AD Limianos 4-0 SC Valenciano: A Festa da Taça está de volta!

- Advertisement -

A Taça de Portugal 2018/19 arrancou este sábado em sete campos diferentes e tem a sua continuidade no domingo. Neste primeira eliminatória, a série A reservou um encontro entre dois emblemas que se conhecem perfeitamente. AD Limianos e SC Valenciano enfrentaram-se em Ponte de Lima e reeditaram os duelos da temporada passada, quando ambas disputavam o campeonato distrital.

Apesar das últimas vitórias folgadas da equipa limiana (5-0 e 0-4), a equipa visitante reforçou-se com muita qualidade e este encontro prometia outro desfecho. Face a algumas lesões e ao caráter teoricamente facilitado deste encontro, José Carlos Fernandes apresentou uma equipa com alguns habituais suplentes. Do outro lado, Pedro Lomba, técnico da equipa que disputará o campeonato distrital, alinhou o primeiro onze oficial da temporada.

A bola começou a rolar, mas nunca lhe era dado o melhor destino. Assistiram-se a uns minutos iniciais bastante cinzentos, sem oportunidades, com um ligeiro ascendente dos visitantes. Surpreendentemente, o SC Valenciano aparentava mais clarividência no seu jogo, mas foi a AD Limianos, mais expectante, a criar a primeira oportunidade. À passagem do primeiro quarto de hora, Ricardo deixa a bola passar para Nandinho e o lateral, sem soluções, rematou forte para defesa apertada do guardião contrário. Na recarga, Vítor Sousa tentou abrir o marcador com um remate colocado, mas Croas controlou e agarrou sem dificuldade.

A partir daí, só deu AD Limianos. Foram seis as oportunidades que se seguiram, mas os erros na finalização faziam os adeptos caseiros desesperar. Aos 17 minutos, valeu Brito à equipa de Valença do Minho; o defesa cortou a bola em cima da linha de golo, após trabalho de Chiquinho na direita e remate de Vítor Sousa. No minuto seguinte, Chiquinho apareceu a rematar, mas a bola saiu enrolada com Croas a controlar. Aos 31 minutos, Rui Magalhães recolhe uma bola afastada pela defesa contrária já perto da linha de fundo, fintou dois adversários e serviu Ricardo à entrada da área. O extremo colocou a bola no canto superior direito da Baliza de Croas e deu justiça ao marcador; 1-0.

Quando tudo parecia encaminhado para a equipa que atua no Campeonato de Portugal, Júlio César foi expulso por vermelho direto aos 42 minutos. O uso abusivo dos braços para parar um ataque contrário levou o árbitro a exibir o cartão sem qualquer cerimónia. Ainda que só aos 20 minutos o SC Valenciano tenha rematado à baliza, e muito por cima, antevia-se uma segunda parte de grande dificuldade para os da casa. Ao intervalo, a sensação era de que a expulsão e as oportunidades desperdiçadas custariam caro, já que a atitude dos forasteiros foi sempre muito positiva na procura do golo, privilegiando a troca criteriosa da bola e nunca recorrendo ao “chuto para a frente”.

Chiva, ex-AD Limianos, procura ultrapassar Jójó
Fonte: FPF

A segunda parte arrancou de acordo com o esperado, tendo em conta a superioridade numérica dos visitantes. Nos primeiros minutos, a AD Limianos chegou mesmo a desenhar uma defesa a cinco e revelava muita intranquilidade com a bola nos pés. Com mais bola e à procura de reverter os estragos, o SC Valenciano também não se mostrou capaz de decidir bem nos últimos momentos, não sendo capaz de tirar partido da vantagem numérica. Logo aos 53 minutos a vantagem foi ampliada. Alvinho recuperou a bola depois de um mau passe e entregou na direita em Vítor Sousa. Na procura de um remate, a bola saiu desviada e na direção de Chiquinho que, sem grande oposição, encostou para o golo.

A partir daí e com a mente confortavelmente apoiada numa vantagem de dois golos, a tranquilidade voltou à equipa canarinha e a bola rolava com mais certeza e, mesmo com 10, construíram jogadas cada vez mais perigosas. Do outro lado, a toalha nunca foi deitada ao chão e as substituições fizeram a qualidade de passe da equipa valenciana subir substancialmente, nomeadamente a entrada de Castro. O jovem médio português entrou muito bem no jogo e a sua equipa, a jogar contra o relógio, preparava os assaltos finais à baliza contrária, mas sem sucesso. Na verdade, até foram os da casa a balançar novamente as redes. Primeiro por Iano, na recarga de um livre de Cláudio Borges, e depois por Cláudio Dantas, muito oportuno após um erro posicional de Croas. Os dois atletas entraram no decorrer da segunda parte e deram ao marcador a expressividade que merecia já na primeira parte.

A boa réplica da equipa valenciana, a realizar o primeiro encontro oficial da época, justificava uma menor diferença no marcador, mas a AD Limianos, superior em quase todos os aspectos da partida, foi mais eficaz e um justo vencedor. Assim, a equipa da vila mais antiga de Portugal avança na prova rainha, enquanto que o SC Valenciano fica pelo caminho. No entanto, prevê-se uma excelente época para a equipa que milita na Primeira Divisão Distrital de Viana do Castelo.

Onzes iniciais:

AD Limianos: Bean; Jójó, Tiago Letras, Cláudio Borges e Nandinho; Júlio César, Rui Magalhães e Vítor Sousa (Micka, 57’); Chiquinho (Iano, 76’), Ricardo Silva (Cláudio Dantas, 69’)e Alvinho.

SC Valenciano: Croas; João Pedro (França, 45’), Hélder Oliveira, Diogo Brito e Costa; Ricardinho (Castro, 60’), Luís Goios e Salé; Chiva, Joel e Moreira (Ricardo Paulo, 65’).

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim considerado um erro por vários nomes da hierarquia do Manchester United

Ruben Amorim foi despedido do Manchester United já em 2026. Hierarquia do clube considera a contratação do técnico um erro.

Tiago Tomás em lágrimas dedica golo ao pai: «Tem sido o pior momento para da minha vida, mas sei que ele está orgulhoso de...

Tiago Tomás marcou um dos golos da goleada do Estugarda frente ao Celtic. Avançado confessou momento difícil devido à morte do pai.

Liam Rosenior defende Vinícius Júnior e apela: «Se algum treinador, jogador ou dirigente for considerado culpado de racismo, não deveria estar no futebol»

Liam Rosenior reagiu ao alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni na direção de Vinícius Júnior. Técnico do Chelsea manifestou-se.

Nuno Espírito Santo reage ao episódio entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni: «Não há espaço para o racismo no futebol nem na sociedade»

Nuno Espírito Santo foi questionado sobre o alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni. Técnico deixou mensagem contra o racismo.

PUB

Mais Artigos Populares

Lanús vence Flamengo e ganha vantagem na final da Supertaça Sul-Americana

O Lanús está em vantagem na Supertaça Sul-Americana. Na primeira mão da final, vitória dos argentinos sobre o Flamengo por 1-0.

Orkun Kokçu ainda nem é jogador do Besiktas em definitivo e já recebe propostas de transferência de 30 milhões de euros

Orkun Kokçu é alvo do Zenit, mas o Besiktas mete entraves à saída. Clube turco já recusou proposta de 30 milhões de euros dos russos.

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.