📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: António Sousa

- Advertisement -

o passado tambem chuta

O seu nome ficou registado nas entranhas do FC Porto. A década dos 80 abriu, definitivamente, os cenários da universalidade para o clube das Antas e, como todos os grandes times, tinha um centrocampista de eleição; chamava-se António Sousa. Diziam que era tardio à hora de entrar em forma, mas, assim que apanhava o ponto de excelência, tornava-se mágico e imparável. O passe à distância pertencia ao seu reportório habitual; o remate de larga distancia ajustado aos postes era um selo particular e a sua técnica estava beijada pelos favores dos deuses. Titular indiscutível durante anos na seleção nacional, é um dos jogadores portugueses que foi campeão de tudo ou quase tudo. Dizia-se que era um centrocampista com alma e vicio de avançado; muitos guarda-redes tropeçaram com os postes na tentativa baldia de barrar os seus remates mortíferos.

Cometeu o pecado de ser profissional e abandonou o FCP para alinhar pelo Sporting porque – como se costuma dizer – se trabalha por dinheiro. No entanto, Pinto da Costa já começara a lecionar a Cadeira que rezava: como se transforma o terceiro clube português num clube conquistador? Recuperou-o novamente para o mundo dos dragões. Sentou no banco um treinador que fora júnior do FC Porto e se notabilizara, pela sua classe, ao serviço da velha Académica e do Benfica; chamava-se Artur Jorge. O FCP foi fazendo um puzzle triunfador onde a herança deixada por Pedroto tinha muito trigo crescido. Eduardo Luís, Inácio, João Pinto; Jaime Magalhães; Futre; o grande Madjer e uma despensa de craques preparados para entrar em campo, capazes de aportar valor ao valor. António Sousa, no meio deste jardim, era a flor que abria e expandia beleza e um cheiro enternecedor.

Golão ao Ajax Fonte: fcporto.pt
Golão ao Ajax
Fonte: fcporto.pt

O resultado teve nome: o FCP conquistou a sua primeira Taça de Europa e foi, nada mais e nada menos, o primeiro clube português a ganhar a Taça Intercontinental, e o seu treinador o primeiro português a ser Campeão de Europa. O FC Porto defrontou o Bayern de Munique e nesse banco estava Udo Latteck e no campo estavam craques da dimensão do Rummenigge; do Höeness ou do Matthaus. O Dragão venceu um Bayern que era uma super equipa.

António Sousa começou no Sanjoanense. Cumpriu apenas seis meses nos juniores; o treinador da equipa principal reclamou-o. Mais tarde, o Beira-mar levou-o para Aveiro. Foi o grande salto; depois de 1975 não fugiu à cobiça dos grandes; pela época de 1979/80, o FC Porto dá-lhe a oportunidade de crescer juntamente com o clube e estabelecer-se na alta competição. Sousa jamais deixaria de ser uma das estrelas que pisou os relvados de Portugal e do Mundo. Sentiu-se e talvez fosse atraiçoado pelo mister Artur Jorge e viu-se despedido. Regressou ao Beira-Mar, onde conseguiu disputar uma final da Taça de Portugal contra, precisamente, o FCP; perdeu por 3-1.

Ainda poisou o seu saber no Gil Vicente e Ovarense. Finalmente, retirou-se e passou para a faceta de treinador. António Sousa foi – utilizando um vocabulário que anda na moda por outros acontecimentos – o verdadeiro chairman daquele FCP triunfador e um craque do tamanho da Torre dos Clérigos.

Foto de Capa: UEFA

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.