Leiria com final à moda do Minho | Vitória SC x SC Braga

- Advertisement -

Taça da Liga, Final. Sábado, 10 de janeiro de 2026, 20h00.

A ANTEVISÃO: EM DUELO INÉDITO, EMBLEMAS MINHOTOS PROCURAM FAZER HISTÓRIA

Que o futebol é repleto de surpresas, já todos os adeptos da modalidade sabem, mas poucos apostariam, aquando do início da final four da Taça da Liga, que tanto o Vitória SC como o SC Braga, fossem protagonistas de um autêntico “vira minhoto” diante da dupla favorita à conquista da prova (Sporting e Benfica) e carimbassem dois passaportes para o derradeiro embate da competição.

O Vitória SC, a principal equipa sensação do torneio, deixou pelo caminho o FC Porto, ainda nos quartos de final em pleno Estádio do Dragão, e mostrou que a sua missão na competição ainda não estava terminada, sentenciando a partida nos minutos finais, diante dos leões, num autêntico golpe de teatro vivido em Leiria. O ‘Ás’ de trunfo de Luís Pinto veio mesmo do banco, com Ndoye a virar herói improvável e as sensações que se vivem agora no conjunto vimaranense é de voltar a levantar um troféu, o primeiro desde 2013.

Do outro lado surge um SC Braga que tem sido presença recorrente na final da Taça da Liga e já foi vencedor da mesma por três ocasiões. Com Zalazar com motor de arranque aliado à leitura de jogo de Carlos Vicens, os guerreiros pretendem estar ao mais alto nível, num embate que será de fortes emoções.

Numa final inédita, com emoção e rivalidade à mistura, as bancadas do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, já com lotação esgotada, vão encher-se de alma minhota. No relvado do reduto desportivo, a certeza será uma: os dois coletivos vão dar a vida para levar o tão desejado troféu para o Norte de Portugal.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Vitória SC e SC Braga já se defrontaram por 160 ocasiões, com o histórico a ser favorável aos guerreiros (64 triunfos contra 61 dos vimaranenses).
  2. Será a primeira final da história entre os dois coletivos minhotos.
  3. A última vez que Vitória SC e SC Braga mediram forças foi em setembro de 2025, onde protagonizaram um empate a uma bola.
  4. Na Liga Portuguesa, Vitória SC e Braga encontram-se separados no 6.º e 5.º lugar, por dois pontos.
  5. Até chegar à final da Taça da Liga, os dois coletivos deixaram pelo caminho as turmas do Sporting e Benfica.
  6. Fran Navarro foi o último futebolista bracarense a abanar as redes dos conquistadores.
  7. Do lado da turma de Guimarães, Mitrovic foi autor do golo no empate a uma bola.
  8. Sporting de Braga já levantou a Taça da Liga por três ocasiões (12/13, 19/20 e 23/24).
  9. Vitória SC procura o seu primeiro troféu da competição.
  10. O árbitro da partida será Hélder Malheiro (AF Lisboa).

JOGADORES A TER EM CONTA

Alioune Ndoye Maxi Araújo
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Alioune Ndoye – Autor de uma reviravolta épica diante do Sporting, o avançado de 24 anos pode ser uma das surpresas de Luís Pinto para atacar a Taça da Liga. O camisola 90, que não soma uma titularidade aquando da derrota frente aos leões, por 4-1, poderá ser agora aposta no setor ofensivo dos Conquistadores.

Rodrigo Zalazar
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Rodrigo Zalazar – O médio uruguaio tem sido um dos grandes destaques da temporada minhota e aponta agora miras à conquista da segunda Taça da Liga da sua conta pessoal. Foi protagonista da eliminação do Benfica (3-1) e surge como um dos futebolistas a ter em atenção por parte do coletivo de Luís Pinto, fruto das suas boas prestações que já lhe valeram 13 tentos certeiros em 33 jogos.

XI´s PROVÁVEIS

Braga: Lukas Hornicek, Gustaf Lagerbielke, Vitor Carvalho, Bright Arrey-Mbi, Mario Dorgeles, Florian Grillitsch, João Moutinho, Leonardo Lelo, Rodrigo Zalazar, Pau Victor e Ricardo Horta.

Treinador: Carlos Vicens

«Vai ser um jogo muito difícil, o Vitória vem de uma dinâmica positiva, é uma equipa em crescimento, pode ver-se o trabalho que se está a fazer lá, é uma equipa que não se rende, como ainda vimos recentemente, dá tudo, é uma equipa solidária e trabalhadora, que sabe jogar e vai apostar as suas cartas para ganhar».

Vitória SC: Charles Silva, Tony Strata, Rodrigo Abascal, Miguel Nóbrega, João Mendes, Diogo Sousa, Gonçalo Nogueira, Oumar Camara, Beni Mukendi, Noah Saviolo e Alioune Ndoye.

Treinador: Luís Pinto

«Sabemos que este jogo é especial. Não queremos, de todo, retirar o quão de especial este jogo tem. Não nos queremos colocar de parte. Queremos ‘pegar’ na emoção do jogo e jogar com ela. Vamos fazer parte do dérbi mais histórico entre as duas equipas. É o primeiro dérbi entre as duas que vai decidir um troféu».

PREVISÃO DE RESULTADO: Vitória SC 1-2 Braga

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Nhaga apontado a dois gigantes do futebol da Turquia

O Galatasaray e o Trabzonspor estão de olho na contratação de Renato Nhaga. O médio guineense de 18 anos está ao serviço do Casa Pia.

AC Milan pode fechar reforço sonante no fecho do mercado para o ataque

O AC Milan está a tentar contratar Jean-Philippe Mateta. O avançado internacional francês está a pressionar para deixar o Crystal Palace.

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Prossegue a polémica: Karim Benzema pede novamente para ficar fora do jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição

Karim Benzema vai ficar fora do próximo jogo do Al Ittihad. O avançado internacional francês pediu para não jogar pela segunda vez consecutiva.

Ainda o FC Porto x Rangers: Comunicado oficial sobre incidentes no Dragão

O Rangers emitiu comunicado oficial relativo ao duelo com o FC Porto na Europa League. Dragões venceram o jogo por 3-1.

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.