Taça da Liga: A análise tática da final entre Vitória SC e Braga

- Advertisement -

Alexandre Ribeiro é treinador de futebol. Aos 46 anos, já orientou diversas equipas em Portugal como o São João Ver, Anadia, Valadares Gaia, Cinfães, Salgueiros ou Oliveirense, tendo estado também em Angola, no Sagrada Esperança, em 2023. Fez o ano todo de 2025 no KPV da Finlândia. O técnico português está também no Bola na Rede.

O SC Braga entrou melhor e conseguiu ultrapassar, em várias ocasiões a primeira pressão do Vitória, com os dois médios arsenalistas, João Moutinho e Grillitsch, a receberem nas costas e a partir daí, entraram com critério na segunda fase de jogo. O Vitória com apenas o médio Beni (que fez um excelente jogo) na aproximação aos centrais tornou a vida facilitada ao Sporting de Braga, quando pressionava a saída dos vimaranenses.

O Braga conseguiu montar micro-estruturas em triângulos e losangos nos corredores laterais, o que lhe permitiu manter a posse e ter a capacidade de atrair o Vitória aos corredores laterais e depois, a partir daí, atacar a profundidade ou virar o centro de jogo. Resumindo, o Braga, na primeira-parte, conseguiu ter, por mais tempo, o controlo do jogo e poderia ter ido para intervalo com mais de um golo de vantagem.

Na segunda parte o Vitória SC conseguiu equilibrar o jogo com maior qualidade posicional defensiva e ofensiva, com o Sporting de Braga a perder alguma disciplina posicional. O jogo tornou-se equilibrado e mais partido e acabou por ser definido na capacidade de uma equipa ter conseguido finalizar uma grande penalidade e a outra equipa não.

Vitória SC
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede
  • Momentos do Jogo

– O golo do empate do Vitória porque, até esse momento, mostrava sempre rasgos do seu jogo, mas sem a consistência necessária. Com o golo, ganhou confiança, conseguiu acelerar o seu jogo, criar oportunidades e retirar o conforto ao Braga.

– A grande penalidade falhada por Rodrigo Zalazar / defendida por Charles, que impediu a decisão nas grandes penalidades.

Ricardo Horta e João Mendes
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede
  • Destaques individuais

– A exibição de Charles que foi mantendo o Vitória no jogo e depois com o momento de inspiração no penálti do Braga.

– João Moutinho, que esteve sempre muito assertivo nas decisões, quer a fazer a equipa guardar a bola como a encontrar espaços para solicitar movimentos de rutura dos seus colegas. Foi fundamental na primeira fase de construção do Braga.

  • – Ndoye, que esteve para o Vitória nesta Taça da Liga como o nosso Éder esteve para a seleção portuguesa no Euro 2016. Entrou em dois jogos da Final Four com uma aura e uma crença que o fez ser protagonista em ambos os encontros.
Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Nassr define preço de Wesley após interesse do Benfica e de outros clubes

O Al Nassr quer recuperar o investimento feito por Wesley. Sauditas definiram o preço do alvo do Benfica para o ataque.

Francesco Farioli recebe ‘prenda’ no FC Porto depois da renovação do italiano

Francesco Farioli deve renovar em breve o seu contrato com o FC Porto. Felipe Sánchez vai juntar-se à equipa técnica dos dragões.

7 golos, reviravoltas e muita emoção na vitória do Feirense contra a Oliveirense: eis os resultados do dia na Segunda Liga

O Feirense bateu a Oliveirense num dos jogos mais animados desta edição da Segunda Liga. Jogo contou com sete golos.

Rafa Silva desejado pelo Benfica: Onde o internacional português pode encaixar no sistema de José Mourinho?

Rafa Silva é um dos nomes que está a ser associado com mais força ao Benfica, sendo um grande desejo de José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho insiste na contratação de Rafa Silva por parte do Benfica

José Mourinho quer contar com Rafa Silva no plantel do Benfica. O jogador está em rutura com o Besiktas, equipa com quem tem contrato.

Moreirense vence Tondela e ultrapassa Vitória SC na corrida pelo 6º lugar da Primeira Liga

O Moreirense venceu o Tondela num jogo em atraso da Primeira Liga. Cónegos somam segunda vitória consecutiva na época.

Diogo Dalot e saída de Ruben Amorim e nova mudança de treinador no Manchester United: «Tem sido realmente difícil»

Diogo Dalot analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. Red devils eliminados da Taça de Inglaterra e num momento difícil.