Que jogos devo rever nesta Quarentena? FC Barcelona 1-0 FC Internazionale Milano

- Advertisement -

A 28 de Abril de 2010, depois de um ano a “olear a máquina”, José Mourinho levava o seu FC Internazionale Milano à meia-final da Liga dos Campeões 2009/2010, contra o todo poderoso FC Barcelona de Pep Guardiola.

Depois de uma primeira mão em casa, onde vencera por 3-1, o Inter, que na sua caminhada até este jogo eliminara o CSKA e o Chelsea nas fases do mata-mata e tinha sido segundo num grupo com este mesmo Barcelona, com o Rubin Kazan e o Dínamo de Kiev, apresentava-se em Camp Nou (onde perdera por 2-0, em novembro) com toda a ilusão e força da experiência de alguns jogadores que viam nesta a derradeira oportunidade para conquistar a Orelhuda. E foi o que aconteceu…

Com uma verdadeira aula tática defensiva de José Mourinho, este fez nesta partida um dos melhores jogos (se não o melhor) da sua carreira – apesar da derrota por um a zero -, mas que lhe permitiu chegar à final desta edição da Liga dos Campeões, que posteriormente venceria. Mas vamos ao jogo.

O Internazionale apresentou-se logo de início com um 11 de tração atrás, jogando Chivu no lugar do habitual titular, Pandev, enquanto que a equipa Catalã fez exatamente o contrário, tentando desde cedo o assalto à baliza defendida por Júlio César. Prova disto é que no final da primeira parte o Inter de Milão acabou com zero(!) remates à baliza, cenário que não mudou até ao final do jogo, enquanto que o Barcelona, apesar da grande superioridade em termos de posse de bola e consequente iniciativa de jogo, não conseguiu materializar essa posse em oportunidades de golo, tendo, inclusive, feito apenas quatro remates à baliza adversária, durante o jogo todo, o que é manifestamente pouco para uma das melhores equipas do Mundo, que jogava em casa e precisava de marcar para sonhar com o apuramento.

Voltando à partida, ao minuto 28 ocorreu um lance fulcral na partida. Thiago Motta, pressionado por Busquets, ao tentar ganhar espaço, mandou a mão para trás, atingindo o jogador do Barcelona no pescoço, que logo caiu no chão. Falta e cartão vermelho para Thiago Motta, deixando o clube italiano com menos um jogador com mais de uma hora por jogar, em pleno Camp Nou. O Barcelona, galvanizado por esta expulsão, tentou tudo por tudo para virar a eliminatória…

Mas não conseguiu. O resto do jogo é fácil de explicar. Posse de bola para o Barcelona, muita dela inconsequente, e uma autêntica aula defensiva do Inter de Mourinho, que inclusive acabou o jogo com Eto’o a defesa-esquerdo numa linha de seis e com a equipa toda compacta atrás da linha da bola.

Ainda houve tempo para o Barcelona marcar um tento de honra, por Piqué, aos 84’, que com grande classe tirou Júlio César do caminho e colocou a bola no fundo das redes do guardião brasileiro. A partir daí, e até ao fim, o Barcelona fez um assalto final à baliza do clube italiano, mas inconsequente, terminando assim o jogo, com 1-0 para o Barcelona (apesar de um susto para o Inter de Milão com um golo anulado a Bojan Krkic, por mão de Touré, que tinha feito a assistência), insuficiente para virar a eliminatória.

O que se viu a seguir foi Mourinho a ser Mourinho, com um dedo levantado e a correr desenfreado pelo Camp Nou, festejando a dura batalha que tinha ganho (e aproveitando para provocar os adeptos/jogadores rivais), que culminou com a conquista do mais desejado troféu de clubes, com uma vitória, por 2-0, frente ao Bayern de Munique, umas semanas depois.

 

DECLARAÇÕES NO FINAL DO JOGO

Pep Guardiola: “A desilusão é enorme. As meias-finais são decididas nos mais pequenos detalhes e, se no ano passado, as coisas correram bem, este ano correram mal. Demos o nosso melhor, mas, infelizmente, não vamos a Madrid [local da Final desse ano]. Temos de dar os parabéns ao Inter por chegar lá. É verdade que somos o Barca, mas quando nove jogadores defendem dentro da área adversária não é fácil. Às vezes, atacar parece muito mais difícil do que defender. Nós atacámos, eles defenderam bem e não vamos procurar desculpas. Cada jogador, cada treinador e cada equipa jogam como querem e não me cabe a mim fazer julgamentos de valor.”

