CD Santa Clara 2-0 GD Chaves: Fernando e Alves foram as “chaves” do apuramento

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalO Estádio de São Miguel recebeu, de novo, mais uma equipa da Primeira Liga para a Taça de Portugal, prova rainha do futebol português. Depois do CF “Os Belenenses” ter sido eliminado na última eliminatória nos Açores, desta feita foi a vez do Chaves, equipa que na temporada passada até esteve perto do Jamor.

Quanto ao jogo, os primeiros minutos mostraram um Chaves muito organizado, a jogar com a defesa bem subida e a fazer uma pressão sufocante à defensiva do Santa Clara, condicionando sobretudo a primeira fase de construção da equipa da casa, colocando vários homens perto dos centrais Vítor Alves e Marcelo. Ainda assim, aos poucos, o Santa Clara ia soltando as amarras da pressão transmontana e conseguia sair do seu reduto. Ao minuto 19, numa belíssima combinação pela ala esquerda, o Santa Clara ia chegar ao golo. Fernando Andrade a responder da melhor forma a um cruzamento atrasado e a atirar para o fundo das redes adversárias.

Minutos depois, num lance de bola parada era a vez de Vítor Alves faturar pela equipa da casa. O experiente central apareceu sozinho na pequena área e não deu hipóteses a António Filipe. A partir daí o jogo mudou de figura. O Chaves não conseguiu reagir ao golo, a equipa partiu-se, deixou de ter controlo sobre o jogo e colecionou várias perdidas de bola. Até final da primeira parte, Thiago Santana ainda teve uma hipótese de alargar ainda mais a vantagem mas o guarda-redes da equipa azul-grená disse presente.

Depois do CF "Os Belenenses", os açorianos voltaram a ser tomba-gigantes Fonte: CD Santa Clara
Depois do CF “Os Belenenses”, os açorianos voltaram a ser tomba-gigantes
Fonte: CD Santa Clara

Na segunda parte, o Chaves fez duas alterações com a entrada de Matheus Pereira e Jorginho e saídas de Bressan e Hamdou, que pouco acrescentaram na primeira parte. O Chaves voltava a ter alguma dificuldade em “pegar” no jogo. A equipa tinha sentido muito os golos do Santa Clara na primeira parte e demorava a reagir.  O Santa Clara é que continuava a criar perigo, chegando muitas vezes perto da baliza de António Filipe.

À medida que o tempo ia passando os jogadores do Chaves iam perdendo a paciência e a calma na construção de jogos, com as perdas de bola a acumularam-se. Ao minuto 74, depois de uma mão de Marcelo ter atingido a bola, Hugo Miguel assinala grande penalidade. Era uma oportunidade de ouro para reduzir mas Tiba falhou na conversão com Marco a estar em enorme destaque. Para além da grande penalidade, o guardião esteve em grande plano durante toda a partida. Sempre confiante, forte nas saídas e perigoso nas reposições de bola.

Até final do jogo não surgiram mais oportunidades de relevo. O resultado ajusta-se aquilo que foi o jogo. Santa Clara elimina mais uma equipa da Primeira Liga numa exibição muito personalizada da equipa de Carlos Pinto.

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.