Que jogos devo rever nesta quarentena? Futsal – Portugal 3-2 Espanha

- Advertisement -

Dia 10 de Fevereiro de 2018, o dia mais glorioso do futsal português, sem dúvida alguma. Mas antes de reviver as emoções deste dia mágico, vou só contextualizar o evento e o local, para melhor entendimento dos nossos prezados leitores.

Arena Stozice, em Liubliana, capital da Eslovénia, num campeonato da Europa imaculado da equipa portuguesa, com quatro vitórias em outros tantos encontros, perante uma Espanha a fazer um Europeu bem mais discreto, com triunfos bem menos brilhantes e por conseguinte um pouco menos de favoritismo teórico nesta final, mas com um palmarés demasiado vasto para ser um oponente desvalorizável num jogo decisivo.

O jogo mal tinha arrancado e começou da melhor maneira para o nosso lado, com um tiraço de Ricardinho a entrar no canto superior da baliza de Paco Sedano logo no minuto inicial. Não podíamos desejar uma melhor entrada na partida, apesar da Espanha ainda ter conseguido empatar antes do intervalo.

Já na segunda parte, após um livre estudado e devido a uma falha grave na marcação a Lin, a Espanha virava assim o marcador e punha-se em boa posição para poder conquistar o troféu. Nos minutos finais, o placard favorável aos nossos vizinhos obrigava Jorge Braz o apostar no guarda-redes avançado, e a partir daí começou a aparecer o verdadeiro herói desta noite.

Depois de uma jogada coletiva brilhante, aparentemente simples mas com um nível de execução perfeito, a culminar com um desvio à boca da baliza de Bruno Coelho, limitado fisicamente, mas a dar o exemplo de verdadeiro patriotismo e amor ao país. Mas nem sempre é humanamente possível, tal como sucedeu com Ricardinho no prolongamento.

Por mais que viva, não consigo esquecer a cara de pânico do melhor jogador do mundo ao tombar e perceber, naquele momento, que seria impossível regressar a este jogo. Nesta fase do encontro, ao ver o nosso jogador mais influente a sair por lesão, o cenário estava a ficar muito parecido com o do Euro 2016 em futebol, quando Cristiano Ronaldo também saiu por lesão, faltava “apenas “ o nosso “Éder”, aquele herói capaz de desequilibrar o resultado a nosso favor no prolongamento.

Pouco tempo depois, com a sexta falta espanhola, surge uma oportunidade de ouro, um livre direto de dez metros a ser apontado e convertido por Bruno Coelho, num golo muito festejado um pouco por todo o país, independentemente da nossa cor clubística, tal como a defesa miraculosa de André Sousa nos segundos finais, contando com a ajuda do poste.

Mal soou a buzina, pudemos festejar uma conquista inédita, na nossa segunda final, depois de 2010.

Foi Bruno Coelho que marcou o golo decisivo no prolongamento, dando a maior alegria ao futsal português em termos de seleções
Fonte: UEFA

Numa altura em que os heróis são todos aqueles que em tempos complicados necessitam de sair para o trabalho todos os dias para assegurar serviços essenciais e indispensáveis aos cidadãos, como a saúde, segurança ou o acesso a bens de primeira necessidade, uma boa sugestão é recordar este glorioso dia em que atingimos o topo a nível europeu e, pelo menos até 2022, seremos campeões continentais.

Foto de Capa: UEFA

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Tubarões da Premier League fazem fila por Mateus Mané

O internacional Sub-21 português, Mateus Mané, é um dos alvos principais do Manchester United e Liverpool para o mercado de verão.

Eis os onzes do dérbi Benfica x Sporting para a penúltima jornada da Primeira Liga Feminina

O Hexacampeão, Benfica, recebe o Sporting no Estádio da Luz para a penúltima jornada da Primeira Liga feminina. Eis os onzes oficiais de águias e leoas para o embate.

Luis Enrique e os críticos do jogo entre PSG e Bayern Munique: «Quem critica o 5-4 tem uma opinião de mer…»

Luis Enrique deixou uma farpa às críticas feitas ao encontro entre o PSG e o Bayern Munique, que terminou com vitória dos parisienses por 5-4.

Manchester United x Liverpool: Onde ver o jogo da luta pelo 3.º lugar da Premier League?

Manchester United e Liverpool defrontam-se na 35.ª jornada da Premier League, com início marcado para as 15h30 do próximo domingo, dia 3 de maio.

PUB

Mais Artigos Populares

Vítor Pereira após vitória do Nottingham Forest na Europa League: «É uma honra treinar este clube»

Vítor Pereira reagiu à vitória do Nottingham Forest frente ao Aston Villa por 1-0 na primeira mão das meias-finais da Europa League.

Mikel Arteta destaca Marco Silva: «É um dos melhores treinadores da Premier League»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, elegeu Marco Silva como um dos melhores treinadores da Premier League na conferência de imprensa.

Nuno Borges perde com Matteo Arnaldi e vê a eliminação no torneio de Cagliari

Nuno Borges foi eliminado esta sexta-feira nos quartos de final do challenger de Cagliari. Tenista português derrotado por Matteo Arnaldi.