O Passado Também Chuta: Andrea Pirlo

Andrea Pirlo um dos melhores médios de sempre, brilhou ao mais alto nível ao serviço do AC Milan e da Juventus. Pirlo foi uma das figuras mais marcantes da história recente do futebol italiano, somando títulos e vitórias. O número 21, foi um dos heróis italianos que conquistaram o Mundial 2006.

Pirlo é oriundo de Brescia, tendo feito a sua formação no clube local. Com apenas 16 anos, fez a sua estreia na Serie A, lançado por Mircea Lucescu, decorria a temporada 94/95. O médio permaneceu no Brescia durante três temporadas, somando 49 jogos e seis golos marcados.

As boas exbições de Pirlo valeram-lhe a transferência para o Inter de Milão, a troco de 2 M€. No entanto, ao serviço dos nerazurri só foi aposta regular na primeira temporada, jogando como médio ofensivo. Assim, acabou por passar por dois períodos de empréstimo, vestindo a camisola do Reggina e, novamente, do Brescia. Aos 22 anos, na época 2000/2001 representou o Brescia, sendo adaptado a médio-defensivo por Carlos Mazzone.

No verão de 2001, Carlo Ancelotti contratou o talentoso médio italiano, por uma verba a rondar os 17 M€, seguindo-se uma década com a camisola do AC Milan. No clube rossoneri, Pirlo disputou 401 partidas e marcou 41 golos. Nos dez anos que representou o Milan, conquistou dois campeonatos, duas Ligas dos Campeões, uma Taça de Itália, uma Supertaça, duas Supertaças Europeias e um Mundial de Clubes.

Na Liga dos Campeões, Pirlo somou mais de 100 jogos disputados, vencendo a maior competição de clubes por duas ocasiões. No entanto, disputou três finais: em 2003 diante da Juventus, e duas perante o Liverpool, em 2005 e 2007. Em Istambul, no ano de 2005, o Milan esteve a vencer o Liverpool por 3-0, consentindo depois o empate e saindo derrotado nas grande penalidades. A vingança surgiu duas temporadas depois, em 2007, o Milan voltou a enfrentar o Liverpool na final disputada em Atenas. Os italianos venceram por 2-1, com dois golos de Pippo Inzaghi, com Pirlo a assistir num livre para o primeiro golo.

Andrea Pirlo voltou a protagonizar uma transferência, em 2011/12, estando em final de contrato, rumou a Turim para representar a Juventus. Com a camisola da vechia signora voltou a escrever uma história de títulos e vitórias, disputando 164 jogos e apontando 19 golos. Na Juventus sagrou-se tetracampeão italiano, somando ainda uma Taça de Itália e duas Supertaças.

Andrea Pirlo venceu dois troféus com a camisola da squadra azzurra, o Mundial 2006 e um Euro Sub-21
Fonte: UEFA

Em 2015, terminou a sua ligação à Juventus e viveu a sua primeira aventura fora de Itália. Pirlo foi uma das estrelas que rumou à Major League Soccer, onde vestiu a camisola do New York City FC. Pirlo despediu-se dos relvados no dia 5 de Novembro de 2017, num jogo que opôs o NYC e o Columbus Crew.

Andrea Pirlo ficou na história dos clubes que representou, mas também na seleção italiana, somando 116 internacionalizações e 13 golos. O médio representou a squadra azzura em três campeonatos do mundo, três campeonatos da Europa, duas Taças das Confederações e dois Jogos Olímpicos. No Mundial 2006, disputado na Alemanha, ajudou a Itália a sagrar-se campeã, após vencer nas grandes penalidades a França, na final.

Andrea Pirlo será, para sempre, recordado como um dos melhores médios do futebol mundial. Para sempre na memória dos adeptos ficará a sua inteligência, a visão de jogo, a qualidade de passe, a meia distância e a forma exímia como batia livres. Um verdadeiro fora de série, uma estrela que tivemos o privilégio de ver jogar.

 

Artigo revisto por Joana Mendes

 

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Conrad Harder estreia-se pelo RB Leipzig com uma vitória para a Bundesliga

O RB Leizpig foi ao terreno do Mainz 05 vencer por uma bola a zero, em jogo da terceira jornada da Bundesliga.

Ruben Amorim revela problema do Manchester United e destaca: «Estamos a jogar muito melhor e isso dá-nos confiança»

Ruben Amorim voltou a antever o Manchester City x Manchester United. Duelo é o prato grande da quarta jornada da Premier League e joga-se este domingo.

Ruben Amorim passou os dias a pensar no Manchester City: «Aproveitei o fim de semana com as crianças, levei-as à escola, mas estava sempre...

Ruben Amorim voltou a antever o Manchester City x Manchester United. Duelo é o prato grande da quarta jornada da Premier League e joga-se este domingo.

Luís Filipe Vieira preocupado com eleições no Benfica: «Não podemos aceitar que se manipulem regras para limitar a democracia interna ou para calar vozes...

Luís Filipe Vieira escreveu uma carta aos sócios. Presidente do Benfica abordou as eleições do dia 25 de outubro de 2025 com preocupações.

PUB

Mais Artigos Populares

Paco Alcácer continua livre no mercado e pode ter destino surpreendente

Paco Alcácer finalizou recentemente o seu contrato com o Al Sharjah e pode regressar a Espanha pelas portas do Castellón.

Açorianos respiram, Benfiquistas sufocam | Benfica 1-1 Santa Clara

O erro do capitão encarnado caiu como um balde de água fria na Luz. O Benfica, que parecia ter o triunfo assegurado, acabou por ceder pontos

Nélson Veríssimo faz como Bruno Lage e declara: «A responsabilidade é minha»

Nélson Veríssimo lamentou a derrota do Benfica B frente ao Felgueiras, na quinta jornada da Segunda Liga, e assumiu a responsabilidade.