Champions League – 4.ª jornada: terça-feira, 4 de novembro de 2025, 20h.
A ANTEVISÃO: LEÕES ENFRENTAM UMA JUVENTUS RENASCIDA COM A CHEGADA DE SPALLETTI
Depois de duas vitórias categóricas frente ao Alverca (uma delas com uma equipa bastante alternativa), o Sporting viaja até Itália para um dos desafios mais exigentes da fase de liga da Champions. O histórico não servirá de motivação, tendo em conta o registo pobre dos leões em território transalpino, e a mudança recente na orientação técnica da Juventus dificulta a preparação do encontro.
Do lado italiano, e após oito jogos consecutivos sem vencer, a confiança do clube de Turim em Igor Tudor desvaneceu e Luciano Spalletti foi o escolhido para assumir as rédeas da equipa. O experientíssimo técnico italiano manteve o 3-4-3 que a Juventus apresentou frequentemente no início da temporada e conseguiu uma vitória importante frente à Cremonese, apesar de algumas adaptações para colmatar ausências por lesão.
Os leões, por sua vez, estão numa fase dominante da época, em que modelo de jogo parece estar bem implementado, e nem as esporádicas alterações nos protagonistas fazem tremer a equipa. A primeira deslocação a Itália não teve o melhor desfecho, com figuras individuais dos napolitanos (especialmente Kevin De Bruyne) a aproveitarem da melhor forma alguns momentos de “confiança excessiva” da formação portuguesa.
Contra a Juventus, espera-se um jogo com características semelhantes, com a equipa da casa preparada para aplicar o famoso ceticismo italiano. Os bianconeri ainda não estarão perfeitamente adaptados às ideias de jogo de Spalletti, mas irão procurar dar maior primazia à posse de bola e a uma construção ponderada do ataque, comparativamente ao que se via com Tudor.
Cabe a Rui Borges interpretar da melhor forma a entrada em jogo da Juve, aproveitando a falta de rotinas que alguns dos jogadores poderão demonstrar nos seus novos papeis. Não desguarnecer o setor defensivo e aproveitar os erros do adversário serão aspetos fundamentais para regressar de Itália com pontos no bolso.
A equipa de arbitragem será liderada pelo alemão Daniel Siebert.
10 DADOS RÁPIDOS
- Este será o quinto encontro oficial entre os dois emblemas.
- O Sporting nunca venceu a Juventus, conseguindo apenas dois empates em Alvalade e saindo derrotado nas duas visitas a Turim.
- Luciano Spalletti já defrontou o Sporting, ao serviço da Roma em 2007/08, conseguindo uma vitória caseira e um empate em Lisboa.
- A Juve ainda não venceu nesta edição da Champions, somando apenas dois pontos.
- Os leões chegam a este encontro após cinco vitórias consecutivas, a melhor sequência da temporada.
- Em 39 jogos contra equipas italianas, o Sporting venceu apenas 6.
- O Sporting nunca venceu em Itália
- Esta será a segunda deslocação dos leões a território italiano nesta época, depois da derrota em Nápoles.
- A única equipa portuguesa a conseguir vencer em visitas à Juventus foi o Benfica.
- O Sporting está na 11.ª posição da tabela da Champions com seis pontos (14 posições acima da Juventus).
JOGADORES A TER EM CONTA
Kenan Yildiz – O jovem avançado turco é um dos jogadores mais promissores da atualidade. Com apenas 20 anos, é aposta regular no 11 inicial da Juventus e já gerou vários rumores de transferências para emblemas da Premier League.
Ambidestro e com uma notável capacidade de drible, Yildiz é muito imprevisível e torna-se um autêntico pesadelo para as defesas adversárias. Limitar as suas ações ofensivas será um ponto-chave para que o Sporting some pontos na deslocação ao Allianz Stadium.


Pedro Gonçalves – Depois de uma época em que esteve vários meses afastado dos relvados por lesão, Pote parece estar de volta ao seu melhor nível e é uma peça fundamental no 11 de Rui Borges. Registou três golos e três assistências nos últimos quatro encontros e já superou as suas estatísticas pessoais da época passada.
Envolvido em quase todo o jogo ofensivo dos leões, Pedro Gonçalves já provou em várias ocasiões que consegue “tirar coelhos da cartola” e resolver jogos que se afiguram complicados. Na visita a Turim, o médio transmontano poderá mais uma vez ser decisivo.
XI´s PROVÁVEIS
Juventus: Di Gregorio; Kalulu, Gatti e Kelly; Cambiasso, Thuram, Koopmeiners, McKennie e Kostić; Vlahović e Openda
Treinador: Luciano Spalletti
«Quando os resultados não são positivos, torna-se difícil reverter a tendência. As duas vitórias que estes rapazes conquistaram nos últimos dias permitem-nos enfrentar uma grande equipa como o Sporting com um espírito diferente».
Sporting: Rui Silva; Vagiannidis, Diomande, Inácio e Maxi Araújo; Hjulmand e João Simões; Catamo, Trincão e Pedro Gonçalves; Luis Suárez
Treinador: Rui Borges
«Spalletti é um grande treinador, tem toda uma história e um peso para a equipa. (…) Tendo em conta o que observámos do adversário, acredito que estamos preparados para o jogo».
PREVISÃO DE RESULTADO: Juventus 2-1 Sporting

