Olheiro BnR | Charalampos Kostoulas

A Grécia tem sido, na história recente, uma fábrica de bons pontas de lança. Nos últimos anos, nomes como Charisteas, Samaras, Mitroglou e claro, Vangelis Pavlidis, têm dado ao futebol grego o selo de bom produtor de jogadores de ataque. Mas o legado está longe de terminar, e aliás, acabou de ganhar um capítulo bem mais interessante e diferenciador de todos os outros.

No maior clube grego, o Olympiakos, joga atualmente aquele que, para mim, é o ponta de lança com mais potencial da Europa inteira. Chama-se Charalampos Kostoulas e tem apenas 17 anos, sim, ainda nem sequer atingiu a maioridade, mas a sua qualidade futebolística está a ser aprimorada de forma muito rápida.

Em muitos anos, não me lembro sinceramente de ver um ponta de lança com tenra idade a causar tantos problemas às defesas adversárias e a levar os grandes clubes europeus à loucura pelo seu concurso.

Estou completamente maravilhado, a verdade é essa, porque vejo em Kostoulas o herdeiro perfeito de Alexandre Pato, pelas características físicas e técnicas e até pelo percurso de carreira, que se espera ter outro desfecho, bem mais brilhante. Charalampos tem tudo o que um ponta de lança de alto nível deve ter, mas que claro ainda não está exponenciado ao seu máximo, mas trata-se de um avançado muito rápido, forte no jogo aéreo, rápido das desmarcações, remata bem e finaliza com qualidade, mas sobretudo, tem uma técnica impressionante. 

Dentro de campo, as suas tarefas não se limitam a estar parado dentro de área, bem pelo contrário, Kostoulas é um jogador de choque, gosta de ter bola, não se esconde do jogo e procura sempre o um para um com os adversários. Tem claramente aquela ingenuidade boa que os jovens jogadores devem ter, e vai ter com toda a certeza um futuro brilhante pela frente. 

Avaliado atualmente em cerca de oito milhões de euros, isto com apenas 17 anos e a jogar numa liga mais modesta como é a liga grega, o jovem avançado soma 12 golos nesta época e duas assistências, numa prestação dividida entre os escalões jovens e a equipa principal de Atenas. 

Numa era onde os grandes avançados são muito difíceis de encontrar, deixo esta maravilhosa joia para todos verem. Por muito que gostasse de o ver atuar em Portugal, foi insistentemente apontado ao Benfica, este miúdo é para outros voos, não só por ter sido um dos pilares da conquista recente da Youth League, mas também pela excelente transição que está a fazer para o mundo dos “graúdos”. 

Do que a Grécia tem de melhor, a nata da nata, Charalampos Kostoulas.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Defesa informou o Liverpool que não vai renovar e aproxima-se do Real Madrid

Ibrahima Konaté comunicou ao Liverpool que não pretende renovar contrato e, segundo a imprensa internacional, o central francês deverá rumar ao Real Madrid no final da época.

Miguel Oliveira admite dúvidas quanto ao regresso ao MotoGP: «Parece improvável»

O piloto português terminou o grande prémio de São Marino no nono lugar e revelou que está a ponderar o futuro, com várias propostas em cima da mesa, mas com poucas perspetivas de regressar ao MotoGP em 2027.

Gian Piero Gasperini confirma lesão de Paulo Dybala: «A sua ausência vai sentir-se»

A Roma perdeu em casa diante do Torino por 1-0 e viu Paulo Dybala abandonar o encontro devido a um problema muscular na coxa esquerda. Gian Piero Gasperini confirmou a lesão do jogador.

Caldas empata com o 1º de Dezembro (2-2): eis os restantes resultados da Liga 3

O 1º Dezembro empatou 2-2 no Campo da Mata e assumiu a liderança da Série B da Liga 3. Consulta os restantes resultados do dia.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Braz forçado a 2 alterações na convocatória da seleção de futsal

O selecionador Jorge Braz convocou André Correia e Bruno Pinto para o estágio de Portugal, substituindo os jogadores afastados por problemas físicos.

Gil Vicente acentua crise do Braga na Primeira Liga e vence arsenalistas na Pedreira

O Braga somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer na Primeira Liga. Gil Vicente superou os arsenalistas na Pedreira e conseguiu vitória por 1-0.

João Noronha Lopes já tem definido o nome do diretor desportivo para o Benfica

João Noronha Lopes aposta em Tomás Amaral para diretor desportivo do Benfica. Candidato volta a escolher nome com experiência na casa.