Força da Tática: Uma Pipita, era só o que faltava a este Milan

2.ª Parte

Olá AS Roma, prazer em ver-te.

A AS Roma colocou El Shaarawy em campo e voltou ao seu 4-3-3 e fez, desde logo, mais em 3 minutos que nos 45 anteriores. Pressionou finalmente o início de construção do AC Milan de forma eficaz, e os rossoneri começaram a perder algumas bolas e a ter mais dificuldade em sair da forma que tinham feito no primeiro tempo. Principalmente porque a AS Roma, já conseguia colocar os seus dois pilares (Nzonzi e Rossi) nas imediações da grande área do AC Milan o que dava aos romanos a capacidade de ganhar segundas bolas e se manter no ataque.

Esta pressão romana, assustou o AC Milan (não tivessem eles desperdiçado uma vantagem de dois golos na última jornada em Nápoles) que foi recuando e tornando a sua equipa mais estreita o que deu mais liberdade aos laterais romanos para finalmente conseguirem cruzar bolas para a grande área.

Cruzamentos AS Roma na 1ª Parte: 5

Cruzamentos AS Roma desde o início da segunda até aos 60 minutos (golo da Roma): 5

O Golo de Fazio, pontapé de canto, surge com alguma naturalidade em razão da entrada da AS Roma no segundo tempo.

30 minutos finais:

AS Roma e os hábitos do 4-3-3 e o contraste com os do 3-4-3.

No início do artigo mostro um gif onde podemos ver a indecisão dos jogadores da AS Roma em virtude da ausência de rotinas e dinâmicas dentro do esquema 3-4-3. Esta nova imagem, serve para mostrar o contraste que existe em comparação com o 4-3-3.

Se observarem a bola ainda não chegou a Kolarov e ele está a olhar para o corredor central, porque sabe que é lá que esta bola tem de entrar, em Dzeko para este jogar de frente em Pastore e deixar o argentino na posição perfeita para a equipa: de frente para o jogo, mas o bósnio opta por ser ele a fazer o passe para a ala.

Jogada termina com um mau cruzamento de Karsdorp que não está tão habituado as estas rotinas como Florenzi, talvez por isso a bola e por ter sido Dzeko a abrir no corredor (tirou-o das zonas de finalização) não deu golo.

via GIPHY

O jovem que ainda só sabe finalizar e marcar golos

Primeiro que nada, Gonzalo Higuaín é um monstro! Tenho só de dizer isto. A forma como se adaptou ao jogo, dando à sua equipa o que ela precisava é notável.

Na primeira parte, com os apoios curtos, descia para criar superioridade no meio campo, fixava os centrais servindo de parede para tabelar com os médios, coloca-se nas costas dos adversários obrigando-os sempre a dividir a atenção entre ele e a bola.

Na segunda parte, o jogo mudou e ele adaptou-se. A dividir o espaço entre os centrais, esticava na frente (veja-se o golo anulado) e procurava a profundidade ou funcionava como um boiá para permitir á equipa sair da pressão romana.

Só faltou fazer de Suso e dar uma assistência para qualquer colega, que quisesse fazer os movimentos nas costas que ele próprio faz … será que faltou?

via GIPHY

Golo de Cutrone! O tal jovem que apenas sabe finalizar.

Fica para uma próxima oportunidade falar deste jovem, mas deixo-vos uma questão:

Se o Milan pudesse escolher alguém, qualquer pessoa, para servir de “tutor” deste jovem, que ainda só sabe fazer golos, quem seria?

Muito curioso para ver como evolui este AC Milan e a resposta da AS Roma a um começo de campeonato cinzento.

Foto de Capa: AC Milan

Artigo revisto por: Jorge Neves

 

 

 

João Mateus
João Mateushttp://www.bolanarede.pt
A probabilidade de o Robben cortar sempre para a esquerda quando vinha para dentro é a mesma de ele estar sempre a pensar em Futebol. Com grandes sonhos na bagagem, está a concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Uni-Nova e procura partilhar a forma como vê o jogo com todos os que partilham a sua paixão.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Dia de festa e de voltar ao trabalho: Sporting arranca pré-epoca em Alcochete

O Sporting está de regresso ao trabalho. Leões apresentam-se esta terça-feira na Academia para arrancar a pré-época.

Francesco Farioli a caminho do FC Porto: «Espero permanecer aberto e curioso»

Francesco Farioli vai ser o novo treinador do FC Porto. Técnico italiano falou pela primeira vez desde que saiu do Ajax.

Diomande mais perto de trocar Sporting por Crystal Palace: Eis todos os detalhes

Oumane Diomande aproxima-se da Premier League. Sporting pode vender defesa ao Crystal Palace por 55 milhões de euros.

Bernardo Silva após Al Hilal eliminar o Manchester City: «Mereceram ganhar»

O Al Hilal venceu o Manchester City por 4-3 e avançou no Mundial de Clubes 2025. Bernardo Silva destacou falta de concentração.

PUB

Mais Artigos Populares

Já estão definidos três dos quatro jogos dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025

Após os triunfos de Fluminense e Al Hilal, ficou definido o terceiro encontro dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

Al Hilal faz história e elimina Manchester City do Mundial de Clubes 2025

O Al Hilal garantiu o acesso aos quartos de final do Mundial de Clubes. A equipa da Arábia Saudita derrotou o Manchester City.

Sporting perto de fechar venda por 55 milhões de euros

O Sporting está em vias de transferir Ousmane Diomande. O defesa-central costa-marfinense deve reforçar o Crystal Palace, da Premier League.