Um Menino chamado Iuri

- Advertisement -

Bola colocada na relva e iniciada a medição dos ângulos. A respiração de um estádio inteiro suspendeu-se com a bola a entrar bonita na baliza. Marcar na Luz não é para todos, mas marcar na Luz desta maneira está mesmo só ao alcance de alguns iluminados. Começavam então os Sportinguistas a criticar a ausência no plantel de um dos mais promissores produtos de Alcochete, que no Boavista fez uma época que justificou um carimbo de maturidade. Foi por isso com naturalidade que Iuri Medeiros integrou o lote de escolhidos para a presente temporada do Sporting.

Vestir a camisola verde e branca é um estatuto difícil e todos nós sabemos disso. Ser um craque ainda não é critério suficiente, embora ajude, havendo depois disso uma conjugação de factores determinante para o sucesso. Iuri Medeiros tem várias características que aprecio muito. É rápido com a bola e sem ela, sabe finalizar, a técnica está lá e, como se não chegasse, multiplica-se no campo quando as coisas correm bem. É daqueles jogadores que dá sempre jeito ter porque, de vez em quando, lá vem aquele jogo que precisa de ser agitado por alguém que tacticamente não comprometa – já vimos isto algumas vezes esta época. No meio de tanto pormenor inebriador, chega sempre o momento de questionar por que é que Iuri Medeiros ainda não explodiu, levando-nos a pensar na tendência de se colocar no leque de jogadores que não chegaram a afirmar-se.

Começamos pela análise mais óbvia e sintética. O actual plantel do Sporting não permite grandes ambições a quem se encontra na segunda linha de opções. Quando num lado temos Gelson e no outro temos Acuña, as coisas complicam-se. Mas no futebol os cenários são hábeis em alterações repentinas. Contudo, é aqui que se encontra a principal dificuldade de Iuri Medeiros. Um plantel competitivo. E na racionalidade estatística temos de ser justos: não podemos pedir a um jogador que, à primeira oportunidade de entrar em campo, resolva o jogo e ocupe a capa dos jornais. Às vezes acontece, é verdade. Mas às vezes não é sempre. E à grande gestão mental a que estar habitualmente no banco de suplentes obriga, já é uma conquista digna de elogio, ainda para mais quando estamos na flor da idade. O futebol tem este lado cruel.

É por ter esse lado mais negro que às vezes o futebol pode ser ingrato. Um jogador esclarecido nas suas capacidades pode encontrar no oráculo circunstancial o seu maior desafio. Passemos ao segundo lado da análise, e que não pode ser tão sintético como o primeiro porque também se suporta na filosofia. Há muitos casos em que a desmotivação culmina no final de uma carreira promissora. É isto e o peso da responsabilidade, essa condição que nem todos dominam bem. Ainda não é tempo para sabermos se o Iuri Medeiros veio por aqui, mas tal como os cenários, no futebol os caminhos também se alteram. É por isso que não é o fim do Mundo nem tão pouco é demasiado tarde. É bom que nos lembremos que há uns anos atrás começou a historia deste rapaz. Um menino chamado Iuri. Esperem para ver.

 

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho é um fã: Florentino Pérez perguntou por jogador e já se conhece o preço de venda

Florentino Pérez perguntou ao Chelsea em relação à disponibilidade de Marc Cucurella, lateral esquerdo dos londrinos.

Futsal: Sporting assegura continuidade de Tomás Paçó e Alex Merlim

O Sporting anunciou a renovação dos contratos de Tomás Paçó e Alex Merlim, duas das principais figuras da equipa de futsal leonina.

Atenção, José Mourinho: Jogador do Real Madrid tem interessado mas quer ficar no Bernabéu

Brahim Díaz está a ser apontado à Juventus, mas o jogador pretende ficar no Real Madrid e lutar por um lugar no plantel.

Valores elevados para mercados alternativos: Newcastle United prepara 24 milhões de euros por jogador de 18 anos da Liga Sueca

Zadok Yohanna pode deixar o AIK neste mercado de transferências. O Newcastle United oferece 24 milhões de euros pela jovem promessa.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suárez pode arrasar recorde do Fenerbahçe: ainda assim registo ficará atrás do Galatasaray

Luis Suárez pode ser a grande contratação do Fenerbahçe neste mercado, com Hakan Safi disposto a oferecer 60 milhões de euros pelo colombiano.

Hakan Safi deixa garantia sobre Luis Suárez: «Prometeu-me que será o melhor marcador do campeonato»

Hakan Safi deixou a garantia que fala com Luis Suárez todos os dias e que o avançado do Sporting lhe fez uma promessa.

Sub-21: 1º golo no Portugal x Irlanda do Norte é de Gustavo Sá

Portugal Sub-21 começou a vencer por a Irlanda do Norte Sub-21 em jogo particular. Gustavo Sá marcou o primeiro golo do jogo.