📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogadores que Admiro #54 – Pedro Portela

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Nunca gostei muito de andebol. Há uns bons anos atrás lembro-me de ter vibrado com o título conquistado pela equipa de Carlos Ferreira e Ricardo Andorinho, mas hoje em dia praticamente não acompanho a modalidade. Ainda assim, há um nome que sei bem: Pedro Portela.

Em 2014, assisti pela primeira vez a um jogo de andebol ao vivo. Vivo em Barcelona e o Sporting foi jogar a Granollers, uma pequena localidade a 30 km daqui, pelo que não podia perder a oportunidade. É curioso que tenha vivido em Lisboa quase toda a minha vida e nunca tenha ido ver o andebol do Sporting. Há coisas a que damos mais valor à distância.

Fui sozinho e entrei no pavilhão uma hora antes do início da partida. Os jogadores já aqueciam, junto a uma das balizas, e foi mesmo ao lado deles que ocupei um lugar na primeira fila. Tirei o casaco de forma a exibir a minha camisola verde e branca e aplaudi a equipa. Alguns jogadores acenaram-me, outros limitaram-se a sorrir: é sempre bom encontrar uma cara familiar longe de casa, mesmo que nenhum deles me tivesse visto antes na vida.

Portela prepara o remate Fonte: Sporting CP
Portela prepara o remate
Fonte: Sporting CP

Com o aproximar da hora do jogo, o pavilhão foi enchendo e descobri que a claque adversária ficava mesmo ao meu lado. Um rapaz espanhol, vendo que eu era sportinguista, dirigiu-se a mim: “És português? Quem é o Magalhães?”, colocando-me na situação embaraçosa de lhe dizer que não sabia os nomes dos jogadores do meu clube. No entanto, munido de um telemóvel com acesso à Internet, cinco minutos depois dirigi-me a ele entusiasmado: “É o 80! O Magalhães é o 80! E se quiseres posso-te dizer o nome dos outros todos”, garanti-lhe eu,  depois de concluído o exercício de memorização em que tinha investido os minutos anteriores.

Quando o jogo começou, já o pavilhão estava completamente cheio e eu passei a ser apenas um pontinho verde no meio da multidão. Mas um pontinho sempre pronto a aplaudir e vibrar com os sete portugueses em campo. A eliminatória foi equilibrada e, a dois segundos do final, sofremos o golo da derrota. O pavilhão explodiu de alegria, vários adeptos saltaram para o campo a celebrar, enquanto os sportinguistas estavam de rastos. Como é compreensível, enquanto o Granollers festejava, os jogadores portugueses iam saindo cabisbaixos, pela porta do lado contrário ao meu lugar. Todos, exceto um. Um deles atravessou o campo inteiro, na minha direção. Já perto da bancada, alguns dos adeptos catalães, que tinham passado o tempo a vaiar a nossa equipa, queriam agora cumprimentá-lo. Ignorou-os. Estendeu-me o braço e deu-me um aperto de mão. Não me disse nada, nem eu lhe disse a ele. Éramos dois sportinguistas que tinham acabado de sofrer uma derrota; não precisávamos de dizer nada um ao outro.

Ele afastou-se e atravessou o campo no sentido contrário para se dirigir aos balneários, enquanto eu me dirigi à saída do pavilhão. Chovia torrencialmente, mas decidi não vestir o casaco. Fui de cabeça erguida e exibindo orgulhosamente a minha camisola da Missão Pavilhão. Não tem nome nas costas. Se tivesse, seria Pedro Portela.

Foto de Capa: Sporting CP

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é oficial: eis a camisola que Portugal jogará ao Mundial 2026

Já é oficial que o novo equipamento principal que Portugal utilizará no Mundial 2026. Ligação entre o mar e o país está presente.

Sporting encontra dificuldades na renovação de Ousmane Diomande: eis a situação

O Sporting quer renovar o contrato de Ousmane Diomande. Há resistência por parte do defesa-central e da sua comitiva.

Dário Essugo teve contratempo na recuperação: «Não creio que seja grave»

Enzo Maresca, treinador do Chelsea, atualizou a situação de Dário Essugo. Médio português sofreu um contratempo na recuperação.

Caos no Nice antes do jogo contra o Braga: 2 jogadores acusam adeptos de agressões e não querem voltar a jogar pelo clube

Terem Moffi e Jérémie Boga querem deixar o Nice e vão levar adeptos à justiça. Em causa agressões na chegada ao centro de treinos.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiago Fernandes elogia internacional português: «Só Cristiano Ronaldo tinha aquele talento naquela idade»

Rafael Leão tem estado em destaque nesta temporada no AC Milan. Tiago Fernandes deixou muitos elogios ao internacional português.

Estrela da Amadora rejeita 3 milhões de euros por reforço de verão

O arranque da temporada de Sidny Cabral não passou despercebido. Estrela da Amadora rejeitou propostas de três milhões de euros pelo lateral.

Drama na Premier League: Tottenham evita derrota com golo de bicicleta por defesa aos 90+4′

O Tottenham empatou 2-2 com o Newcastle na jornada 14 da Premier League. Cristian Romero destacou-se com bis no jogo.