O Passado Também Chuta: Luís Suarez, o arquiteto

- Advertisement -

o passado tambem chuta

Luís Suarez Miramontes é um patrício da pintora surrealista Maruja Mallo e do destacado membro da Geração do 98 Valle-Inclán. A Galiza dos mistérios e das bruxas é terra de luz e de génios. Luís Suarez nasceu na cidade da Corunha, bem perto do mítico fim do mundo que todos os povos queriam conhecer. Sendo menino, as ruas e os areais viram como um menino espigado fazia com uma bola o que lhe apetecia. Rapidamente, um clube de futebol chamado Fabril, ligado a uma indústria, o enrolou nas suas filas. O grande clube da cidade, Desportivo da Corunha, não demorou muito tempo a querê-lo entre os seus. Cresceu fulgurantemente; um espião do Barcelona começou a namorá-lo. Em 1954, já estava no Barcelona. Chegara a uma equipa cheia de glamour. Ladislao Kubala era a sua estrela mais poderosa. Suarez teve de lutar contra os ciúmes e as estrelas. Finalmente, instalou-se como valor superlativo da equipa. Os títulos e as chamadas à seleção começaram a acontecer.

A Espanha de Luís Suarez: campeã da Europa / Fonte: fichadojogo.wordpress.com
A Espanha de Luís Suarez: campeã da Europa / Fonte: fichadojogo.wordpress.com

Mas, se no terreno corria um mago da bola, no banco sentou-se um mago da motivação e da estratégia: Helénio Herrera. O Barcelona derrotou no campeonato o mítico Real Madrid de Alfredo Di Stéfano. La Saeta Rubia, admirado com este novo talento, batizou-o “O Arquiteto”. Começara a década de 1960 e o Barcelona jogou a final da Taça de Europa contra o Benfica. O Benfica dos Costa Pereira, Germano e José Águas derrotou-os na final de Berna. Helénio Herrera partiu para Milão. O Internazionale queria atacar o trono futebolístico. Passado um ano, o Inter desembarcou em Barcelona para levar a pérola galega. O lendário HH queria-o para que arquitetasse a sua equipa. O dinheiro que os italianos postaram na mesa abriu todas as portas e janelas de Barcelona e Espanha, o equivalente da época a 200 mil euros. Luís Suarez foi premiado com a Bota de Ouro. A lenda do melhor jogador espanhol de todos os tempos não estava mais além, ainda, do seu começo. Itália maravilhou-se com o seu sentido posicional, com a sua técnica, com o seu poder físico.

O Arquiteto era a inteligência em movimento sobre um terreno de jogo. O Inter recheara-se de excelentes futebolistas: Mazzola, Corso, Jairzinho, e tantos outros ajudaram Luís Suarez a construir aquela orquestra que arrasou em Itália e na Europa. Este galego, meio bruxo, meio génio, não deixou de andar no topo dos jogadores mais valiosos da Europa. Ganhou tudo o que se poderia ganhar a nível de clubes e foi peça principal com a Seleção espanhola que ganhou o primeiro, e durante muitos anos o único, campeonato da Europa.

O arquiteto Luisito Suarez em ação / Fonte: argentinean-network.com
O arquiteto Luisito Suarez em ação / Fonte: argentinean-network.com

O grande rival do Inter, o Milão, tinha nas suas filas o menino de ouro: Rivera. Os duelos entre estas duas equipas e entre os dois craques determinantes ainda perduram na memória coletiva do calcio. Foram tão memoráveis como os duelos entre o Sporting e o Benfica do tempo do Eusébio e do Hilário, onde aparecia o pequeno Simões a sentar toda a defesa do Sporting. Suarez percorria todo o campo; era um jogador total. Posicionava-se na defesa, cortava, avançava, passava ou lançava e tinha uma definição fantástica a trinta-quarenta metros. Era um centrocampista que marcava muitos golos e golos bonitos e espetaculares. Retirou-se com 37 anos, no Sampdoria.

Espanha não voltou a ter um jogador igual. Mais tarde, o Real Madrid teve um centrocampista também mágico, mas, entre umas coisas e outras, não atingiu o clímax futebolístico de Luís Suarez. Também, há bem pouco tempo, o mesmo Real Madrid teve um jogador com uma magia especialíssima: Guti. No entanto, devido à sua lenda boémia ou ao temor dos treinadores, se excetuarmos Shuster, ninguém lhe entregou a batuta da equipa. Luís Suarez continua a viver na sua terra adotiva, Itália. Por isso, talvez seja pouco recordado em Espanha, mas este país jamais pariu outro jogador igual. E a Galiza foi o seu berço.

Subscreve!

Artigos Populares

Pepe rendido a avançado do FC Porto: «Deve continuar neste caminho, porque está muito bem»

Pepe deixou elogios para Oskar Pietuszewski. Extremo polaco teve os primeiros minutos da época no FC Porto x Benfica.

Antigo dirigente do Benfica e as declarações de Rui Costa: «Parecia estar a comentar a meteorologia numa tarde de domingo»

João Gabriel, antigo diretor de comunicação do Benfica, comentou a arbitragem do Clássico e abordou as declarações de Rui Costa após a partida.

Toque de muita classe: Assim marcou Paulinho no Toluca x Santos Laguna

Paulinho marcou o segundo golo do Toluca contra o Santos Laguna de Renato Paiva, jogo que acabariam por perder. Eis o momento.

Hwang In-Beom após marcar no Clássico: «Vitória frente ao nosso inimigo no meu aniversário»

Hwang In-Beom estreou-se a marcar pelo FC Porto na vitória sobre o Benfica, num dia em que também celebrou o seu aniversário.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi recebe mais um ‘voto’ para a Bola de Ouro 2026: «Não há ninguém como ele»

Lionel Messi é o justo vencedor da Bola de Ouro 2026 para Cristián Romero. Defesa-central argentino enalteceu o compatriota.

Benfica analisa lances 8 lances do Clássico: «Coisas normalíssimas»

O Benfica partilhou um vídeo nas redes sociais, no qual expõe oito lances do embate com o FC Porto, no Clássico da 7.ª jornada da Primeira Liga.

Manchester United de olho em jovem promessa convocada por Portugal

Mezian Soares tem interessado na Premier League. Manchester United está de olho no internacional jovem por Portugal.