Jogadores que Admiro #45 – Michael Ballack

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Numa altura em que o futebol alemão atravessava dura e intensiva fase de reestruturação (para “hoje” chegar aos resultados que todos conhecemos), havia um destaque nos relvados da Bundesliga e no seio da mannschaft. Não era um destaque cintilante. Era um destaque de força, liderança e fiabilidade.

Michael Ballack não era um prodígio de técnica. Era dotado, sim, e aprendeu desde cedo a viver com a responsabilidade de liderar uma geração alemã que andou arredada dos títulos e longe do poderio que detém atualmente. Tornou-se o líder jovem de um Leverkusen que atingiu a final da Liga dos Campeões em 2002 e mais tarde do Bayern de Munique.

Depois, o pontapé-canhão. Quantos e quantos golos marcou assim! O melhor? O do Europeu de 2004, na minha opinião, em Alvalade, frente à República Checa. No Bayern de Munique resolveu jogos à custa do seu remate potente e teleguiado.

Chegou ao Chelsea em 2006, numa fase já menos prolífica da sua carreira. Ainda assim, foi quase sempre indiscutível, e juntou Inglaterra a um currículo por si só já bem recheado.

: Ballack foi um líder em campo, que nunca atingiu a glória com a seleção alemã Fonte: footballparadise.org
: Ballack foi um líder em campo, que nunca atingiu a glória com a seleção alemã
Fonte: footballparadise.org

Ballack definiu-se como um panzer, injustiçado pelos deuses do futebol. Um jogador de top mundial, que nunca atingiu a glória europeia, quer por clubes, quer por seleções. Esteve perto, tão perto. Ainda jogou o Mundial 2006 em casa (ainda que condicionado por uma lesão), mas tombou na meia-final com uma squadra azzurra que viria a sagrar-se campeã do torneio.

Em Viena, “morreu na praia” frente à primeira grande Espanha. Os títulos de elite fugiram-lhe pelos dedos, mas na ideia fica o modelo de um líder. Um relógio alemão, que pautava jogo com a mesma facilidade com que o destruía. A Alemanha renasceu, venceu e tem os melhores. Mas, se vasculharmos bem, não encontramos um 13 como Michael Ballack.

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid confirma lesão de Valverde após entrada de Kang-in Lee que deixou José Mourinho revoltado

Federico Valverde sofreu um entorse no Atlético Madrid x Real Madrid e vai ficar afastado da competição durante três semanas.

SAD do Braga fecha época 2025/26 com lucro de 17,3 milhões de euros

A SAD do Braga fechou o exercício de 2025/26 com resultado líquido positivo de 17,315 milhões de euros.

Oficial: Marvin Elimbi renova contrato com o Gil Vicente

O Gil Vicente anunciou esta segunda-feira a renovação de contrato de Marvim Elimbi. Defesa-central fica ligado até 2029.

Já é conhecido o árbitro do Portugal x País de Gales na estreia de Jorge Jesus

Donatas Rumsas, árbitro lituano, vai dirigir a estreia de Jorge Jesus ao serviço da Seleção Nacional, frente ao País de Gales.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni recorda ex-defesa do Benfica: «No outro dia falei com ele e pedi que me guardasse uma camisola»

Gianluca Prestianni falou sobre o regresso à seleção argentina e destacou o antigo companheiro Nicolás Otamendi.

Lesão de Federico Valverde: eis as últimas novidades dadas pelo Real Madrid

Federico Valverde está a contas com uma entorse de grau 3 no tornozelo esquerdo. Real Madrid deixa atualização da situação.

Eis os motivos da ausência de Rui Costa na gala da FPF

Rui Costa não marcou presença na gala da FPF, depois das críticas do presidente do Benfica à arbitragem do Clássico.