Força da Tática: A idade de quem não sabe quantos anos tem

- Advertisement -

Na tarde deste domingo, para a 22ª jornada da Bundesliga, o Borussia Vfl Mönchengladbach foi à Commerzbank-Arena empatar com o Eintracht Frankfurt e.V.

A expectativa para este jogo era enorme. Mesmo com Jovic e Pléa no banco dos suplentes, Adolf Hutter e Dieter Hecking proporcionaram-nos uma batalha bastante interessante. Do lado visitante, a mobilidade de Stindl causou muito desconforto e a qualidade de Elvedi e Ginter com bola permitiram à equipa romper a pressão adversária com qualidade e segurança.

Já no lado das Die Adler, voltou a emergir Makoto Hasebe. O nipónico, depois do jogo dominador frente ao RasenBallsport Leipzig, na última jornada, continua a afirmar-se como uma das grandes bases deste interessante projeto. Longe dos holofotes e das capas de jornais, em detrimento de nomes como Jovic e Rebic, o internacional japonês tem tido uma relevância inegável nas últimas duas épocas, e permite ao Eintracht Frankfurt continuar a crescer de forma continua e sustentável.

Importância Tática

  • A perceção é a realidade

Com Adolf Hütter ao leme, a equipa encontrou no 3-4-1-2 o seu sistema preferencial, apesar de ter iniciado a temporada numa formação mais próxima do 3-5-2. Assim, é no centro da linha defensiva que aparece Hasebe.

A decisão de converter o ex-médio defensivo a “central do meio”, foi introduzida por Niko Kovac na última época. Num sistema de três defesas centrais, ladeado por Ndicka e Abraham, Hasebe vê o jogo constantemente de frente, e isso é fundamental.

No Futebol, um dos aspetos mais subestimados, mas dos mais importantes, é a perceção e como ela afeta a tomada de decisões e a execução de ações em todas as fases do jogo. Todas as ações que o jogador realiza em campo são influenciadas por aquilo que os jogadores percebem, sendo a sua dimensão mais importante a visão. Enquanto jogadores, a capacidade de ver as coisas como a bola, os companheiros, os adversários e as suas posições em campo é vital.

E como central do meio, Hasebe vê tudo.

  • Superar linhas.

Hoje, onde joga, vê tudo, mas durante a sua formação e toda a carreira não tinha esse “privilégio”. Jogar na ala, por exemplo, têm as suas dificuldades, mas é no corredor central que o oxigénio começa a faltar. No centro, é necessário ter qualidade técnica para conseguir jogar sob pressão, decidir para onde olho e para onde não olho (gerir lado cego), ser inteligente, usar o corpo … enfim, a lista continua.

Apesar de agora jogar a central, Hasebe traz consigo todas essas características. Assim, a equipa têm no japonês um jogador capaz de superar linhas através do passe, com a intensidade e a precisão adequadas, e da condução, sem medo de assumir o risco em conduzir curto e invadir o espaço.

Este recurso, superar linhas através do passe ou da condução, permite aos alas laterais assumirem posicionamentos agressivos em largura e profundidade e evita que os médios baixem demasiado, abandonando os espaços entre linhas do adversário.

  • “Tranquilos, a bola está com o Hasebe”

Adicionalmente, e talvez o mais importante de tudo: a equipa sente-se confortável e segura quando a bola está nas botas de Hasebe.

Joga sob pressão, sendo capaz de fazer uma gestão eficaz dos tempos e dos espaços, oferecendo-se aos colegas como o primeiro apoio atrás. Não tira a bola, tenta sempre colocar a bola a jogar.

Finalmente, faz os colegas melhores. A experiência dos seus 35 anos e a segurança que transmite permitem aos restantes dois centrais adotarem uma posição aberta na fase inicial de construção, sem medo e com personalidade.

Assumir o risco na condução curta para superar linhas de pressão e calma sob pressão.

 

Foto de capa: Eintracht Frankfurt

 

 

João Mateus
João Mateushttp://www.bolanarede.pt
A probabilidade de o Robben cortar sempre para a esquerda quando vinha para dentro é a mesma de ele estar sempre a pensar em Futebol. Com grandes sonhos na bagagem, está a concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Uni-Nova e procura partilhar a forma como vê o jogo com todos os que partilham a sua paixão.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.