📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Que jogos devo rever esta quarentena? Santos FC 4-5 CR Flamengo

- Advertisement -

Estávamos em 2011 e o Campeonato Brasileiro estava nesse ano, mais do que nunca, recheado de estrelas oriundas dos vários Estados do Brasil. O melhor campeonato do mundo fora da Europa estava num nível como raramente se tinha visto e os focos de interesse eram muitos.

O dia 27 de julho representaria o expoente máximo desses mesmos focos de interesse, particularmente no jogo entre o Santos Futebol Clube e o Clube de Regatas do Flamengo, a contar para a 12.ª jornada do campeonato. Este era um desafio que à partida já tinha tudo para ser excecional mas cujo guião ditou que ficaria marcado, até à data, como o melhor jogo do século XXI para muitos fãs.

Embora estas não fossem duas equipas de topo nesse ano, o conjunto de jogadores existente em cada um dos lados prometia que este seria um jogo merecedor da atenção de qualquer adepto de qualquer equipa do mundo. E embora uma equipa se constitua por todos os jogadores que a representam, havia, neste caso, especial foco para dois deles, um de cada lado. Na equipa da casa brilhava Neymar Jr., o menino de 19 anos que andava nas bocas do mundo pela qualidade técnica que demonstrava. Pelos visitantes atuava Ronaldinho Gaúcho, o mágico que com 31 anos continuava a espalhar classe pelos relvados de todo o mundo. Era um choque de gerações que, naquele dia, tinha tudo para correr bem.

O jogo começou e rapidamente se confirmaram todas as expetativas de espetáculo, quando aos cinco minutos Borges fez o primeiro da partida a contar para a equipa da casa. Passados poucos minutos, aos 16, o avançado brasileiro fazia o bis e colocava o placard nos 2-0. Embora o resultado fosse já desnivelado, a equipa forasteira continuava as suas investidas, e ao minuto 20, Deivid proporcionou uma das maiores falhas de sempre quando, quase em cima da linha de golo, conseguiu mandar a bola para fora. Era o desespero dos rubro-negros que passados apenas seis minutos viram Neymar Jr. colocar, de novo, a bola no fundo das redes, depois de um lance simplesmente genial que deixava todos de boca aberta.

O resultado parecia já quase irrecuperável e o que se seguiu não cabia na imaginação nem dos mais sonhadores. Ora veja.

Aos 28 minutos, depois de uma falha da defensiva do Santos, Ronaldinho fazia o golo de honra, devolvendo assim a esperança àqueles que tinham mais fé. Mas a questão mudou, quando decorridos apenas mais quatro minutos, o “mengão” fazia o 3-2, proveniente da cabeça de Thiago Neves. Como é percetível, este era um jogo que dava para tudo e não faltou também o momento caricato. Depois de uma grande penalidade cometida sobre Neymar, Elano tentava uma “panenka” que foi facilmente defendida pelo guarda-redes do CR Flamengo, que ainda teve a audácia de gozar com o seu companheiro de profissão.

O jogo prosseguiu e foi na entrada para o intervalo que veio a redenção de Deivid. Depois de um pontapé de canto batido pelo mago, o avançado aparecia ao primeiro poste e restabelecia e igualdade no marcador. Estavam decorridos os primeiros 45 minutos e havia já seis golos.

A segunda parte teria de ser jogada ao nível da primeira e nesta altura já tudo parecia possível. A única certeza era a de que haveriam mais golos e a confirmação chegou logo aos 51 minutos, outra vez através de Neymar Jr. e outra vez com grande nível. Depois de tirar um adversário da frente com apenas um toque, encarou o guarda-redes e com um “chapéu” colocou a bola no fundo da baliza. Era o Santos FC que estava de novo na liderança.

Mas os vermelhos e pretos não se deixariam ficar. E quem mais poderia ser senão o líder e capitão, o mago Ronaldinho, a voltar a trazer esperança à sua equipa? Foi assim que aos 68 minutos de jogo, com um livre cobrado por baixo da barreira, o craque brasileiro restabelecia a igualdade e abria as portas para o que se viria a passar minutos mais tarde. Foi aos 81′ que o próprio se encarregou de colocar a bola na baliza do Santos FC, fazendo assim o hat-trick, confirmando a cambalhota no marcador e o resultado final.

Sim, foram nove golos, uma recuperação fantástica, o bis do menino que estava a nascer no mundo do futebol (um dos golos que lhe valeu o Prémio Puskas desse ano), o hat-trick de um dos melhores jogadores de todos os tempos e a cambalhota no marcador que valeu ao CR Flamengo os três pontos nesse jogo. Houve de tudo e atire a primeira pedra quem não gostaria que os jogos fossem todos assim. Que jogo fantástico!

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Guilherme Vilabril Rodrigues
Guilherme Vilabril Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação de Comunicação Social e é um apaixonado pelo futebol. Praticante desde os três anos, desde cedo que foi rodeado por bola e por treinadores de bancada. Quer ser jornalista desportivo, e viu no Bola na Rede uma excelente oportunidade para começar a dar os primeiros toques.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Mancini com destino definido e vai contar com salário milionário

Roberto Mancini deverá ser confirmado nas próximas horas como novo treinador do Al Sadd, emblema do Catar.

Pablo Felipe em modo goleador vence prémio de Avançado do Mês

Pablo Felipe foi eleito pela Liga Portugal o Avançado do Mês, prémio relativo a setembro e a outubro. O jogador atua no Gil Vicente.

Espanha está perto de segurar Samu Aghehowa

Samu Aghehowa está muito perto de ter que representar a seleção espanhola durante toda a sua carreira.

Negócio fechado: Endrick vai ser emprestado pelo Real Madrid e ser treinado por português

Endrick vai jogar no Lyon de Paulo Fonseca a partir de janeiro. Acordo com o Real Madrid para um empréstimo ficou selado.

PUB

Mais Artigos Populares

Nottingham Forest sobe o preço e exige mais de 100 milhões de euros por alvo do Manchester United de Ruben Amorim

O Manchester United está muito interessado em contratar Elliot Anderson. Nottingham Forest subiu o preço do internacional inglês.

A Taça e o Qarabag provam o talento que existe nas divisões inferiores de Portugal

Talento que Portugal exporta porque cá a meritocracia ainda joga pouco. O Qarabag soma sete pontos na Liga dos Campeões.

Rafa Silva recusa-se a jogar pelo Besiktas e entra em choque com o treinador: eis as novidades sobre o futuro do português

Rafa Silva está envolvido numa nova situação delicada no Besiktas. Avançado em rota de colisão com o treinador e com recusa a jogar.