📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogadores que Admiro #72 – Ezequiel Garay

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Existem jogadores que marcam pela qualidade técnica, outros pela atitude em campo e outros ainda, pelo amor à camisola e depois há o Ezequiel Garay, que reúne todas estas qualidades e tem por isso, um cantinho especial na memória de qualquer benfiquista.

Começou a carreira no seu país de origem, nos Newell’s Old Boys, mas depressa conseguiu o passaporte para a Europa, ao ser contratado pelo espanhol Racing Santander. Deu de tal maneira nas vistas, que o gigante Real Madrid o contratou e foi com este currículo chegou à Luz, fazendo-se adivinhar uma grande contratação.

O argentino, agora com 30 anos, realizou no Sport Lisboa e Benfica, entre 2011 e 2014, três épocas de autêntico luxo, podemos dizê-lo. Um defesa central que conquista a titularidade assim que chega e marca 12 golos em 135 jogos, só pode ser muito bom e encontrar-se a viver dos seus melhores momentos da carreira. Se compararmos com o Lindelof por exemplo, que ainda não marcou um único golo (nem lho é exigido), percebe-se bem o tal gabarito a que me refiro e que não é, de facto, para todos.

Um pilar na defesa encarnada Fonte: Facebook Oficial de Garay
Um pilar na defesa encarnada
Fonte: Facebook Oficial de Garay

O companheiro de Luisão, com quem este construía uma parede defensiva que tantas vezes se revelou impenetrável, é um dos jogadores que admiro desde esses tempos até aos dias de hoje. Considero-o um defesa central de excelência.

A mobilidade é uma das suas grandes características, fazendo dele um verdadeiro central moderno, pois embora a sua posição seja defensiva, tem rapidez e técnica mais que bastantes para sair com a bola nós pés e levá-la ao médio centro ou até mesmo ao campo adversário, já a construir uma jogada ofensiva. Essa, para mim, é a sua melhor qualidade, aliada à sua grande capacidade de ajudar a equipa, de marcar e se desmarcar do opositor com um elevado sentido de posicionamento.

Diz que no Benfica viveu os seus melhores anos a nível profissional e isso transpareceu. Em entrevista, disse mesmo que nunca se arrependeu de ter deixado os brancos pelos encarnados, o que, temos de admitir, nos enche de orgulho. Abrilhantou as exibições, que, de águia ao peito, o levaram à conquista de um campeonato (2013/2014) e duas finais da Liga Europa consecutivas.

Mesmo com o interesse de clubes como o Manchester United, Bayern de Munique ou Chelsea, a saída foi para o Zenit de André Villas-Boas, com quem muito se orgulha de ter trabalhado mas ao contrário do que se diz, que não devemos voltar a sítios onde já fomos felizes, ele quis regressar a Lisboa mas não aconteceu e atualmente encontra-se a representar o Valência.

Acho que é unânime o reconhecimento dos benfiquistas pela entrega de corpo e alma de Garay, fazendo com que na história do clube permaneça, como um dos melhores defesas que por cá passaram.

Foto de capa: SL Benfica

Patrícia Ribeiro Fernandes
Patrícia Ribeiro Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se conhece que a Patrícia gosta de bola e chegou mesmo a jogar, mas a vida seguiu por outros rumos. Como mulher de paixões que é, encontra no Benfica a maior de todas e é a escrever que se sente em casa.                                                                                                                                                 A Patrícia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.