O Passado Também Chuta: Marco Van Basten

- Advertisement -

o passado tambem chuta

Joga-se a final da velha Taça de Europa, com o nome reconvertido, em Lisboa. O cenário não podia ser outro; o Estádio da Luz não sabe se desta vez será o Inferno da Luz, mas para a equipa derrotada será mais do que um Inferno. Por isso, hoje só poderei escrever sobre um grande e mítico jogador que marcou época na Taça de Europa: Marco Van Basten. Foi, sem dúvida, um dos melhores avançados-centro de sempre. Era alto, cheio de presença; sabia descair para a direita ou para a esquerda; sabia construir ou lançar jogo desde o círculo central. Sabia tudo e os seus pés não eram exclusivamente os pés de um rematador. Jogou num ressurgido Ajax e num inesquecível Milão. Sem pretender ou sem mostrar obsessão, como manifestam alguns craques dos nossos dias, erigiu-se um jogador laureado com prémios internacionais, superando colegas seus como Gullit, Rijkaard, ou o italiano Maldini.

Filho de futebolista, marcado por esta condição e pelo empenho paterno, começou a beber futebol como quem bebe água desde a mais tenra idade. Teve a feliz ventura de se iniciar numa das escolas de formação de maior êxito como foi e é o Ajax e teve a sorte de ter o jogador-referência no seu clube: Johan Cruijff. Estudou-o profundamente e acabou por entrar na equipa, substituindo-o. E foi com Cruijff como seu treinador que, com um golo seu, voltou a colocar o Ajax no pódio europeu, ao ganhar a Taças das Taças. Evidentemente, o Milão, que andava com fome de grandes façanhas, chamou-o, e aquela máquina de fazer futebol começou a arrasar na Europa. O Real Madrid de Butragueño, Martin Vasquez e Sanchis, vindo de ganhar duas Taças da UEFA, sentiu nas suas carnes o triturar deste Milão.

A caminho da baliza Fonte: Goal
A caminho da baliza
Fonte: Goal

Entre Ajax, Milão e a seleção holandesa jogou quatrocentos e trinta e um jogos e marcou trezentos golos. Foi bicampeão europeu com o Milão de Sachi; entre todas as competições em que participou, foi oito vezes o maior goleador. Somou prémios individuais como quem coleciona isqueiros: melhor jogador do Mundo-FIFA em 1992; dois anos melhor jogador do Mundo-World Soccer; três vezes melhor jogador da UEFA; três vezes melhor jogador da IFFHS; duas vezes Onze d’Or; um Troféu Bravo; melhor jogador do Campeonato de Europa de 1988; uma Bota de Ouro; e se continuamos para bingo e começarmos a falar sobre os seus troféus coletivos entramos em delírio. Entre a Holanda e a Itália venceu seis campeonatos nacionais, duas Taças Intercontinentais, uma Supertaça e mais pedras preciosas que constituem o seu rosário de louros.

No entanto, entre os problemas físicos e a dureza dos rivais passou um calvário de lesões. Se com as lesões alcançou o reconhecimento e os louros que alcançou, imaginemos o que alcançaria se a saúde desportiva o tivesse respeitado mais e melhor. Possivelmente, deixaria marcas escandalosas. Começou a jogar em 1981 e despediu-se em 1995. Com ele quase desapareceu um tipo de avançado-centro; hoje, unicamente Zlatan Ibrahimovic se lhe assemelha.

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Quem são os 5 treinadores que não fariam mudanças no plantel, segundo José Mourinho?

Na conferência de antevisão ao Benfica x CD Nacional, José Mourinho admitiu que apenas cinco treinadores não mudariam algo no seu plantel

Grémio de Luís Castro empata no terreno do Internacional e chega aos quatro jogos sem vencer

Durante a madrugada deste domingo, o Internacional e o Grémio empataram a zero. Formação de Luís Castro atingiu os quatro jogos consecutivos sem triunfos.

Abrahamsson fecha a baliza, Benfica perde-se no jogo | FC Porto 42-32 Benfica

No Dragão Arena, o FC Porto construiu uma vitória frente ao rival Benfica que vale mais do que três pontos.

Viktor Gyokeres fala sobre regresso a Alvalade e confessa: «Significou muito para mim»

Viktor Gyokeres comentou o regresso ao Estádio de Alvalade para defrontar o Sporting, em jogo da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana coloca Benfica na corrida pela contratação de Bernardo Silva

O Benfica é um dos clubes que procura contratar Bernardo Silva a custo zero no final da temporada, avança a imprensa italiana.

Rui Borges analisa Estrela da Amadora x Sporting e explica gestão física: «Confio em todos, tenho um grande grupo que tem dado uma grande...

Rui Borges analisou o Estrela da Amadora x Sporting em conferência de imprensa. Os leões venceram os tricolores por 1-0.

Eis os onzes prováveis do Estoril Praia x FC Porto referente à 29.ª jornada da Primeira Liga

O Estoril Praia e o FC Porto defrontam-se no encontro referente à 29.ª jornada da Primeira Liga. Confere os onzes prováveis da partida.