Eliminatórias sem (grandes) surpresas na Taça de Portugal

Está ultrapassada mais uma eliminatória da Taça de Portugal. Durante este fim-de-semana realizaram-se os jogos da 4.ª eliminatória, apurando 16 equipas para os oitavos de final da competição. O sorteio da próxima fase da prova rainha do futebol português está marcado para quarta-feira, dia 29, na Cidade do Futebol, anunciou esta segunda-feira a FPF.

FC Vizela, FC Porto, CS Marítimo, Gil Vicente FC, CD Nacional, SC Braga, FC Penafiel, Vitória SC, SL Benfica, CD Santa Clara, UD Leiria, Amarante FC, GD Estoril, CD Tondela, Sporting CP e FC Arouca são as equipas que marcarão presença no sorteio.

A Taça de Portugal é sempre uma competição marcada por momentos inesquecíveis e únicos. No entanto, a história desta eliminatória foi um pouco pobre. Quase todas as equipas teoricamente mais fortes venceram os seus jogos e, dessa forma, permaneceram em prova. A grande exceção foi o Nacional, que, na Choupana, derrotou o Casa Pia AC. A vitória por 6-5, nas grandes penalidades, depois de 120 minutos sem qualquer golo, veio confirmar o bom momento da formação madeirense, que vai em segundo lugar na Segunda Liga

No que diz respeito aos ‘Gansos’, que perderam recentemente o timoneiro Filipe Martins, voltaram a não ser felizes perante os alvinegros. Isto porque, na temporada passada, o Nacional já havia eliminado o Casa Pia da competição. Na altura, com uma estrondosa vitória por 5-2, em Pina Manique, os madeirenses garantiram a passagem às meias-finais da prova rainha. Parece que os casapianos encontraram na Pérola do Atlântico o seu grande carrasco.

O Nacional x Casa Pia foi a surpresa (ainda que não tão grande) da ronda, mas não foi o único jogo a ser decidido nas grandes penalidades. O Elvas CAD, clube do Campeonato de Portugal, recebeu o Santa Clara, no Alentejo, e conseguiu mesmo forçar a ida aos penáltis contra a única equipa dos campeonatos profissionais em Portugal que ainda não perdeu qualquer jogo. Os Açorianos foram mais competentes desde a marca dos 11 metros e acabaram por carimbar a passagem aos ‘oitavos’, mas não se livraram de um valente susto.

Num jogo entre equipas do mesmo escalão – Segunda Liga – tudo ficou decidido pelo mesmo método – a partir da marca da grande penalidade. SCU Torreense e Tondela lutaram bastante, mas não conseguiram resolver o jogo em 120 minutos. A formação de Torres Vedras até esteve em vantagem no marcador, graças a um auto-golo no início da segunda parte, mas Roberto, experiente avançado brasileiro, daria uma espécie de spoiler para o que haveria de acontecer mais tarde. De grande penalidade, o homem do Tondela empatou tudo e o jogo assim seguiu até ao momento de todas as decisões. Aí, os tondelenses foram mais eficazes e venceram por 4-2.

No duelo que fechou esta eliminatória, Arouca e Boavista protagonizaram um bom jogo de futebol, rendendo um 2-2, com golos em todas as partes do encontro e muita emoção. No final do encontro, a festa fez-se em tons de amarelo e azul. Do lado arouquense, Pedro Santos, que havia marcado de penálti no prolongamento, não conseguiu repetir a dose mais à frente no jogo, mas Filipe Ferreira e Vukotic, do Boavista FC, não foram capazes de fazer melhor.

Benfica, Porto, Sporting e Braga ultrapassaram os seus desafios sem grandes problemas. Ainda que o encontro entre águias e Famalicão FC tenha sido de certa forma equilibrado, um auto-golo de Riccielli e um bom remate certeiro de Rafa ditaram uma vitória justa mas q.b. dos comandados de Roger Schmidt. Dragões, leões e ‘gverreiros’ passaram por cima de CDC Montalegre, Dumiense/CJP II e Portimonense SC com goleadas.

Ao contrário das já esperadas vitórias gordas de FC Porto e Sporting, o Braga acabou por facilitar bastante a sua tarefa por terras algarvias. Um jogo de sentido único que fica marcado por um golo do outro mundo de Álvaro Djaló. Para ver e rever.

Vizela, Marítimo, Gil Vicente, Penafiel, Vitória SC, Amarante, União de Leiria e Estoril passaram desafios contra equipas de nível semelhante ou inferior, mas fica o destaque para o Amarante, que passa a ser única equipa em prova que não joga num dos campeonatos profissionais em Portugal. Aliás, o clube da AF Porto está a realizar um início de época notável. Sob comando de Renato Coimbra, o Amarante é líder invicto da Série B do Campeonato de Portugal e soma 11 vitórias e duas derrotas em 13 jogos, nesta temporada.

O grande momento desta Taça de Portugal ficou reservado para a noite de domingo. Cerca de 800 adeptos viajaram do Minho a Lisboa para ver o “seu” Dumiense jogar em pleno Estádio José Alvalade. Após 90 minutos duros, lá ficaram os adeptos – aqueles que andam com a casa às costas para ver o clube pelo país – a prestar tributo aos jogadores, depois de uma derrota por 8-0, mas, acima disso, uma noite histórica para o Dumiense.

Subscreve!

Artigos Populares

Burnley oficializa contratação de Kyle Walker ao Manchester City

Kyle Walker é a mais recente contratação do Burnley. O lateral inglês deixou o Manchester City em definitivo.

Manchester United falha objetivo de Ruben Amorim

Ruben Amorim queria dar estabilidade ao grupo e fechar quatro vendas antes da pré-época. Manchester United continua com os jogadores no plantel.

CD Nacional oficializa contratação de Alan Nuñez

Alan Nuñez é reforço confirmado pelo CD Nacional. O lateral paraguaio foi emprestado pelo Cerro Porteño.

Como 1907 continua a fechar reforços e paga 19 milhões de euros por mais um avançado

O Como 1907 é um dos emblemas mais ativos no mercado. Nicolas Kuhn está a caminho de Itália proveniente do Celtic.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal disposto a pagar 90 milhões de euros por reforço… e não é Viktor Gyokeres

O Arsenal visa reforçar o plantel este mercado. Rodrygo (Real Madrid) é alvo dos gunners para esta janela de transferências.

Joana Martins renova com o Sporting até 2028

O Sporting confirmou a renovação do contrato com Joana Martins. A médio do clube verde e branco assinou até 2028.

Aventura de Abderazzak Hamdallah pelo Al Hilal durou 15 minutos mais descontos

Abderazzak Hamdallah fez 15 minutos e descontos pelo Al Hilal. O avançado marroquino foi contratado apenas para o Mundial de Clubes 2025.