O Passado Também Chuta: Vicente

- Advertisement -

o passado tambem chuta

Vicente, o irmão de Matateu. Matateu, o irmão de Vicente. Duas figuras imortais do Belenenses, duas figuras estelares do futebol português e internacional. Hoje, alguns eruditos desta coisa do futebol, para situar um jogador no topo, costumam argumentar com dados de taças ganhas. Esquecem-se de que o futebol é um jogo coletivo onde os títulos, por muito que sobressaia um jogador, são obra do coletivo. O jornalismo corre atrás do goleador, atribuindo-lhe o louro do triunfador, esquecendo-se do defesa que cortou in extremis um jogada contrária que alteraria o resultado. Por isso, Vicente, sendo do Belenenses, talvez careça da lenda típica dos grandes craques, mas Vicente Lucas foi o Magriço que, no Mundial de Inglaterra, anulou o mítico Pelé sem o roçar. Era dono, para além da técnica, de um sentido posicional e do tempo do corte fora do comum.

Vicente, tal como o Magriço Hilário, cresceu na escola do futebol descalço e da bola amanhada com o disponível; no entanto, esse pontapear alegre, livre e ocasional não os privou de adquirir um sentido tático invejável. Sendo passado, são futebolistas do presente que se adaptariam sem despentear-se ao futebol atual, onde a tática e o sentido tático do jogador primam pela sua importância. Hoje, principalmente no futebol europeu, o jogador limita-se ao exato e à economia da bola, limitando o seu jogo ao útil. Poucos têm licença para inventar. Mas se a este sentido prático lhe somamos a capacidade técnica e a virtude de ler o tempo do jogo temos um mega craque. Vicente, hoje, seria um desses mega craques perseguidos e desejados pelos grandes clubes, porque, apesar dos adorados goleadores, este tipo de jogadores são as verdadeiras almas das grandes equipas.

Com Pelé Fonte: Belenensesilustrado
Vicente com Pelé
Fonte: Belenensesilustrado

Poucos irmãos foram craques contemporâneos na mesma equipa (possivelmente, só os irmãos De Boer, do Ajax). Estamos perante um caso único ou quase único. Vicente começou a jogar no seu Maputo natal no 1º Maio, sendo júnior. Uma seleção das camadas jovens do então Lourenço Marques contra uma seleção da África do Sul fez com que o seu talento alertasse os olheiros continentais. O velho e notável Lusitano de Évora pretendeu-o; no entanto, devido à sua tenra idade, a família não lhe permitiu vir para o continente. Posteriormente, o Belenenses, clube onde jogava o seu irmão, Matateu, ganhou a partida, e chegou antes dos vinte anos a Lisboa. Automaticamente apropriou-se da titularidade.

Falava de títulos, de conquistas para classificar um jogador – se isso fosse condição necessária, Vicente, com as suas duas Taças de Honra e a sua Taça de Portugal, ficaria na penumbra da História do futebol. Mas o talento não se escreve com taças, escreve-se com obra, e o Vicente, apesar de jogar no então quarto grande de Portugal, escreveu romances pelos relvados que pisou. Vicente estreou-se no campeonato nacional contra o Porto, no velho campo das Salésias; jogava, nos seus inícios, como interior-direito. O Porto perdeu 1-0, e o golo teve um selo chamado Vicente. Foi recebido com a alcunha de Matateu II. No entanto, Vicente rapidamente vincou que não era o Matateu II, vincou que era Vicente.

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting: Iván Fresneda sabe que tem sido acompanhado por gigante da La Liga

Iván Fresneda sabe que tem sido acompanhado pelo Barcelona. Não há até ao momento «investida formal» nem «contactos concretos».

Jorge Jesus dá aval para ‘cimeira da paz’ e FPF aguarda resposta de Cristiano Ronaldo

Jorge Jesus mostra-se disponível para ter uma reunião de emergência. Falta agora a resposta de Cristiano Ronaldo.

Imprensa nacional garante: PSG tentou contratar jogador do Benfica no último dia do mercado

O Correio da Manhã diz que o PSG mostrou interesse em Samuel Soares e fez abordagem no verão, que o Benfica recusou.

Ruben Amorim sobre craque do AC Milan: «Estamos verdadeiramente satisfeitos por tê-lo no grupo»

Ruben Amorim falou sobre a gestão de Luka Modric no AC Milan. Médio de 41 anos cumpre a sua segunda época no clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Arranque perfeito: Jorge Jesus é o único novo selecionador europeu a somar três vitórias em três jogos

Entre nomes como Jurgen Klopp, Zinedine Zidane e Xavi Hernández, Jorge Jesus é o único dos novos selecionadores com um registo totalmente vitorioso.

Ruben Amorim e o AC Milan: «Ainda estamos longe de alcançar o nosso potencial, mas precisamos de tempo e de continuidade»

Lê várias declarações de Ruben Amorim sobre o AC Milan. Técnico português falou ainda sobre Gonçalo Ramos e Luka Modric.

Antevisão GP Japão: Jorge Martín voa na qualificação e deixa Marc Márquez à espreita

Jorge Martín alcançou o primeiro lugar na qualificação, seguido de Marc Márquez e Pedro Acosta, que completou os três primeiros lugares.