📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Que jogos devo rever nesta Quarentena? FC Barcelona 1-0 FC Internazionale Milano

- Advertisement -

A 28 de Abril de 2010, depois de um ano a “olear a máquina”, José Mourinho levava o seu FC Internazionale Milano à meia-final da Liga dos Campeões 2009/2010, contra o todo poderoso FC Barcelona de Pep Guardiola.

Depois de uma primeira mão em casa, onde vencera por 3-1, o Inter, que na sua caminhada até este jogo eliminara o CSKA e o Chelsea nas fases do mata-mata e tinha sido segundo num grupo com este mesmo Barcelona, com o Rubin Kazan e o Dínamo de Kiev, apresentava-se em Camp Nou (onde perdera por 2-0, em novembro) com toda a ilusão e força da experiência de alguns jogadores que viam nesta a derradeira oportunidade para conquistar a Orelhuda. E foi o que aconteceu…

Com uma verdadeira aula tática defensiva de José Mourinho, este fez nesta partida um dos melhores jogos (se não o melhor) da sua carreira – apesar da derrota por um a zero -, mas que lhe permitiu chegar à final desta edição da Liga dos Campeões, que posteriormente venceria. Mas vamos ao jogo.

O Internazionale apresentou-se logo de início com um 11 de tração atrás, jogando Chivu no lugar do habitual titular, Pandev, enquanto que a equipa Catalã fez exatamente o contrário, tentando desde cedo o assalto à baliza defendida por Júlio César. Prova disto é que no final da primeira parte o Inter de Milão acabou com zero(!) remates à baliza, cenário que não mudou até ao final do jogo, enquanto que o Barcelona, apesar da grande superioridade em termos de posse de bola e consequente iniciativa de jogo, não conseguiu materializar essa posse em oportunidades de golo, tendo, inclusive, feito apenas quatro remates à baliza adversária, durante o jogo todo, o que é manifestamente pouco para uma das melhores equipas do Mundo, que jogava em casa e precisava de marcar para sonhar com o apuramento.

Voltando à partida, ao minuto 28 ocorreu um lance fulcral na partida. Thiago Motta, pressionado por Busquets, ao tentar ganhar espaço, mandou a mão para trás, atingindo o jogador do Barcelona no pescoço, que logo caiu no chão. Falta e cartão vermelho para Thiago Motta, deixando o clube italiano com menos um jogador com mais de uma hora por jogar, em pleno Camp Nou. O Barcelona, galvanizado por esta expulsão, tentou tudo por tudo para virar a eliminatória…

Mas não conseguiu. O resto do jogo é fácil de explicar. Posse de bola para o Barcelona, muita dela inconsequente, e uma autêntica aula defensiva do Inter de Mourinho, que inclusive acabou o jogo com Eto’o a defesa-esquerdo numa linha de seis e com a equipa toda compacta atrás da linha da bola.

Ainda houve tempo para o Barcelona marcar um tento de honra, por Piqué, aos 84’, que com grande classe tirou Júlio César do caminho e colocou a bola no fundo das redes do guardião brasileiro. A partir daí, e até ao fim, o Barcelona fez um assalto final à baliza do clube italiano, mas inconsequente, terminando assim o jogo, com 1-0 para o Barcelona (apesar de um susto para o Inter de Milão com um golo anulado a Bojan Krkic, por mão de Touré, que tinha feito a assistência), insuficiente para virar a eliminatória.

O que se viu a seguir foi Mourinho a ser Mourinho, com um dedo levantado e a correr desenfreado pelo Camp Nou, festejando a dura batalha que tinha ganho (e aproveitando para provocar os adeptos/jogadores rivais), que culminou com a conquista do mais desejado troféu de clubes, com uma vitória, por 2-0, frente ao Bayern de Munique, umas semanas depois.

 

DECLARAÇÕES NO FINAL DO JOGO

Pep Guardiola: “A desilusão é enorme. As meias-finais são decididas nos mais pequenos detalhes e, se no ano passado, as coisas correram bem, este ano correram mal. Demos o nosso melhor, mas, infelizmente, não vamos a Madrid [local da Final desse ano]. Temos de dar os parabéns ao Inter por chegar lá. É verdade que somos o Barca, mas quando nove jogadores defendem dentro da área adversária não é fácil. Às vezes, atacar parece muito mais difícil do que defender. Nós atacámos, eles defenderam bem e não vamos procurar desculpas. Cada jogador, cada treinador e cada equipa jogam como querem e não me cabe a mim fazer julgamentos de valor.”

José Mourinho: “Tenho uma equipa de heróis. Os jogadores deixaram o sangue no relvado esta noite. Quero dar os parabéns a todos: aos que jogaram e aos que não jogaram, aos adeptos que estiveram aqui connosco e aos que viram o jogo de casa. Não é complicado imaginar o quão difícil é atingir este ponto. Eliminar o Barcelona com 11 jogadores já é difícil e quando se consegue isso com dez é histórico. O Júlio César foi fantástico e, com ele, até parecia que tínhamos 11 atletas em campo. Esta é a melhor derrota da minha vida e só é pena não ter podido jogar. Claro que seria horrível dentro do campo, mas deixaria lá o meu sangue como fizeram os meus jogadores. Já ganhei a UEFA Champions League, mas esta noite foi ainda melhor porque o apuramento esteve em dúvida até ao último minuto.”

 

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

FC Barcelona: Victor Valdés; Dani Alves, Gerard Piqué, Gabriel Milito (Maxwell, 45’), Seydou Keita; Sergio Busquets (Jeffrén Suárez, 63’), Yaya Touré, Xavi; Lionel Messi, Pedro, Zlatan Ibrahimovic (Bojan Krkic, 63’)

FC Internazionale Milano: Júlio César; Javier Zanetti, Maicon, Lúcio, Wálter Samuel, Chivu; Thiago Motta, Cambiasso, Sneijder (Muntari, 67’); Eto’o (McDonald Mariga, 85’), Diego Milito (Iván Córdoba, 81’)

 

RESUMO DO JOGO

https://www.youtube.com/watch?v=-6fHiCyLRoI&t=699s

Foto de capa: UEFA

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Diogo Teixeira
Diogo Teixeirahttp://www.bolanarede.pt
Finalista do curso de Gestão, Diogo encontra no futebol a sua verdadeira paixão. Devido a esta, lê diariamente dezenas de artigos sobre esta modalidade, na mais variada imprensa nacional e internacional. Aliando isto com o seu gosto pela correção de erros ortográficos e gramaticais, decidiu passar para "o outro lado" e começar a não só ler, mas também a ajudar na produção de artigos desportivos. O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.