📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: Didi

- Advertisement -

o passado tambem chuta

Jogava-se a final do Campeonato do Mundo de 1958. De um lado estava a Suécia e do outro lado estava o Brasil. A Suécia marcou o primeiro golo. Didi foi ao fundo das redes, recolheu a bola e regressou ao centro do relvado com a bola debaixo do braço, caminhando com parcimónia. No momento em que o stress poderia aparecer transformou-o imediatamente no momento mais natural. Não se joga apanhado dos nervos e com pressas. O Brasil deu a volta ao resultado e Didi foi considerado o melhor jogador do campeonato. Finalmente o Brasil sagrava-se Campeão do Mundo.

Didi é considerado um dos melhores centro-campistas de sempre. Não tocava a bola, beijava-a. Não jogava futebol, inventava-o. Hoje vivemos o futebol dos especialistas. Fulano sabe marcar e é isso que faz durante o jogo; aquele pressiona bem no meio-campo e não faz outra coisa o resto da sua vida; o outro sabe tirar faltas e é um craque desejado pelos estrategas. Didi sabia tirar faltas e não só as chutava de forma mortífera como inventou o toque e a forma como a bola caíria; chamava-se “folha seca”. Consistia em embater na bola com o exterior do pé, fazendo com que a bola partisse enroscando-se e caísse “de forma lenta, picada e sinuosa, tal como uma folha seca cai ao sabor do vento”. Dizia Didi que ninguém voltou a chutar daquela forma e sonhava ensinar as crianças a realizar esse remate.

Durante um treino com o Garrincha Fonte: torcedorbotafoguense.com.br
Durante um treino com o Garrincha
Fonte: torcedorbotafoguense.com.br

Entre umas equipas e outras, jogou durante 20 anos. Começou na década dos 40 e acabou nos anos 60. Foi componente da linha avançada mais célebre do futebol: Garrincha, Didi, Vavá, Pelé e Zagalo. Pertenceu ao Botafogo mais temível de sempre, onde jogou ao lado de Garrincha e Mário Zagalo. Destacou-se no Fluminense. Pertenceu ao Real Madrid de Di Stéfano. Ganhou títulos aqui e além e, como todos os grandes, encontrou-se com Di Stéfano. E aqui está: rezam as lendas que Di Stéfano provocou a sua saída do Real Madrid. Ciúmes ou formas encontradas de ver o futebol. O certo é que li bastantes entrevistas de Di Stéfano e jamais li uma referência elogiosa sobre Didi. Este, referindo-se à sua passagem fugaz por Espanha, disse que eles (Di Stéfano e Puskas) ficavam estragados porque não se sujava e que para deixar a bola franca para os avançados não precisava dessas coisas.

Ganhou dois campeonatos mundiais, uma Taça da Europa, quatro campeonatos cariocas e mais uma resma de troféus. A nível individual, arrecadou a Bola de Ouro do Campeonato do Mundo de 1958, é considerado o sétimo melhor jogador brasileiro do século XX, está catalogado como o 25º melhor jogador mundial do século XX. Um craque. O Príncipe Etíope do Rancho, como lhe chamou o dramaturgo Nelson Rodrigues, faleceu no dia 28 de Abril de 2001, num hospital a escassos 100 metros do Maracanã. Didi marcou o primeiro golo do Maracanã.

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

No Reino do Tartan, lutam os Guerreiros | Rangers x Braga

No Braga, com Vicens, jogadores tecnicamente competentes e capazes de executar bem a ideia de jogo terão destaque.

José Mourinho faz trabalho específico com Samuel Dahl: eis o plano para o lateral do Benfica

José Mourinho confia nas capacidades de Samuel Dahl evoluir. O lateral sueco está a ser trabalhado para melhorar registo defensivo.

A história de um Sporting que sofreu com a Atalanta e o Bolonha e que dominou o Club Brugge

Todos os jogadores do Sporting, de Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio a Luis Suárez, lá na frente, tinham sempre um jogador pela frente. Alvalade, campo de batalhas e de microduelos, foi, de facto, o Reino do Leão.

Mikel Arteta elogia equipa após vencer o Bayern Munique: «Jogadores fizeram um jogo incrível contra a melhor equipa da Europa»

Mikel Arteta elogiou os seus jogadores pelo desempenho na vitória do Arsenal frente àquela que considera ser «a melhor equipa da Europa».

PUB

Mais Artigos Populares

Manu Silva deixa mensagem emocionada nas redes sociais após o regresso: «Estou de volta e à vossa espera Alexander Bah, Nuno Félix e Bruma»

Manu Silva voltou aos relvados pelo Benfica nesta terça-feira. O médio português deixou uma mensagem nas redes sociais.

Kylian Mbappé sai em defesa de Xabi Alonso: «Os jogadores têm de proteger o treinador»

Numa altura em que as exibições do Real Madrid não têm convencido os adeptos, Kylian Mbappé saiu em defesa de Xabi Alonso.

Club Brugge atualiza estado clínico de Nordin Jackers após o jogo com Sporting e revela tempo de paragem do guarda-redes

O Club Brugge fez uma atualização do estado de saúde de Nordin Jackers. O guarda-redes belga de 28 anos vai ficar fora dos relvados durante cerca de seis semanas.