#7AnosBnR – Os 7 momentos marcantes desde a fundação do BnR

4. 

Fonte: Comité Olímpico Portugal
Fonte: Comité Olímpico Portugal

João Sousa é o primeiro tenista português a conquistar uma prova ATP – Vinte e nove (29) de setembro de 2013. Nenhum português que se interesse por desporto e, em particular, por ténis, poderá esquecer esta data! Numa modalidade até então com pouca história em Portugal, João Sousa mostrou ao mundo que é possível ser português e, ainda assim, vencer um torneio ATP 250. Foi em Kuala Lumpur (Malásia), frente a Julien Benneteau (à data número 33 do ranking mundial), e nem se pode dizer que tenham sido favas contadas. O francês venceu com relativa facilidade o primeiro set, por 6-2, mas…o melhor João Sousa estava prestes a entrar no court. Salvou um match point no segundo set, que acabaria por vencer por 7-5 e, no terceiro e decisivo set, o “Conquistador” acabaria por vencer por 6-4 (mas não sem antes salvar três pontos de break para impedir que Benneteau fizesse o 4-4). Em Kuala Lumpur João Sousa venceu, e venceu porque foi igual a si mesmo: trabalhador, aguerrido e, acima de tudo, resiliente. Ainda que não seja um tenista consensual entre os amantes da modalidade (sobretudo, e curiosamente, entre os portugueses), muito devido ao facto de ser muito mais coração do que razão e capacidade técnica, Kuala Lumpur foi apenas o ponto de partida para a conquista do mundo do ténis (à escala dos torneios ATP 250). Daí em diante, João Sousa voltaria a vencer em Valência (2015) e acabaria por atingir mais sete finais nas quais, contudo, viria a sair derrotado: Bastad e Metz (2014), Umag, Geneva e São Petersburgo (2015), Auckland e Kitzbuhel (2017). João Sousa é, atualmente, número 60 do ranking ATP, bem longe da 28ª posição atingida em maio de 2016. Porém, uma realidade é irrefutável: nunca no ténis português, no que aos resultados diz respeito (número de finais e conquistas de torneios ATP, e classificação no ranking mundial), houve um tenista que tenha elevado tanto o seu nível quanto o “Conquistador”. (Francisco Sampaio, redator de Ténis)

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting já acertou renovação de Pedro Gonçalves: Eis os detalhes

Pedro Gonçalves vai mesmo renovar contrato com o Sporting. Vínculo passa de 2027 para 2030, com a mesma cláusula de rescisão.

O pior do Sporting, o melhor do Braga

Não houve pior Sporting na temporada, não houve muitas versões melhores que o Braga nesta época. Por esta razão, a vitória, por mais tangencial que fosse, dos leões aos 90+4 parecia não condizer com o rumo que os 90 minutos quiseram dar ao jogo.

Ex-AC Milan: «Rafael Leão ainda não percebeu o quão bom é»

Alessandro Florenzi deu a sua opinião sobre Rafael Leão. Ex-futebolista partilhou o balneário com o avançado português.

Nuno Borges faz história pessoal e está nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai

Nuno Borges qualificou-se para os oitavos de final do Masters 1000 de Xangai. É a primeira vez do tenista português nesta fase.

PUB

Mais Artigos Populares

Força da Tática | FC Porto x Benfica

O FC Porto e Benfica, tal como todos os jogos deste calibre, apresentou-se como um dos momentos mais aguardados da temporada

Cruzeiro de Leonardo Jardim empata e afasta-se da liderança do Brasileirão

O Cruzeiro empatou 1-1 com o Sport Recife na jornada 27 do Brasileirão. Turma de Leonardo Jardim afasta-se da liderança.

FC Porto x Benfica teve 2 internacionais portugueses a assistir no Dragão

Rúben Neves e Diogo Dalot assistiram ao FC Porto x Benfica no Estádio do Dragão. Jogo terminou empate sem golos.