📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogadores que Admiro #54 – Pedro Portela

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Nunca gostei muito de andebol. Há uns bons anos atrás lembro-me de ter vibrado com o título conquistado pela equipa de Carlos Ferreira e Ricardo Andorinho, mas hoje em dia praticamente não acompanho a modalidade. Ainda assim, há um nome que sei bem: Pedro Portela.

Em 2014, assisti pela primeira vez a um jogo de andebol ao vivo. Vivo em Barcelona e o Sporting foi jogar a Granollers, uma pequena localidade a 30 km daqui, pelo que não podia perder a oportunidade. É curioso que tenha vivido em Lisboa quase toda a minha vida e nunca tenha ido ver o andebol do Sporting. Há coisas a que damos mais valor à distância.

Fui sozinho e entrei no pavilhão uma hora antes do início da partida. Os jogadores já aqueciam, junto a uma das balizas, e foi mesmo ao lado deles que ocupei um lugar na primeira fila. Tirei o casaco de forma a exibir a minha camisola verde e branca e aplaudi a equipa. Alguns jogadores acenaram-me, outros limitaram-se a sorrir: é sempre bom encontrar uma cara familiar longe de casa, mesmo que nenhum deles me tivesse visto antes na vida.

Portela prepara o remate Fonte: Sporting CP
Portela prepara o remate
Fonte: Sporting CP

Com o aproximar da hora do jogo, o pavilhão foi enchendo e descobri que a claque adversária ficava mesmo ao meu lado. Um rapaz espanhol, vendo que eu era sportinguista, dirigiu-se a mim: “És português? Quem é o Magalhães?”, colocando-me na situação embaraçosa de lhe dizer que não sabia os nomes dos jogadores do meu clube. No entanto, munido de um telemóvel com acesso à Internet, cinco minutos depois dirigi-me a ele entusiasmado: “É o 80! O Magalhães é o 80! E se quiseres posso-te dizer o nome dos outros todos”, garanti-lhe eu,  depois de concluído o exercício de memorização em que tinha investido os minutos anteriores.

Quando o jogo começou, já o pavilhão estava completamente cheio e eu passei a ser apenas um pontinho verde no meio da multidão. Mas um pontinho sempre pronto a aplaudir e vibrar com os sete portugueses em campo. A eliminatória foi equilibrada e, a dois segundos do final, sofremos o golo da derrota. O pavilhão explodiu de alegria, vários adeptos saltaram para o campo a celebrar, enquanto os sportinguistas estavam de rastos. Como é compreensível, enquanto o Granollers festejava, os jogadores portugueses iam saindo cabisbaixos, pela porta do lado contrário ao meu lugar. Todos, exceto um. Um deles atravessou o campo inteiro, na minha direção. Já perto da bancada, alguns dos adeptos catalães, que tinham passado o tempo a vaiar a nossa equipa, queriam agora cumprimentá-lo. Ignorou-os. Estendeu-me o braço e deu-me um aperto de mão. Não me disse nada, nem eu lhe disse a ele. Éramos dois sportinguistas que tinham acabado de sofrer uma derrota; não precisávamos de dizer nada um ao outro.

Ele afastou-se e atravessou o campo no sentido contrário para se dirigir aos balneários, enquanto eu me dirigi à saída do pavilhão. Chovia torrencialmente, mas decidi não vestir o casaco. Fui de cabeça erguida e exibindo orgulhosamente a minha camisola da Missão Pavilhão. Não tem nome nas costas. Se tivesse, seria Pedro Portela.

Foto de Capa: Sporting CP

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges e o Vitória SC x Sporting: «Às vezes, o destino tem isto»

Rui Borges projeta o Vitória SC x Sporting. Leões deslocam-se a Guimarães para a jornada 15 da Primeira Liga.

Sérgio Conceição revela: «Inscrevi-me na universidade aos 51 anos»

Sérgio Conceição deu uma entrevista, na qual falou sobre vários temas. Técnico português revelou inscrição na universidade.

Vitinha muito elogiado por De Rossi: «Tenho alguém que joga como avançado, médio ofensivo, lateral, faz tudo»

Daniele De Rossi deixou elogios a Vitinha no final do Genoa x Atalanta. Caseiros perderam por 1-0 em jogo da Serie A.

Memphis Depay desabafa: «Deixem só este lindo clube em paz, vão fazer m… para outro lugar»

Memphis Depay disparou contra a direção do Corinthians. Avançado marcou o golo decisivo que garantiu a Taça do Brasil.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica Vlachodimos e os primeiros tempos no Sevilha: «Sinto-me bem por ser importante para a equipa»

Odysseas Vlachodimos falou sobre os primeiros tempos no Sevilha e o futuro. Guarda-redes está emprestado pelo Newcastle.

Bruno Fernandes numa lista de peso: Manchester United de Ruben Amorim com baixas importantes para o jogo do Boxing Day frente ao Newcastle

O Manchester United de Ruben Amorim tem várias baixas confirmadas para o jogo do Boxing Day, frente ao Newcastle. Bruno Fernandes é a ausência mais notada.

Benfica quer segurar jovem e subir a cláusula de rescisão para os 80 milhões de euros

O Benfica pretende renovar contrato de José Neto e aumentar a cláusula de rescisão. Passar de 30 para 80 milhões de euros.