CD Santa Clara 2-0 GD Chaves: Fernando e Alves foram as “chaves” do apuramento

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalO Estádio de São Miguel recebeu, de novo, mais uma equipa da Primeira Liga para a Taça de Portugal, prova rainha do futebol português. Depois do CF “Os Belenenses” ter sido eliminado na última eliminatória nos Açores, desta feita foi a vez do Chaves, equipa que na temporada passada até esteve perto do Jamor.

Quanto ao jogo, os primeiros minutos mostraram um Chaves muito organizado, a jogar com a defesa bem subida e a fazer uma pressão sufocante à defensiva do Santa Clara, condicionando sobretudo a primeira fase de construção da equipa da casa, colocando vários homens perto dos centrais Vítor Alves e Marcelo. Ainda assim, aos poucos, o Santa Clara ia soltando as amarras da pressão transmontana e conseguia sair do seu reduto. Ao minuto 19, numa belíssima combinação pela ala esquerda, o Santa Clara ia chegar ao golo. Fernando Andrade a responder da melhor forma a um cruzamento atrasado e a atirar para o fundo das redes adversárias.

Minutos depois, num lance de bola parada era a vez de Vítor Alves faturar pela equipa da casa. O experiente central apareceu sozinho na pequena área e não deu hipóteses a António Filipe. A partir daí o jogo mudou de figura. O Chaves não conseguiu reagir ao golo, a equipa partiu-se, deixou de ter controlo sobre o jogo e colecionou várias perdidas de bola. Até final da primeira parte, Thiago Santana ainda teve uma hipótese de alargar ainda mais a vantagem mas o guarda-redes da equipa azul-grená disse presente.

Depois do CF "Os Belenenses", os açorianos voltaram a ser tomba-gigantes Fonte: CD Santa Clara
Depois do CF “Os Belenenses”, os açorianos voltaram a ser tomba-gigantes
Fonte: CD Santa Clara

Na segunda parte, o Chaves fez duas alterações com a entrada de Matheus Pereira e Jorginho e saídas de Bressan e Hamdou, que pouco acrescentaram na primeira parte. O Chaves voltava a ter alguma dificuldade em “pegar” no jogo. A equipa tinha sentido muito os golos do Santa Clara na primeira parte e demorava a reagir.  O Santa Clara é que continuava a criar perigo, chegando muitas vezes perto da baliza de António Filipe.

À medida que o tempo ia passando os jogadores do Chaves iam perdendo a paciência e a calma na construção de jogos, com as perdas de bola a acumularam-se. Ao minuto 74, depois de uma mão de Marcelo ter atingido a bola, Hugo Miguel assinala grande penalidade. Era uma oportunidade de ouro para reduzir mas Tiba falhou na conversão com Marco a estar em enorme destaque. Para além da grande penalidade, o guardião esteve em grande plano durante toda a partida. Sempre confiante, forte nas saídas e perigoso nas reposições de bola.

Até final do jogo não surgiram mais oportunidades de relevo. O resultado ajusta-se aquilo que foi o jogo. Santa Clara elimina mais uma equipa da Primeira Liga numa exibição muito personalizada da equipa de Carlos Pinto.

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luxemburgo de Leandro Barreiro e Letónia voltam a vencer e garantem manutenção na Liga C da Liga das Nações

As seleções do Luxemburgo e da Letónia asseguraram a permanência na Liga C da Liga das Nações, após ultrapassarem Malta e Gibraltar, respetivamente, nos confrontos do play-off de despromoção.

Geovany Quenda e o regresso aos treinos do Sporting: «Mentalmente sempre estive a 100 por cento»

Esta terça-feira, Geovany Quenda regressou aos treinos do Sporting, depois de falhar os últimos quatro meses por lesão.

Sérvia derrota a Arábia Saudita, Noruega e Suíça empatam a zeros e Eslovénia vence Montenegro: Eis os resultados da tarde

A Sérvia recebeu e bateu a Arábia Saudita por 2-1, Noruega e Suíça não foram além do empate a zero e a Eslovénia venceu Montenegro por 3-2.

Sub-17: Portugal perde com a Islândia na última jornada da Ronda de Elite

Portugal perdeu com a Islândia por 2-1 na última jornada da Ronda de Elite. Gustavo Guerra marcou o único golo da Seleção Nacional de Sub-17.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges recebe prémio de treinador do ano da FPF referente a 2024/25

Rui Borges recebeu o prémio de treinador de ano no Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol 2026, que se realiza entre os dias 30 e 31 de março.

São Tomé e Príncipe falha acesso à CAN 2027

São Tomé e Príncipe está fora da CAN 2027. A seleção são-tomeense foi derrotada pela Etiópia na ronda preliminar.

Portugal goleado pela Inglaterra por 6-0 e está fora do Europeu de Sub-19

Portugal está fora do Campeonato da Europa de Sub-19. A equipa das quinas foi goleada pela Inglaterra por 6-0.