Força da Tática | FC Porto 2-2 Sporting

- Advertisement -

FC Porto e Sporting empataram na 31.º jornada da Liga Portuguesa, num jogo que parecia estar resolvido, mas os astros do futebol alinharam-se com Viktor Gyokeres e colocam os leões cada vez mais perto do título.

Antes da bola rolar, a grande surpresa nos onzes veio da equipa da casa, cujo nome foi Martim Fernandes que num contexto propício a “queimar-se”, deu resposta. Nos verdes e brancos, Gonçalo Inácio perfilou-se a ala esquerdo, mas não surpreende. Com Geny Catamo na direita, Ruben Amorim, por norma, privilegia o setor defensivo. Francisco Conceição necessita de um defesa especial face as suas capacidades técnicas.

Como se perspetivava, o FC Porto entrou com uma pressão alta bem vincada como aconteceu com o Benfica e, rapidamente, deu frutos com mais um erro fora dos postes por parte de Franco Israel. Caso o Sporting vença Liga Portuguesa, não será por conta dos seus guarda-redes que contribuíram muito pouco (e muitas vezes penalizaram) como sucedeu com Adán e Israel.

Pepê, novamente fulcral, com o papel importante entrelinhas para receber e rodar aproveitando as fragilidades defensivas de Daniel Bragança que “não tem pernas”, por características, para acompanhar o brasileiro.

Muito do trabalho defensivo do FC Porto em defender a largura do Sporting passou por descer os seus extremos quase ao mesmo nível dos laterais. Não é por acaso que Francisco Conceição ganhou duas ou três vezes a posse de bola, assim como Galeno. Em contrapartida, o Sporting não conseguiu criar. Pouca objetividade e muitos cruzamentos sem nexo, devido à boa organização portista.

E ao minuto 41, Martim Fernandes arranca, pela direita, após uma saída, arriscada, que abriu o lado do campo para a progressão do jovem que assistiu Pepê para dilatar a vantagem.

O treinador do Sporting, na segunda parte, teve que correr atrás do prejuízo face às invenções testadas no início da partida. Tirou Inácio da sua posição e colocou-o na ala e perdeu profundidade e largura e não ganhou nada defensivamente. E essa alteração fez Diomande vir para a esquerda e ter muitas dificuldades a construir, algo que não é de “hoje”.

Para dinamizar o Sporting que estava sem ritmo, Rúben Amorim, na volta dos balneários, substituiu Daniel Bragança por Gyokeres que fez uma primeira parte muito abaixo das expectativas e baixou Pote para fazer dupla com o Hjulmand e “empurrou” Paulinho para a esquerda do ataque.

No entanto, a ideia para o meio-campo não se justificou, tendo em conta que havia Morita no banco. Pedro Gonçalves não foi capaz de travar as intenções de Pepê que rodou e jogou como quis. A entrada do nipónico, Morita, e de Nuno Santos, a meia hora do fim, deu naturalidade ao Sporting que, à campeão, foi à luta e, com a sua equipa-base, saiu recompensado. E claro, Viktor Gyokeres voltou a ser o homem do jogo.

Em apenas um minuto (87 e 88), o Sporting chega ao empate. Numa primeira instância com Nuno Santos a aproveitar a profundidade, que até à sua entrada não existia, e a tirar o cruzamento para o sueco faturar de cabeça e no momento a seguir, Edwards a assistir e o avançado a ter o trabalho de encostar.

Um clássico que serve de lição para os treinadores de ambas as equipas. Rúben Amorim aprendeu que “inventar” num jogo com este grau de dificuldade, não é a melhor ideia e Sérgio Conceição, mexeu tarde e mal, e os dragões saíram prejudicados.

Em suma, destacar Pepê, Francisco Conceição e Galeno que elevam o nível ofensivo do FC Porto. Estão sempre predispostos a desequilibrar o adversário. A serenidade de Nico González e Alan Varela, a pautar/ligar o jogo, sempre muito coordenados e a qualidade de Evanilson em apoio fazem o resto.

Do lado do Sporting, Gyokeres é o destaque, mudou o jogo por completo. São, atualmente, 40 golos em 46 jogos. E além dos dados, é um poço de capacidade e disponibilidade física para momentos defensivos. Uma temporada histórica para o sueco.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas avança por guarda-redes e deixa Rui Silva para 2ª opção

O Besiktas está muito interessado na contratação de Filip Jorgensen. Guarda-redes do Chelsea quer rumar à Turquia na busca por minutos.

Roberto De Zerbi desolado depois de perder a Supertaça de França: «Nunca chorei depois de perder e hoje chorei quando entrei no balneário»

Roberto De Zerbi mostrou-se desolado com a derrota na Supertaça de França. Marselha perdeu com o PSG nos penáltis.

Atlético Madrid define preço para vender Thiago Almada em janeiro

Thiago Almada pode deixar o Atlético Madrid em janeiro. Colchoneros colocaram o médio no mercado e definiram preço do jogador.

Lenda do Manchester United elogia Ruben Amorim: «A sua honestidade e a sua visão das coisas eram bastante revigorantes»

Michael Owen deixou elogios ao trabalho feito por Ruben Amorim no Manchester United. Antigo avançado vê méritos no treinador.

PUB

Mais Artigos Populares

Casa Pia empresta avançado Max Svensson ao UD Ibiza

O Casa Pia oficializou a saída de Max Svensson por empréstimo. Avançado de 24 anos vai jogar pelo UD Ibiza e volta assim a Espanha.

Guarda-redes do Alverca com interessado no Brasil

Matheus Mendes pode deixar o Alverca nesta janela de transferências. Guarda-redes é alvo do Sport e pondera regresso ao Brasil.

Thiago Silva pode ser titular no FC Porto x Benfica: eis a situação

Thiago Silva pode fazer a sua estreia no FC Porto frente ao Benfica. Dragões recebem águias nos quartos de final da Taça de Portugal.