o espaço, mostrando o meu futebol» | Entrevista...

Guillermo Abascal é um dos treinadores da nova geração oriunda de Espanha, com uma experiência vasta, apesar dos seus 37 anos de idade. É o mais recente convidado do Entrevista Bola na Rede.

Estreia de José Mourinho pelo Real Madrid: Imprensa espanhola aponta 3 desilusões

A imprensa espanhola apontou Vinícius Júnior, Bernardo Silva e Fede Valverde como as três desilusões na estreia do Real Madrid de José Mourinho.

Richard Ríos tem 2 interessados e preço definido pelo Benfica

O Getafe e o Bournemouth estão interessados na contratação de Richard Ríos. O Benfica quer 40 milhões de euros pelo médio.

Kerem Akturkoglu desmaiou em campo e já há novidades sobre o estado de saúde: «Sofreu um traumatismo craniano e encontra-se consciente»

Kerem Akturkoglu caiu inanimado no relvado na segunda parte do Fenerbahçe x Konyaspor. Extremo já está consciente e sofreu traumatismo craniano.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Hilal negoceia contratação de 2 destaques da Premier League e estão mais de 100 milhões de euros em cima da mesa

O Al Hilal continua a procurar reforçar o plantel às ordens de Simone Inzaghi. Gabriel Martinelli e Ollie Watkins na lista.

Sporting volta aos treinos antes da folga depois da vitória sobre o Alverca

O Sporting voltou aos treinos na manhã deste domingo. Leões em trabalho de recuperação depois da vitória sobre o Alverca.

Gonçalo Inácio não está nos planos do Barcelona para reforçar a defesa

Apesar dos relatos de interesse do Barcelona em Gonçalo Inácio, o clube blaugrana não tem o defesa como alvo.