Taça da Liga, Final. Sábado, 10 de janeiro de 2026, 20h00.
A ANTEVISÃO: EM DUELO INÉDITO, EMBLEMAS MINHOTOS PROCURAM FAZER HISTÓRIA
Que o futebol é repleto de surpresas, já todos os adeptos da modalidade sabem, mas poucos apostariam, aquando do início da final four da Taça da Liga, que tanto o Vitória SC como o SC Braga, fossem protagonistas de um autêntico “vira minhoto” diante da dupla favorita à conquista da prova (Sporting e Benfica) e carimbassem dois passaportes para o derradeiro embate da competição.
O Vitória SC, a principal equipa sensação do torneio, deixou pelo caminho o FC Porto, ainda nos quartos de final em pleno Estádio do Dragão, e mostrou que a sua missão na competição ainda não estava terminada, sentenciando a partida nos minutos finais, diante dos leões, num autêntico golpe de teatro vivido em Leiria. O ‘Ás’ de trunfo de Luís Pinto veio mesmo do banco, com Ndoye a virar herói improvável e as sensações que se vivem agora no conjunto vimaranense é de voltar a levantar um troféu, o primeiro desde 2013.
Do outro lado surge um SC Braga que tem sido presença recorrente na final da Taça da Liga e já foi vencedor da mesma por três ocasiões. Com Zalazar com motor de arranque aliado à leitura de jogo de Carlos Vicens, os guerreiros pretendem estar ao mais alto nível, num embate que será de fortes emoções.
Numa final inédita, com emoção e rivalidade à mistura, as bancadas do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, já com lotação esgotada, vão encher-se de alma minhota. No relvado do reduto desportivo, a certeza será uma: os dois coletivos vão dar a vida para levar o tão desejado troféu para o Norte de Portugal.
10 DADOS RÁPIDOS
- Vitória SC e SC Braga já se defrontaram por 160 ocasiões, com o histórico a ser favorável aos guerreiros (64 triunfos contra 61 dos vimaranenses).
- Será a primeira final da história entre os dois coletivos minhotos.
- A última vez que Vitória SC e SC Braga mediram forças foi em setembro de 2025, onde protagonizaram um empate a uma bola.
- Na Liga Portuguesa, Vitória SC e Braga encontram-se separados no 6.º e 5.º lugar, por dois pontos.
- Até chegar à final da Taça da Liga, os dois coletivos deixaram pelo caminho as turmas do Sporting e Benfica.
- Fran Navarro foi o último futebolista bracarense a abanar as redes dos conquistadores.
- Do lado da turma de Guimarães, Mitrovic foi autor do golo no empate a uma bola.
- Sporting de Braga já levantou a Taça da Liga por três ocasiões (12/13, 19/20 e 23/24).
- Vitória SC procura o seu primeiro troféu da competição.
- O árbitro da partida será Hélder Malheiro (AF Lisboa).
JOGADORES A TER EM CONTA


Alioune Ndoye – Autor de uma reviravolta épica diante do Sporting, o avançado de 24 anos pode ser uma das surpresas de Luís Pinto para atacar a Taça da Liga. O camisola 90, que não soma uma titularidade aquando da derrota frente aos leões, por 4-1, poderá ser agora aposta no setor ofensivo dos Conquistadores.


Rodrigo Zalazar – O médio uruguaio tem sido um dos grandes destaques da temporada minhota e aponta agora miras à conquista da segunda Taça da Liga da sua conta pessoal. Foi protagonista da eliminação do Benfica (3-1) e surge como um dos futebolistas a ter em atenção por parte do coletivo de Luís Pinto, fruto das suas boas prestações que já lhe valeram 13 tentos certeiros em 33 jogos.
XI´s PROVÁVEIS
Braga: Lukas Hornicek, Gustaf Lagerbielke, Vitor Carvalho, Bright Arrey-Mbi, Mario Dorgeles, Florian Grillitsch, João Moutinho, Leonardo Lelo, Rodrigo Zalazar, Pau Victor e Ricardo Horta.
Treinador: Carlos Vicens
«Vai ser um jogo muito difícil, o Vitória vem de uma dinâmica positiva, é uma equipa em crescimento, pode ver-se o trabalho que se está a fazer lá, é uma equipa que não se rende, como ainda vimos recentemente, dá tudo, é uma equipa solidária e trabalhadora, que sabe jogar e vai apostar as suas cartas para ganhar».
Vitória SC: Charles Silva, Tony Strata, Rodrigo Abascal, Miguel Nóbrega, João Mendes, Diogo Sousa, Gonçalo Nogueira, Oumar Camara, Beni Mukendi, Noah Saviolo e Alioune Ndoye.
Treinador: Luís Pinto
«Sabemos que este jogo é especial. Não queremos, de todo, retirar o quão de especial este jogo tem. Não nos queremos colocar de parte. Queremos ‘pegar’ na emoção do jogo e jogar com ela. Vamos fazer parte do dérbi mais histórico entre as duas equipas. É o primeiro dérbi entre as duas que vai decidir um troféu».
PREVISÃO DE RESULTADO: Vitória SC 1-2 Braga

