A Rainha pouco democrática

- Advertisement -

A Taça de Portugal 2019/20 cumpriu a sua 3ª eliminatória e aguarda agora sorteio para definir os duelos que se seguem. Já com as equipas da Primeira Liga em ação, assistimos a surpresas e ao surgimento dos tão acarinhados “tomba-gigantes”.

À margem dos feitos históricos que clubes de pequena dimensão alcançam, está o outro lado de uma prova gasta, cansada e, no limite, desvirtuada. Falo, claro está, do sistema de “repescagem”. A ideia surge para combater aquilo que, no meu entender, já era um erro desde o início.

De acordo com o regulamento da prova rainha, participam na competição todos os clubes integrantes dos campeonatos nacionais, isto é, Primeira e Segunda Liga e Campeonato de Portugal. Além destes, também os vencedores das Taças Distritais e segundos classificados dos Campeonatos Distritais podem participar, desde que confirmem atempadamente o seu interesse.

Aqui começam as deficiências da prova; se o objetivo é levar a Taça a sítios onde nunca foi e estender a magia e a festa a todo o país, porque não alargar a participação a mais equipas? Desta forma garantir-se-ia um número elevado de participantes desde o início e suficiente para que não fosse necessário proceder a repescagens ou eliminatórias com equipas isentas.

Outra das melhorias residiria na introdução das equipas da Primeira e Segunda Liga desde a primeira eliminatória. À luz do regulamento atual, estes emblemas só entram em competição a partir da terceira eliminatória.

A par do Club Sintra Football, o FC Alverca foi uma das sensações da jornada ao eliminar o detentor do título
Fonte: FC Alverca

Reunindo todos os clubes dos campeonatos profissionais e vencedores das Taças Distritais, o número de participantes rondaria os 128 necessários para que a prova decorresse sem percalços. Com este número assegurado de início seriam necessárias cinco eliminatórias, duas meias-finais e a grande final para encontrar o vencedor; sem repescagens, sem clubes isentos.

Afinal, que mal vinha ao mundo, ao colocar de início FC Porto, SL Benfica ou Sporting CP a defrontar SC São João de Ver, SC Bustelo ou GD Coruchense? Isso sim, seria levar a Taça a todo o lado. Isso seria uma prova disputada em igualdade de circunstâncias. É que entrar a meio da prova e vencê-la com metade dos jogos disputados tem muito que se lhe diga.

Outro dos pormenores ridículos, e que permitem anormalidades na prova, é a repescagem. Os clubes envolvidos em nada são culpados, apenas fazem o que o regulamento permite. Senão, veja-se: na 1ª eliminatória, o CF Canelas 2010 eliminou o Valadares Gaia FC, mas voltaram a encontrar-se na 3ª eliminatória, com nova vitória dos canários. Também na 1ª eliminatória, o AC Marinhense foi eliminado nas grandes penalidades pelo CD Fátima, mas reeditaram o encontro na 3ª eliminatória e desta vez o Atlético levou a melhor. O eliminado virou apurado…

A dúvida que se põe é se a palavra “eliminação” tem outro significado no dicionário da FPF que não seja expulsar ou suprimir… Ainda assim, com todas estas condicionantes, os clubes de menor dimensão não mostram qualquer inibição em eliminar primodivisionários e campeões em título, como se assistiu nesta 3ª eliminatória. É urgente reformular a prova e conferir-lhe a justiça de que precisa. Não tem mal nenhum se não forem os mesmos de sempre a vencer. Só ganha o futebol português.

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por Diogo Teixeira

 

 

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Oskar Pietuszewski em dúvida para o AVS SAD x FC Porto e a razão é insólita

Oskar Pietuszewski vai viajar para a Polónia. Extremo do FC Porto terá exames para terminar o liceu na sua terra natal.

Liga 3: Braga B e Sanjoanense despromovidos ao Campeonato de Portugal

O Braga B juntou-se à Sanjoanense na descida ao Campeonato de Portugal, depois de um empate a zero frente ao Fafe.

Porta fechada para José Mourinho na Premier League: Newcastle United toma decisão

O Newcastle United vai permanecer com Eddie Howe no comando técnico. José Mourinho foi apontado aos magpies.

Exclusivo: Carlos Fernandes é o favorito para render Tiago Zorro no comando do Belenenses

O Belenenses vai ter novo treinador para os últimos dois jogos da Liga 3. Carlos Fernandes deve ser o eleito para render Tiago Zorro no comando dos azuis do Restelo.

PUB

Mais Artigos Populares

Celtic soma quinta vitória consecutiva frente ao Hibernian e coloca pressão sobre o Hearts

O Celtic igualou provisoriamente o Hearts no topo da tabela com 74 pontos, depois de bater o Hibernian por 2-1.

Casa Pia com 5 suspensos e André Geraldes mostra-se furioso: «O que se passou aqui hoje é uma vergonha para o nosso futebol»

O Casa Pia foi derrotado pelo Tondela por uma bola a zero e André Geraldes mostrou-se descontente com a arbitragem da partida.

Vitória FC garante título e subida ao Campeonato de Portugal com José Mourinho nas bancadas

O Vitória FC está de regresso aos campeonatos nacionais. A equipa de Setúbal é campeã da Primeira Divisão Distrital e assegurou o título neste domingo, com José Mourinho nas bancadas.