Final Four Taça da Liga | Aí vem o campeão de Inverno

MINHOTOS PROCURAM FINAL INÉDITA

Com sortes diferentes na prova, os quatro semi-finalistas da edição 2019/20 entram em campo com claras hipóteses de vencer o troféu. O SC Braga procura disputar a sua primeira final em casa, depois de perder o jogo decisivo de 2016/17 no Algarve frente ao Moreirense FC (0-1). O seu adversário da meia final, o Sporting CP, ambiciona conquistar a competição pelo terceiro ano consecutivo, um feito apenas alcançado pelo rival encarnado. Do outro lado, Conquistadores e Dragões correm em direção ao inédito; o Vitória SC procura a primeira final e o FC Porto o primeiro troféu. SC Braga e Sporting CP são as únicas equipas que já venceram a prova (por uma e duas vezes, respetivamente), enquanto que o FC Porto perdeu as três finais que disputou.

COMO JOGARÁ O SC BRAGA?

Comandados por Sá Pinto e com o objetivo de disputar a final em casa, os arsenalistas rodaram pouco a sua equipa; Palhinha, Esgaio, Bruno César e Ricardo Horta alinharam nas três partidas da fase de grupos, Pablo, Fransérgio, João Novais, Sequeira, Galeno, Rui Fonte e Paulinho em dois. Com a chegada de Rúben Amorim aos comandos da equipa principal, Trincão subiu ao onze inicial e provou ser uma aposta acertada. Dado a importância da partida, o técnico bracarense deverá repetir o onze mais forte, o mesmo que saiu vitorioso do Dragão na última jornada da Liga.

JOGADOR A TER EM CONTA

Paulinho é o melhor marcador do SC Braga no campeonato com nove golos
Fonte: SC Braga

PAULINHO (SC BRAGA) – O avançado português está em grande e parece ter recuperado a melhor forma e confiança com o novo técnico. Marca há três partidas consecutivas (quatro golos) e foi o autor da reviravolta em casa frente ao CD Tondela (2-1). Não é dono de uma técnica do outro mundo, mas é o típico avançado conhecedor de cada palmo da área e não precisará de muitas oportunidades para se inscrever na lista de marcadores.

XI PROVÁVEL:

4-4-2: Matheus; Sequeira, Raul Silva, Bruno Viana, Tormena; Ricardo Horta, Fransérgio, Palhinha, Esgaio; Paulinho, Trincão.

COMO JOGARÁ O SPORTING CP?

A grande dúvida está na movimentação mais falada deste mercado de inverno: Bruno Fernandes. O médio português tem estado associado a uma transferência para Inglaterra, mas até que se conclua, é expectável que continue no onze leonino. Renan está de volta aos convocados e deve entrar para a baliza, numa prova que bem conhece e lhe tem corrido da melhor forma. Também Rafael Camacho vem justificando a aposta de Silas e não seria nenhuma surpresa vê-lo outra vez no onze, à semelhança do que aconteceu na receção ao SL Benfica.

JOGADOR A TER EM CONTA

Tudo depende da conclusão da sua transferência, mas sempre que estiver em campo, Bruno Fernandes será o destaque da sua equipa
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

BRUNO FERNANDES (SPORTING CP) – o capitão leonino será dúvida praticamente até à hora de jogo. Está nos convocados, mas a sua imagem já não consta nas capas dos perfis do Sporting CP nas várias redes sociais. Teorias à parte, o médio leonino marcou destaca-se pela veia goleadora e marcou nos dois últimos confrontos entre leões e arsenalistas. Caso jogue, será o maior perigo para a baliza minhota.

XI PROVÁVEL:

4-4-2: Renan; Ristovski, Mathieu, Coates, Acuna; Wendel, Battaglia, Bruno Fernandes, Doumbia; Luiz Phellype, Bolasie

COMO JOGARÁ O VITÓRIA SC?

Na última oportunidade para vencer um troféu esta temporada, os vimaranenses têm de derrotar um FC Porto frágil e fazer o mesmo ao adversário do dia 25. Para isso, o Vitória SC deverá continuar a jogar como nos tem habituado; na Primeira Liga, nas taças e na Liga Europa. Com intervenientes diferentes e opositores das mais distintas características, os minhotos procuram sempre ter muita bola e por à prova a associação das suas pedras mais ofensivas. Conta com um dos melhores defesas direitos do campeonato e do meio campo para a frente tem individualidades vistosas a nível técnico e tático. Certos no onze parecem estar Douglas, Davidson e Bonatini, olhando às equipas que Ivo Vieira escalou para esta prova (três titularidades em outros tantos jogos para cada um).

JOGADOR A TER EM CONTA

O extremo ex-Tottenham HFC está adiantado para ser considerado a revelação da época
Fonte: Vitória SC

MARCUS EDWARDS (VITÓRIA SC) – o extremo inglês de apenas 21 anos leva quatro golos em 20 jogos na presente temporada, mas encanta mais pelo que joga do que propriamente pela veia goleadora. A imprevisibilidade que imprime em todas as jogadas empolga qualquer espectador e deixa qualquer um desejoso de o ter na sua equipa. Daqueles pés pode esperar-se magia a qualquer jogada, a qualquer altura do jogo. O campeão europeu sub-19 de 2017 (frente a Portugal…) é o jogador mais evoluído tecnicamente do plantel vimaranense e sabemos o que isso pode trazer a uma equipa que procura ter posse e sabe agir nessa condição.

XI PROVÁVEL:

4-2-3-1: Douglas; Sacko, Pedro Henrique, Tapsoba, Florent; Agu, Pêpê; João Carlos Teixeira, Edwards, Davidson; Léo Bonatini.

COMO JOGARÁ O FC PORTO?

Os dragões encaram a prova como mais um título para vencer. Quem o garante é o próprio Sérgio Conceição desde que assumiu o comando da equipa da invicta. Eliminado há dois anos consecutivos pelo Sporting CP (nas meias-finais em 2018 e na final em 2019), o FC Porto procura inverter essa tendência e provar que à terceira é de vez. O momento dos dragões não é o melhor, mas a verdade é que têm sido constantes a ser inconstantes. Numa época marcada, até à data, por mais baixos do que altos, os azuis e brancos têm nesta prova uma oportunidade de fazer as pazes com os adeptos; não é o título mais desejado, mas uma taça será sempre uma taça. Sérgio Conceição não é adepto de muitas poupanças, pelo que se estiverem bem, os melhores deverão ir a jogo.

JOGADOR A TER EM CONTA

O avançado brasileiro vai encontrar o clube que representou na primeira metade da ápoca 2016/17, antes de se transferir nesse inverno para o Dragão
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

TIQUINHO SOARES (FC PORTO) – o camisola “29” dos dragões é a figura em destaque por estes dias no reino do dragão. Marca há cinco partidas consecutivas e leva um total de 10 golos nos últimos 10 jogos. Ainda que não seja o pináculo da técnica ou da movimentação de requinte, Soares tem sido eficaz e o seu momento de forma não deixa dúvidas ao Vitória SC acerca da proveniência do maior perigo.

XI PROVÁVEL:

4-4-2: Diogo Costa; Manafá, Mbemba, Marcano, Alex Telles; Corona, Danilo, Uribe, Otávio; Marega, Tiquinho Soares.

Foto de Capa: Liga Portugal

Revisto por: Jorge Neves

 

 

 

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.