Força da Tática | Real de Champions. Eles vêm aí!!!!!

- Advertisement -

O Real Madrid CF continua invicto no arranque da liga espanhola!

No sistema de jogo GR+4+4+2 losango, com Rodrygo e Joselu preocupados com os centrais adversários e Valverde e Kross a saírem na pressão aos laterais. Méndez e Merino, os interiores da Real Sociedad de Fútbol, mantiveram-se no corredor central entre a linha média e a última linha defensiva do Real Madrid.

Por vezes era Alaba e Rüdiger que marcavam estes médios, mas os movimentos de apoio dos mesmos acabaram por causar indefinição ao setor médio defensivo dos merengues, já que Tchouaméni encontrava-se em desvantagem numérica. Incapaz de estar a marcar em dois lados, a bola entrava de um corredor para o outro facilmente.

O Real Madrid acaba por ajustar o seu bloco alto. Alaba e Rüdiger mais atentos às desmarcações de apoio e a perseguir as suas marcações.

Em bloco baixo não houve alterações após o golo sofrido! As distâncias intersectoriais podiam ser mais próximas, Tchouaméni continuou a sentir alguma dúvida no espaço defensivo a ocupar, embora Kross e Valverde estarem mais próximos neste momento.

Mesmo com estas dificuldades a equipa da casa acabou por levar a melhor! Foi no ataque ao bloco baixo que a Real Sociedad mostrou dependência no rendimento de Kubo. Rendimento esse que na segunda parte foi praticamente anulado após o 2-1 e após a entrada de Nacho para o corredor esquerdo.

Real Madrid Real Sociedad

Ainda na primeira parte, conseguimos observar um conjunto de ataques merengues com a defesa desorganizada por parte da Real Sociedad.

Real Madrid Real Sociedad

Um dos fortes da última época do Real Madrid foram as transições ofensivas que, mesmo sem Vinícius, mostrou-se capaz de aproveitar estes momentos. No entanto, sem qualquer conversão em golo.

Foi sim em ataque organizado, após quebrar o bloco defensivo adversário, que o Real Madrid chega à vantagem no marcador.

Real Madrid Real Sociedad

Relativamente à organização defensiva da Real Sociedad existem várias questões sobre a estratégia adotada por Imanol Alguacil.

Primeiro é preciso salientar que em nenhum momento do jogo os recursos defensivos de qualquer jogador da Real Sociedad se sobrepunha às qualidades individuais ofensivas dos seus marcadores diretos. Para este tipo de situações é necessário a equipa em questão criar condições para outro tipo de vantagens, tais como a vantagem numérica ou espacial.

A incorporação de Zubimendi na última linha defensiva e consequente mudança de sistema (GR+5+3+2) foi uma forma de adquirir essas vantagem. Carvajal e Garcia tinham a oposição sempre de um central e de um lateral no corredor. Rodrygo e Joselu enfrentavam agora três centrais.

Aliás, para além da equipa da Real Sociedad mostrar-se competente em bloco baixo na primeira parte, foi mais fácil para Zubimendi coordenar a marcação a Bellingham. Os seus colegas estavam mais próximos, os espaços eram mais curtos e mais difíceis de serem explorados. Ou seja, em bloco baixo, foram criadas condições para impedir o ataque merengue!

Posto isto, faz sentido a Real Sociedad optar por um bloco alto com uma última linha defensiva composta por cinco jogadores e em vantagem no marcador?

Quanto tempo Imanol Alguacil utilizou para recriar este tipo de situações em treino?

Quais foram os indicadores de pressão e quem coordena a última linha defensiva?

Artigo de opinião de João Eira e Paulo Robles

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulinho rendido a médio da Seleção Nacional: «É daqueles jogadores diferentes. A bola voa de forma diferente»

Paulinho analisou o encontro com carácter particular entre Portugal e o México. Avançado deixou elogios a Bruno Fernandes.

GP do Japão: Kimi Antonelli vence e torna-se o mais jovem líder do campeonato

O Grande Prémio do Japão ficou marcado pela vitória de Kimi Antonelli, que converteu a segunda pole position da carreira no triunfo.

Paulinho comenta empate no México x Portugal: «Não houve golos, mas foi bom um bom jogo em que deu para aprender muitas coisas»

Paulinho analisou o encontro com carácter particular entre Portugal e o México, que se realizou durante esta madrugada.

FPF lamenta morte de adepto antes do México x Portugal

A Federação Portuguesa de Futebol emitiu nota de pesar pela morte de um adepto. Incidente aconteceu cerca de duas horas antes do México x Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Selecionador do México comenta empate com Portugal: «É um resultado justo»

Javier Aguirre analisou o encontro com carácter particular entre Portugal e o México, que se realizou durante esta madrugada.

Roberto Martínez com vários elogios: «É um jogador de nível excelente, que sabe defender, executar e levar o jogo para onde precisamos»

Roberto Martínez analisou o encontro com carácter particular entre Portugal e o México. Selecionador Nacional deixou elogios a Vitinha.

Roberto Martínez comenta regresso de Paulinho: «Não me surpreendeu em relação ao que aporta à Seleção. O que me surpreendeu foi…»

Roberto Martínez analisou o encontro com carácter particular entre Portugal e o México. Selecionador Nacional abordou regresso de Paulinho.