Força da Tática: O sacrifício do talento

- Advertisement -

Três noites depois do confronto para a Taça do Rey, o Santiago Bernabéu voltou a receber o FC Barcelona para novo El Clássico. A competição era outra, mas o resultado final foi o mesmo.

Apesar do 0-3 da última quarta-feira, Ernesto Valverde sabia que tinha de mudar algo na sua equipa, tendo em consideração a fraca exibição e a quantidade de erros que acumulou. Assim, Arthur entrou para o lugar de Sergi Roberto, no lado esquerdo do meio capo, com este último a substituir Semedo na lateral direita.

A entrada de Arthur é verdadeiramente importante do ponto de vista coletivo. Com o brasileiro em campo, o Barcelona consegue circular muito melhor, com mais autoridade, e reagir com mais qualidade à perda. A sua resistência à pressão, que permitem-lhe jogar entre as linhas adversárias, e saída de pressão, como conduz curto e como gira sobre pressão, são muito importantes para a equipa na primeira fase de construção e não obrigam Messi a baixar linhas em excesso. Assim, Messi pode andar (literalmente) pelas costas de Casemiro e não pela sua frente, o que faz uma diferença brutal.

Este é um privilégio, que Solari não tem. A primeira fase de construção do Real Madrid é uma confusão tremenda, onde a aleatoriedade é uma presença constante. E já diz o ditado “o que o que nasce torto tarde ou nunca se endireita “.

Fonte: FC Barcelona

Assim, neste contexto, é muito difícil a Kroos impactar a fase ofensiva da equipa como fez nos últimos anos. Hoje é muito difícil para Kroos ver o jogo de frente, o mesmo é dizer que é muito difícil para ele usar a sua grande arma: o passe. Particularmente porque os destinatários dos seus passes pisam zonas e têm funções, que não dão ao alemão o tempo e o espaço que ele precisa para impactar.

Portanto, não ia ser a entrada de Bale que ia tornar a equipa mais competente com bola. A noite de ontem confirmou, mais uma vez, que o Real Madrid não é capaz de realizar uma fase de construção que traga a estabilidade necessária, para posteriormente agredir o adversário. Não existem rotinas e padrões para realizar a saída de bola.

Ontem, o foco estava em fazer a bola chegar aos pés de Vinícius o mais rapidamente possível. A forma como a bola lá chegava pouco ou nada importava. Velocidade em detrimento da qualidade, o que é uma fórmula perfeita para criar desconfiança.

Um Real Madrid que correu como nunca. Uma equipa que privilegia o esforço físico em detrimento do talento individual, que têm jogadores incríveis, mas que é incapaz de criar um contexto favorável para que eles coloquem em campo as suas qualidades.

Solari continua a sacrificar o talento na buscar por em sentido coletivo, vamos ver onde isso o leva.

Foto de Capa: FC Barcelona

Artigo revisto por: Jorge Neves 

João Mateus
João Mateushttp://www.bolanarede.pt
A probabilidade de o Robben cortar sempre para a esquerda quando vinha para dentro é a mesma de ele estar sempre a pensar em Futebol. Com grandes sonhos na bagagem, está a concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Uni-Nova e procura partilhar a forma como vê o jogo com todos os que partilham a sua paixão.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Edinho defende Cristiano Ronaldo e critica contestação após empate de Portugal: «Aos 41 anos, estamos à espera que seja o Cristiano a desequilibrar?»

Edinho também saiu em defesa de Cristiano Ronaldo na sequência das críticas recebidas após a jornada inaugural do Mundial 2026.

Como 1907 fecha contratação de Kaiki ao Cruzeiro de Artur Jorge

O Como 1907 fechou a contratação de Kaiki para a próxima temporada. O defesa esquerdo vai deixar o Cruzeiro de Artur Jorge.

José Boto critica Carlo Ancelotti e tudo está relacionado com Neymar Júnior: «Não entendo como é que um jogador que tem dois jogos nos...

José Boto deixou algumas críticas a Carlo Ancelotti, assumindo que não entende por que Pedro ficou fora do Mundial 2026.

Renan Ribeiro recusa proposta de renovação e está de saída do Estrela da Amadora

Renan Ribeiro recusou a proposta de renovação apresentada pelo Estrela da Amadora e está de saída do clube da Reboleira.

PUB

Mais Artigos Populares

Henrique Tavares assina contrato profissional com o Sporting

O Sporting assinou contrato profissional com Henrique Tavares. O ala esquerdo de 17 anos representou a equipa de sub-17 na última temporada.

Ruben Amorim já trabalha pelo AC Milan: português cumpriu a sua primeira missão nos italianos

Ruben Amorim já entrou em contacto com todos os jogadores do AC Milan, de maneira a apresentar-se ao plantel dos italianos.

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao Alemanha x Costa do Marfim do Mundial 2026

Alemanha e Costa do Marfim têm encontro marcado na fase de grupos do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.