Força da Tática: O sacrifício do talento

- Advertisement -

Três noites depois do confronto para a Taça do Rey, o Santiago Bernabéu voltou a receber o FC Barcelona para novo El Clássico. A competição era outra, mas o resultado final foi o mesmo.

Apesar do 0-3 da última quarta-feira, Ernesto Valverde sabia que tinha de mudar algo na sua equipa, tendo em consideração a fraca exibição e a quantidade de erros que acumulou. Assim, Arthur entrou para o lugar de Sergi Roberto, no lado esquerdo do meio capo, com este último a substituir Semedo na lateral direita.

A entrada de Arthur é verdadeiramente importante do ponto de vista coletivo. Com o brasileiro em campo, o Barcelona consegue circular muito melhor, com mais autoridade, e reagir com mais qualidade à perda. A sua resistência à pressão, que permitem-lhe jogar entre as linhas adversárias, e saída de pressão, como conduz curto e como gira sobre pressão, são muito importantes para a equipa na primeira fase de construção e não obrigam Messi a baixar linhas em excesso. Assim, Messi pode andar (literalmente) pelas costas de Casemiro e não pela sua frente, o que faz uma diferença brutal.

Este é um privilégio, que Solari não tem. A primeira fase de construção do Real Madrid é uma confusão tremenda, onde a aleatoriedade é uma presença constante. E já diz o ditado “o que o que nasce torto tarde ou nunca se endireita “.

Fonte: FC Barcelona

Assim, neste contexto, é muito difícil a Kroos impactar a fase ofensiva da equipa como fez nos últimos anos. Hoje é muito difícil para Kroos ver o jogo de frente, o mesmo é dizer que é muito difícil para ele usar a sua grande arma: o passe. Particularmente porque os destinatários dos seus passes pisam zonas e têm funções, que não dão ao alemão o tempo e o espaço que ele precisa para impactar.

Portanto, não ia ser a entrada de Bale que ia tornar a equipa mais competente com bola. A noite de ontem confirmou, mais uma vez, que o Real Madrid não é capaz de realizar uma fase de construção que traga a estabilidade necessária, para posteriormente agredir o adversário. Não existem rotinas e padrões para realizar a saída de bola.

Ontem, o foco estava em fazer a bola chegar aos pés de Vinícius o mais rapidamente possível. A forma como a bola lá chegava pouco ou nada importava. Velocidade em detrimento da qualidade, o que é uma fórmula perfeita para criar desconfiança.

Um Real Madrid que correu como nunca. Uma equipa que privilegia o esforço físico em detrimento do talento individual, que têm jogadores incríveis, mas que é incapaz de criar um contexto favorável para que eles coloquem em campo as suas qualidades.

Solari continua a sacrificar o talento na buscar por em sentido coletivo, vamos ver onde isso o leva.

Foto de Capa: FC Barcelona

Artigo revisto por: Jorge Neves 

João Mateus
João Mateushttp://www.bolanarede.pt
A probabilidade de o Robben cortar sempre para a esquerda quando vinha para dentro é a mesma de ele estar sempre a pensar em Futebol. Com grandes sonhos na bagagem, está a concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Uni-Nova e procura partilhar a forma como vê o jogo com todos os que partilham a sua paixão.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo treinador de Tottenham e Chelsea critica caso do Manchester City: «Vivemos um período em que a justiça desportiva não existia»

Mauricio Pochettino deixou duras críticas ao caso financeiro do Manchester City, que foi acusado de 114 violações de regras da Premier League.

Alarme em Barcelona? Raphinha sai lesionado no triunfo do Brasil diante da Austrália

Raphinha foi substituído ao intervalo do Austrália x Brasil devido a um problema sentido na coxa direita durante a primeira parte.

Seleção de Portugal: Já é conhecida a lesão de Francisco Conceição

Francisco Conceição está a contas com uma contusão na coxa esquerda. Situação não preocupa, de momento, a Juventus.

Dinamarca com nova baixa para o jogo com Portugal

A Dinamarca não vai poder contar com Viktor Bak para o jogo diante de Portugal. O defesa foi dispensado do estágio devido a doença.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal cai diante da Suíça e soma segunda derrota na Liga de Elite sub-20

Portugal perdeu diante da Suíça, por 2-1, na Liga de Elite Sub-20. O único golo da Seleção das Quinas foi apontado por Gabriel Silva.

Alessandro Circati brilha mas Brasil completa reviravolta frente à Austrália

O Brasil venceu o segundo duelo da semana frente à Austrália por 4-2. Alessandro Circati destacou-se com um golo e uma assistência.

FC Porto volta a treinar em conjunto com a equipa B: Jogador regressou lesionado da seleção

Esta terça-feira, o defesa-central do FC Porto B, Martim Chelmik, regressou da seleção sub-19 com uma lesão.