5 vencedores inesperados da Taça de Portugal

A “magia da Taça”, como muitos lhe chamam, acontece quando emblemas mais modestos se transcendem e conseguem percursos notáveis nesta competição a eliminar. A esperança dos clubes dos escalões inferiores cria toda uma mística à volta da prova e as surpresas que vão acontecendo época após época são um dos fatores mais aliciantes.

Desde a criação da competição, apenas 10 equipas fora dos três grandes conseguiram erguer o troféu, o que talvez dê ainda mais valor a estas surpresas. Neste artigo, revisitamos cinco edições da Taça em que o vencedor não estava no lote dos principais favoritos.

5.

Académica – 2011/12 – Em maio de 2012, Adrien Silva e Cédric Soares estavam emprestados pelo Sporting aos estudantes e cedo perceberam que, provavelmente, estavam do lado certo da barricada. Logo no quarto minuto, Marinho apareceu completamente sozinho ao segundo poste e fez o 0-1 para Académica, despertando a insegurança de adeptos e jogadores sportinguistas.

O Sporting assumiu o jogo após o golo sofrido, mas o esforço nunca foi suficiente para desestabilizar significativamente a defesa da Briosa, com o guarda-redes Ricardo Nunes a ser decisivo com várias intervenções fulcrais que mantiveram a margem mínima no marcador.

73 anos depois de vencer a edição inaugural da Taça de Portugal, a Académica conseguiu repetir a proeza, prolongando a seca de títulos do Sporting que se estendia desde 2008.

4.

Vitória Setúbal Taça de Portugal
Fonte: Vitória FC

Vitória FC – 2004/05 – Com Giovanni Trapattoni ao leme, o Benfica tinha vencido o campeonato pela primeira vez desde 1994 e parecia lançado para a dobradinha e para a segunda Taça de Portugal consecutiva.

Um Vitória FC bem mais modesto tinha terminado o campeonato na décima posição. Os comandados de José Couceiro fizeram um percurso notável na Taça, eliminando emblemas como Braga, Boavista e o homónimo da cidade berço.

Os sadinos apresentaram-se no Jamor com elevada motivação e uma grande penalidade convertida por Simão Sabrosa, logo ao minuto quatro, não foi suficiente para a esmorecer. Manuel José e Meyong apontaram os dois golos da reviravolta que chocou as águias e voltou a levar a taça para Setúbal, 38 anos depois.

3.

Estrela da Amadora – 1989/90 – Numa final surpreendente com dois óbvios underdogs, os adeptos de Estrela da Amadora e Farense (que tinha acabado de garantir a promoção à primeira divisão) disseram presente e encheram o Estádio Nacional, criando um ambiente incrível nas bancadas.

No entanto, não seria no primeiro jogo que o vencedor seria coroado: após 90 minutos pautados por um grande equilíbrio (Estrela mais forte na primeira parte, Farense melhor na segunda), dois golos no prolongamento ditaram o 1-1 final e adiaram a decisão por uma semana.

A finalíssima teve mais uma boa casa, mas foi bastante mais desequilibrada, com a equipa da Reboleira a dominar o jogo e a vencer por 2-0. Os golos foram apontados por dois jogadores muito jovens, Paulo Bento e Ricardo Lopes, que protagonizaram então a maior conquista da história da equipa tricolor.

2.

Desportivo das Aves – 2017/18 – O clima tenso que se vivia para os lados de Alvalade, após o ataque à academia de Alcochete, equilibrava ligeiramente as odds desta final, sem que o Sporting deixasse de ser o claro favorito.

Apesar de ter entrado melhor na partida, o Sporting não foi capaz de se colocar em vantagem e acabou por sofrer um golo de contra-ataque logo aos 16 minutos. A reação leonina não foi tão intensa como seria de prever e, na segunda parte, a transição ofensiva avense voltou a funcionar, com Alexandre Guedes a bisar na partida.

O golo apontado por Fredy Montero aos 85 minutos ainda reavivou a esperança verde e branca, mas o resultado ficou mesmo em 2-1. O veterano guarda-redes Quim tinha participado na final da Taça 20 anos antes (pelo Braga) e foi uma das grandes figuras da partida, levantando a primeira e única Taça de Portugal do clube de Santo Tirso.

1.

Beira Mar Taça de Portugal
Fonte: Beira Mar

Beira-Mar – 1998/99 – Em 1999, e pela primeira vez na história, uma equipa que tinha acabado de ser despromovida do principal escalão do futebol nacional venceu a prova rainha. Depois de acabar o campeonato na antepenúltima posição, a equipa aveirense tinha uma oportunidade de ouro para transformar uma época menos conseguida numa das mais memoráveis da história do clube.

A 19 de junho, aconteceu no Jamor uma das finais da Taça mais imprevisíveis: Beira-Mar frente a Campomaiorense, a última equipa alentejana a marcar presença na Primeira Liga.

O herói do encontro foi Ricardo Sousa, filho do treinador dos aurinegros, que apontou o único golo ao minuto 70. Palatsi e Fary eram outros nomes sonantes no 11 da turma de Aveiro. O Beira-Mar chegou a jogar com menos duas unidades durante cerca de 15 minutos, mas conseguiu aguentar a vantagem e garantir um título inédito que foi efusivamente celebrado na “Veneza portuguesa”.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Alioune Ndoye confirmado como reforço do Vitória SC

Alioune Ndoye foi oficializado como novo jogador do Vitória SC. Avançado reforça opções de Luís Pinto para o ataque.

Besiktas já procura substituto para David Jurásek após 92 minutos pelo clube

O Besiktas está no mercado por um novo lateral esquerdo. Turcos querem Ridvan Yilmaz depois de contratar David Jurásek.

Santa Clara já conhece o caminho no possível playoff da Conference League

O Santa Clara já tem definido o caminho final até à fase de liga da Conference League. Açorianos conheceram caminho do playoff.

Eis o sorteio completo dos playoffs da Conference League

Já se realizou o sorteio dos playoffs da Conference League. Conhece o desenho da chave que contém o Santa Clara.

PUB

Mais Artigos Populares

Rio Ave perto de contratar avançado com formação no Real Madrid na Polónia

O Rio Ave está a ultimar os detalhes da contratação de Marc Gual. Avançado espanhol representa o Legia Varsóvia.

AVS SAD acerta chegada de novo defesa central

O AVS SAD chegou a acordo com o Lens para a contratação de Sidi Bane. Defesa central a caminho de Portugal.

Fenerbahçe define prazo para contratar Kerem Akturkoglu ao Benfica

O Fenerbahçe quer fechar a contratação de Kerem Akturkoglu até ao dia 12 de agosto. Benfica x Nice é o prazo dos turcos.