José Mourinho: “Tenho uma equipa de heróis. Os jogadores deixaram o sangue no relvado esta noite. Quero dar os parabéns a todos: aos que jogaram e aos que não jogaram, aos adeptos que estiveram aqui connosco e aos que viram o jogo de casa. Não é complicado imaginar o quão difícil é atingir este ponto. Eliminar o Barcelona com 11 jogadores já é difícil e quando se consegue isso com dez é histórico. O Júlio César foi fantástico e, com ele, até parecia que tínhamos 11 atletas em campo. Esta é a melhor derrota da minha vida e só é pena não ter podido jogar. Claro que seria horrível dentro do campo, mas deixaria lá o meu sangue como fizeram os meus jogadores. Já ganhei a UEFA Champions League, mas esta noite foi ainda melhor porque o apuramento esteve em dúvida até ao último minuto.”

 

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

FC Barcelona: Victor Valdés; Dani Alves, Gerard Piqué, Gabriel Milito (Maxwell, 45’), Seydou Keita; Sergio Busquets (Jeffrén Suárez, 63’), Yaya Touré, Xavi; Lionel Messi, Pedro, Zlatan Ibrahimovic (Bojan Krkic, 63’)

FC Internazionale Milano: Júlio César; Javier Zanetti, Maicon, Lúcio, Wálter Samuel, Chivu; Thiago Motta, Cambiasso, Sneijder (Muntari, 67’); Eto’o (McDonald Mariga, 85’), Diego Milito (Iván Córdoba, 81’)

 

RESUMO DO JOGO

https://www.youtube.com/watch?v=-6fHiCyLRoI&t=699s

Foto de capa: UEFA

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Diogo Teixeira
Diogo Teixeirahttp://www.bolanarede.pt
Finalista do curso de Gestão, Diogo encontra no futebol a sua verdadeira paixão. Devido a esta, lê diariamente dezenas de artigos sobre esta modalidade, na mais variada imprensa nacional e internacional. Aliando isto com o seu gosto pela correção de erros ortográficos e gramaticais, decidiu passar para "o outro lado" e começar a não só ler, mas também a ajudar na produção de artigos desportivos. O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Adana Demirspor afunda-se na Turquia e termina época com -54 pontos e 169 golos sofridos: eis o porquê

Clube turco acaba com um registo profundamente negativo que reflete uma época marcada por castigos e fragilidades competitivas.

Diogo Dalot após a vitória frente ao Liverpool: «Muito feliz pela qualificação para a Champions League»

Em declarações à sua assessoria de imprensa, Diogo Dalot refletiu sobre o triunfo do Manchester United diante do Liverpool.

Jaime Faria perde final do Challenger de Mauthausen após reviravolta

Jaime Faria saiu derrotado este domingo na final do Challenger de Mauthausen, na Áustria, depois de um duelo frente a Roman Safiullin.

Thun faz história e conquista o primeiro título na Suíça ao regressar à elite

O Thun sagrou-se campeão da Suíça pela primeira vez na sua história, num feito alcançado na época de regresso à primeira divisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Começo demolidor acaba em desilusão | Famalicão 2-2 Benfica

O fulgor inicial do Benfica foi diluído numa saída de cabeça baixa, com um resultado que não só sabe a pouco, como abre portas a uma luta acesa com o Sporting por um lugar na Champions League.

Gil Vicente empata a zeros contra o Rio Ave e não aproveita tropeço do Famalicão na luta pelo 5º lugar

Não houve golos no empate entre o Rio Ave e o Gil Vicente. Gilistas não conseguiram apanhar o Famalicão na tabela.

Consagração sem travão na Luz | Benfica 3-1 Sporting

O Benfica entrou em campo com o Hexacampeonato já garantido. Não haverá, no final da época, assim tantas exibições memoráveis em que uma equipa com o título no bolso decida não puxar o 'travão de mão'.