Carta aberta a Nuno Capucho

- Advertisement -

Mas sabe o que acho Nuno? Mesmo lá fora, o Nuno irá sentir o mesmo. Também o futebol Mundial está ‘contaminado’. Basta ver as decisões da FIFA e da UEFA. Basta ver quem organiza Mundiais, quem ganha Bolas de Ouro, quem vence ou vai mais longe na Champions, ou a forma como a UEFA torna os ricos mais ricos e os pobres mais pobres. O futebol, de uma forma geral, está contaminado (ou será combinado?). E nem sequer vale a pena ir na direcção das constantes notícias sobre resultados combinados. Actualmente, para vencer, vale (quase) tudo. Esse é um mal generalizado, e Portugal não gosta de ficar atrás em nada.

Pois bem Nuno: parece-me que a única hipótese será mesmo deixar este mundo do futebol. Este mundo vergonhoso.

Parece que o destino de Capucho estará envolto num grande nevoeiro
Fonte: Varzim SC

Não sou ninguém para dar lhe dar conselhos, mas há algo que o Nuno se esqueceu: mesmo que o futebol seja nos dias que correm um negócio onde há corrupção, lavagem de dinheiro, contratos por portas travessas, pagamentos de favores e tudo o resto, há algo que é superior a essa mesma vergonha: os adeptos. E ninguém se deve esquecer deles. Daqueles que correm quilómetros por entre sol e chuva, deixando para trás dias com a família ou somente dias de conforto e de tranquilidade nos seus lares.

O Nuno esqueceu-se que há milhares de adeptos em cada recanto de Portugal que enchem estádios das distritais. Que há pessoas que fazem esforços monetários para acompanhar as ‘suas’ equipas que sentem como suas representantes. Claro que estas pessoas sofrem eventualmente de clubite. Claro que às vezes se tornam ‘cegas’ quando os seus clubes não ganham. Mas isso faz parte da génese humana. Faz parte de quem muito ama.

Essas pessoas encontram nos seus clubes e nas suas eventuais vitórias uma forma de serem mais felizes. O futebol, por muito vergonhoso que seja, une casas, famílias, aldeias, regiões e nações. Poucas coisas neste mundo são mais sinceras que o amor à camisola sentindo pelos adeptos, e esse amor também faz parte do nosso futebol. Pergunte aos portugueses que trabalham em França qual foi o dia mais feliz das suas vidas de emigrantes.

O futebol pode ser uma vergonha. Uma das maiores vergonhas do mundo. Porque esta também é uma das maiores paixões do mundo. E essa paixão continuará reflectida nos milhões de pessoas que todas as semanas amam este nosso futebol, mesmo que lá no fundo saibamos que o futebol está envolto, de facto, em vergonhosas acções.

 

Foto de Capa: Varzim SC

Tiago Ferreira
Tiago Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um apaixonado pela vida, pelas pessoas e também por tudo o que rodeia o desporto em geral e o futebol em particular. Assim, tenta expressar as suas emoções e vivências da melhor forma que julga conseguir fazê-lo: por palavras escritas.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.