Força da Tática: Uma Pipita, era só o que faltava a este Milan

2.ª Parte

Olá AS Roma, prazer em ver-te.

A AS Roma colocou El Shaarawy em campo e voltou ao seu 4-3-3 e fez, desde logo, mais em 3 minutos que nos 45 anteriores. Pressionou finalmente o início de construção do AC Milan de forma eficaz, e os rossoneri começaram a perder algumas bolas e a ter mais dificuldade em sair da forma que tinham feito no primeiro tempo. Principalmente porque a AS Roma, já conseguia colocar os seus dois pilares (Nzonzi e Rossi) nas imediações da grande área do AC Milan o que dava aos romanos a capacidade de ganhar segundas bolas e se manter no ataque.

Esta pressão romana, assustou o AC Milan (não tivessem eles desperdiçado uma vantagem de dois golos na última jornada em Nápoles) que foi recuando e tornando a sua equipa mais estreita o que deu mais liberdade aos laterais romanos para finalmente conseguirem cruzar bolas para a grande área.

Cruzamentos AS Roma na 1ª Parte: 5

Cruzamentos AS Roma desde o início da segunda até aos 60 minutos (golo da Roma): 5

O Golo de Fazio, pontapé de canto, surge com alguma naturalidade em razão da entrada da AS Roma no segundo tempo.

30 minutos finais:

AS Roma e os hábitos do 4-3-3 e o contraste com os do 3-4-3.

No início do artigo mostro um gif onde podemos ver a indecisão dos jogadores da AS Roma em virtude da ausência de rotinas e dinâmicas dentro do esquema 3-4-3. Esta nova imagem, serve para mostrar o contraste que existe em comparação com o 4-3-3.

Se observarem a bola ainda não chegou a Kolarov e ele está a olhar para o corredor central, porque sabe que é lá que esta bola tem de entrar, em Dzeko para este jogar de frente em Pastore e deixar o argentino na posição perfeita para a equipa: de frente para o jogo, mas o bósnio opta por ser ele a fazer o passe para a ala.

Jogada termina com um mau cruzamento de Karsdorp que não está tão habituado as estas rotinas como Florenzi, talvez por isso a bola e por ter sido Dzeko a abrir no corredor (tirou-o das zonas de finalização) não deu golo.

via GIPHY

O jovem que ainda só sabe finalizar e marcar golos

Primeiro que nada, Gonzalo Higuaín é um monstro! Tenho só de dizer isto. A forma como se adaptou ao jogo, dando à sua equipa o que ela precisava é notável.

Na primeira parte, com os apoios curtos, descia para criar superioridade no meio campo, fixava os centrais servindo de parede para tabelar com os médios, coloca-se nas costas dos adversários obrigando-os sempre a dividir a atenção entre ele e a bola.

Na segunda parte, o jogo mudou e ele adaptou-se. A dividir o espaço entre os centrais, esticava na frente (veja-se o golo anulado) e procurava a profundidade ou funcionava como um boiá para permitir á equipa sair da pressão romana.

Só faltou fazer de Suso e dar uma assistência para qualquer colega, que quisesse fazer os movimentos nas costas que ele próprio faz … será que faltou?

via GIPHY

Golo de Cutrone! O tal jovem que apenas sabe finalizar.

Fica para uma próxima oportunidade falar deste jovem, mas deixo-vos uma questão:

Se o Milan pudesse escolher alguém, qualquer pessoa, para servir de “tutor” deste jovem, que ainda só sabe fazer golos, quem seria?

Muito curioso para ver como evolui este AC Milan e a resposta da AS Roma a um começo de campeonato cinzento.

Foto de Capa: AC Milan

Artigo revisto por: Jorge Neves

 

 

 

João Mateus
João Mateushttp://www.bolanarede.pt
A probabilidade de o Robben cortar sempre para a esquerda quando vinha para dentro é a mesma de ele estar sempre a pensar em Futebol. Com grandes sonhos na bagagem, está a concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Uni-Nova e procura partilhar a forma como vê o jogo com todos os que partilham a sua paixão.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alejandro Garnacho confessa ser adepto do Chelsea e admite: «Nunca fico nervoso quando estou em campo»

Alejandro Garnacho já viveu os primeiros dias no Chelsea. Avançado argentino conversou com Enzo Fernández e admitiu torcer pelos blues.

Andreas Schjelderup conquista penálti e é destaque na vitória da Noruega diante da Finlândia

A Noruega venceu a Finlândia por 1-0 num encontro de cariz particular. Andreas Schjelderup foi titular e conquistou o penálti norueguês marcado por Erling Haaland.

Fernando Pimenta e José Ramalho vencem ouro e bronze em K1 distância curta nos Mundiais de Maratona de Canoagem

Fernando Pimenta e José Ramalho levaram Portugal ao pódio de K1 distância curta nos Mundiais de Maratona de Canoagem. Ouro e bronze para os canoístas.

Destaque do Barcelona rejeita mudança para a Arábia Saudita e salário de 100 milhões de euros

Robert Lewandowski voltou a recusar o dinheiro saudita. Avançado pretende continuar no Barcelona em 2025/26 e depois avaliar o futuro quando esse percurso terminar.

PUB

Mais Artigos Populares

Surpresa: Daniel Levy demite-se da presidência do Tottenham

O Tottenham comunicou durante esta quinta-feira a demissão de Daniel Levy da presidência do clube, após 25 anos no cargo.

Luís Freire aborda estreia por Portugal Sub-21: «Vamos ver um Portugal com identidade e a crescer ao longo dos tempos»

Luís Freire realizou esta quinta-feira a antevisão da partida entre Portugal e Azerbaijão em Sub-21, para a qualificação para o Euro Sub-21.

João Diogo Manteigas destaca associativismo no Benfica: «O Benfica tem essa obrigação, mas se nós formos e apresentarmo-nos, dizer que estamos lá por vocês,...

João Diogo Manteigas assumiu que o associativismo é um dos pilares da história do Benfica, assumindo que os sócios são fundamentais.