Taça da Liga: Inédita e competitiva Final Four

- Advertisement -

No ano passado, o Estádio Municipal de Braga viu uma Final Four da Taça da Liga que juntou os quatro principais clubes nacionais, como aliás era o reflexo da tabela classificativa: FC Porto, SL Benfica, SC Braga e Sporting CP. Neste ano, a equipa, apesar de ter muitos troféus destes no seu museu, não se conseguiu apurar para esta fase e “deu” o seu lugar ao Vitória SC, mantendo-se os outros três concorrente inalterados.

Se por um lado é uma surpresa não termos os encarnados nesta fase da prova, por outro, face ao que tem vindo a fazer com Ivo Vieira e, especialmente, face ao futebol que tem demonstrado em campo contra adversários dos mais variados calibres, a presença dos vimaranenses é natural e merecida. Num grupo que tinha SL Benfica, Vitória FC e SC Covilhã, a equipa de Guimarães terminou sem qualquer derrota: duas vitórias e um empate na Luz que podia ter sido facilmente uma vitória. Certo, foi sempre um SL Benfica de segunda e terceira linha, mas não se pode retirar mérito ao excelente percurso dos minhotos.

Mais a sul, o primeiro a garantir a presença na “Pedreira” de Braga foi mesmo o Sporting CP. Nem tudo foram rosas e durante grande parte do jogo a equipa de Silas esteve mesmo eliminada, frente ao Portimonense SC. Mas uma reação de garra e, porque não dizê-lo, com qualidade, levou os leoninos a darem a volta ao marcador, com dez após a expulsão de Bolasie, e vencerem por 2-4.

A composição dos jogos, que se disputam em janeiro
Fonte: Liga Portugal

Em Paços de Ferreira, na “capital do móvel”, o SC Braga discutia a passagem com o clube da casa. Também começaram a perder mas acabaram a vencer, de forma justa e categórica. Entretanto, Ricardo Sá Pinto já foi demitido, um dia depois desta passagem à Final Four, uma decisão que considero difícil de compreender, porque o treinador não estava a fazer um mau trabalho nos “Gverreiros do Minho”.

Por último, falar do único dos “três grandes” que ainda não tem uma Taça da Liga no seu museu: o FC Porto. Depois da final perdida no ano passado nos penalties, volta a marcar presença, depois de uma fase de grupos tranquila e sem grande história. Três vitórias em três jogos e o assumir de uma vontade clara de toda a nação portista: levar finalmente a taça para o Dragão.

Em suma, temos o SC Braga vs. Sporting CP que reedita o jogo do ano passado, vencido pelos “leões” e, logo a seguir, um Vitória SC vs. FC Porto. Creio que há muita competitividade e sou da opinião que qualquer destes clubes tem boas hipóteses de levar a Taça. Os portistas, pela qualidade do plantel, são os favoritos, embora seguidos de perto pelo SC Braga – que vai tentar fazer valer o fator casa – e do Sporting CP, que já se mostrou forte no formato “Final Four”. Já o Vitória SC é o “outsider”, mas a motivação de poder vencer na casa do grande rival e a qualidade de jogo, já por mim elogiada, fazem de si uma equipa a temer por qualquer dos outros candidatos.

Foto de Capa: Liga Portugal

Artigo revisto por Joana Mendes

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis as novidades sobre os 3 interessados em Itália na contratação de Bernardo Silva a custo zero

Continuam a surgir interessados na contratação de Bernardo Silva. De Itália, chegam três clubes de olho no internacional português.

Há mais um jogador de saída do Benfica já em janeiro

Henrique Araújo prepara-se para deixar o Benfica. Avançado pode perder ainda mais espaço nas contas de José Mourinho.

Francisco Trincão pode deixar o Sporting no verão e há novidades no processo

Francisco Trincão e o Sporting travaram o processo de renovação de contrato. Saída no final da época é possibilidade em aberto.

Timo Werner deixa RB Leipzig em definitivo e já tem definido próximo passo na carreira

Timo Werner vai jogar no San Jose Earthquakes da MLS. Saída do avançado alemão do RB Leipzig antecipada em seis meses.

PUB

Mais Artigos Populares

Continuam as relações à troca de treinador no Real Madrid: «Zidane também era uma incógnita»

Guti Hernández, antigo jogador que passou pelo Real Madrid, falou sobre a mudança de treinador na equipa merengue.

Estoril Praia define preço de defesa: 5 milhões de euros

O Estoril Praia não tem muito interesse em perder Kévin Boma neste mercado e está a pedir cinco milhões de euros pelo jogador.

Jorge Jesus e a expulsão no jogo do Al Nassr: «Um exagero»

Jorge Jesus abordou a derrota do Al Nassr contra o Al Hilal, não estando de acordo com a expulsão de Al Aqidi.