O Passado Também Chuta: Sepp Maier

- Advertisement -

o passado tambem chuta

Quando se fala do passado temos o costume de esquecer os guarda-redes. Normalmente, os mitos que perduram na memória e na boca dos adeptos são os avançados. Lembramo-nos, talvez pela explosão que representam, dos autores de certos golos; algumas vezes, recordamos algum jogador do meio-campo; no entanto, os guarda-redes são, para memória, os que, quando éramos garotos, só tinham uma oportunidade: “ir para a baliza se queriam jogar.” No entanto, sabemos que é difícil forjar uma grande equipa sem um guarda-redes extraordinário. O Benfica glorioso teve o Costa Pereira; os cinco violinos tiveram o Azevedo; o FC do Porto teve o Vítor Baía; Inglaterra teve o Banks; o Brasil teve, entre outros, o Júlio César em pleno esplendor, e a Alemanha, terra de grandes guarda-redes, teve um muito especial que derrotou a Holanda da Laranja Mecânica, chamado Sepp Maier.

Evidentemente, não estava sozinho e tinha a companhia de super-craques como Beckenbauer ou o goleador Muller, ainda que, no meio destes jogadores de uma outra dimensão, tenha conseguido ser nomeado em três épocas o melhor jogador alemão. Curiosamente, foi amigo desde a mais tenra idade de Beckenbauer e teve a sorte de viver com ele vitórias, tanto a nível de clube como de seleção, que fizeram época ou derrubaram mitos. Tem no seu baú todo o tipo de troféus, tanto nacionais como internacionais, tanto com o seu Bayern de Munique como com a seleção alemã. Pela frente encontrou a Holanda de Cruyff no Campeonato do Mundo de 1974, que, além de maravilhar, arrasava. No entanto, Sepp Maier não só defendeu o possível e o impossível como lançou uma jogada que acabaria em golo. Este jogo mostrou como era e o que era na baliza. Era alto mas não era um gigante; tinha todos os predicados de um grande guarda-redes: reflexos, colocação e domínio da sua área. Holanda atacou por terra e pelo ar mas encontrou-se sempre com um ruivo que, para além de ser magistral, era o rei da brincadeira.

Sepp Meier no grande jogo entre a Alemanha e a Holanda Fonte: DFB
Sepp Meier no grande jogo entre a Alemanha e a Holanda
Fonte: DFB

A década dos 70 ficou marcada por futebolistas fantásticos mas, entre eles, está um guarda-redes que está entre os vinte e três melhores jogadores do século XX. Não é fácil. É considerado o melhor guarda-redes alemão de sempre, e todos sabemos que a Alemanha, em todas as gerações, tem nomes que marcam época. Está entre os cinco melhores guarda-redes de sempre. Figurou em todas as cabalas e foi campeão da Europa e do Mundo, e não existe taça de grande competição que não beijasse.

Teve a sorte de pertencer a uma época na qual muitos futebolistas jogaram toda a vida no seu clube predileto. O Bayern de Munique foi a sua casa desde 1962 até 1979. Jogou desde menino até que se retirou devido a um desastre que lhe deixou marcas – acidente de viação. Era disciplinado e trabalhou a automatização dos movimentos até às proximidades da perfeição. Chamaram-lhe o ‘Gato’. Mais tarde, trabalhou como treinador de guarda-redes e, entre eles, teve um pupilo chamado Oliver Kahn. Realizando estas funções foi Campeão do Mundo, também, em 1990. Os guarda-redes desta estirpe ganham campeonatos e maravilham os adeptos do futebol.

Foto de Capa: @Fred Joch

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Agora é a valer – Diário do Mundial 2026 #18

O Canadá é a primeira seleção nos 16 avos de final do Mundial 2026. Stephen Eustáquio foi a figura da vitória diante da África do Sul.

Nicolás Otamendi deixa elogios a Lionel Messi e lança encontro com Cabo Verde: «Temos de continuar com a mesma mentalidade»

Após tornar-se o defesa com mais jogos em Mundiais pela Argentina, Nicolás Otamendi destacou o papel de Lionel Messi.

Sergi Altimira aterra em Lisboa para reforçar o Sporting: «Quero ganhar todos os títulos possíveis»

Sergi Altimira aterrou no Aeroporto de Lisboa durante a noite deste domingo, preparando-se para assinar oficialmente pelo Sporting.

Cassiano Klein reage à conquista do Bicampenato Nacional: «Marca uma geração que está a fechar um ciclo»

Cassiano Klein abordou o encontro entre o Benfica e o Sporting, relativo ao jogo 5 da final da Primeira Liga de Futsal. A partida terminou com um 4-3 para as águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Stephen Eustáquio quebra monotonia nos descontos e mete Canadá nos oitavos de final do Mundial 2026

O Canadá venceu a África do Sul nos 16 avos de final do Mundial 2026. Canadianos são a primeira seleção na próxima ronda.

Eis os 4 destaques do Benfica 4-3 Sporting

Benfica e Sporting enfrentaram-se durante a noite deste domingo, no jogo número 5 da final da Primeira Liga de Futsal.

Benfica derrota do Sporting e é bicampeão da Primeira Liga de Futsal

Benfica e Sporting definiram durante este domingo o vencedor da Primeira Liga de Futsal num encontro realizado na Luz.