📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR | Mahamadou Sangaré

- Advertisement -

A prestação do PSG na Champions League e está a dar nas vistas e a despertar a ambição dos fãs parisienses no que diz respeito a um título que seria inédito. A campanha do gigante francês na Youth League foi bastante menos notável, com a eliminação a surgir logo na fase de liga. Um dos pontos mais positivos desta participação foi a performance individual de Mahamadou Sangaré.

Nascido em março de 2007 no Mali, Sangaré foi formado no Racing Club de France e no Montrouge FC 92. Chegou ao PSG em 2023, com 16 anos, mas não chegou a alinhar pelos sub-17. A sua qualidade pedia mais e foi imediatamente integrado no escalão etário acima, tornando-se o melhor marcador do campeonato francês sub-19 na época 2023/24.

Na temporada atual, foi mesmo na Youth League que o ponta de lança franco-maliano se destacou. Oito golos e duas assistências nos seis encontros da fase de liga constituíram o registo impressionante do jovem avançado.

Não sendo só de estatísticas que se faz um jogador, Sangaré tem também uma nota elevada no eye-test, evidenciando várias características que o podem ajudar a afirmar-se como um jogador de topo. Velocidade e aceleração notáveis fazem dele uma peça letal em qualquer jogada de contra-ataque, com o extra de demonstrar frieza para finalizar com classe após percorrer uma grande parcela do terreno.

O seu pé esquerdo é uma ameaça à baliza adversária, tanto em jogo corrido como de bola parada (veja-se o golo de livre direto que apontou ao Atlético de Madrid). A capacidade de ler o jogo e aproveitar os espaços para utilizar a sua rapidez é outro dos pontos chaves do seu estilo de jogo.

Como acontece com qualquer jogador jovem, há aspetos que Sangaré pode aprimorar: o seu posicionamento em momento defensivo não é o melhor (dando frequentemente origem a faltas desnecessárias) e a tomada de decisão também poderá evoluir, principalmente se o camisola nove conseguir desligar o “complicómetro”.

Maioritariamente usado como avançado centro, por vezes deriva para a ala direita, onde a sua agilidade e capacidade de drible se torna evidente. Nessa vertente, os cruzamentos deverão ser mais precisos, fazendo da polivalência uma característica importante para lhe garantir minutos de jogo ao mais alto nível. O pé direito também pode (e deve) ser treinado.

O PSG tem feito uma aposta mais avolumada nos talentos da formação e Sangaré poderá ser um dos próximos a ter uma oportunidade. Caso não seja aposta, a montra da Youth League será certamente útil para encontrar outro clube onde possa desenvolver toda a habilidade que já demonstrou possuir. Um empréstimo a um emblema da Ligue 2 também seria uma boa opção para ambas as partes.

Com dupla nacionalidade, o avançado do PSG já foi chamado aos sub-18 franceses. Com a concorrência de peso nos bleus, Sangaré poderá também optar por representar o Mali, onde terá naturalmente um lugar “reservado”. Numa fase determinante do seu desenvolvimento, os próximos passos serão determinantes para a definição de uma carreira que tem tudo para ser brilhante.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Salah | Novela egípcia em terras de Sua Majestade

Quem acompanha o Liverpool com regularidade conseguiu perceber desde cedo na época que Salah não tinha entrado com o pé direito.

Ajax vai contratar antigo defesa do Arsenal para tentar salvar o setor defensivo

Takehiro Tomiyasu, antigo jogador do Arsenal, livre desde o verão, está a um passo de assinar um contrato de curta duração com o Ajax.

Aymeric Laporte sofre grave lesão e enfrenta paragem prolongada

Os exames médicos realizados confirmaram o pior cenário para Aymeric Laporte. Foi diagnosticado com um problema muscular grave na perna esquerda.

Gareth Bale acaba o mito da má relação com Cristiano Ronaldo: «Nunca tivemos nenhum tipo de discussão»

Gareth Bale garante que nunca existiram discussões com Cristiano Ronaldo e critica a imagem falsa criada pela imprensa espanhola.

PUB

Mais Artigos Populares

Donos do Chelsea pescam promessa do Mundial Sub-17

Muhammad Zongo, médio de apenas 16 anos, foi recrutado pelo grupo proprietário do Chelsea, mas o destino inicial é a Ligue 1.

Donos do PSG e acionistas do Braga compram clube de Bruno Pinheiro

A Qatar Sports Investments (QSI) expande o seu portfólio e adquire o Eupen, emblema da Segunda Liga da Bélgica, clube do treinador português Bruno Pinheiro.

Rui Borges eleito o Treinador do Mês pela Liga Portugal

Rui Borges foi eleito o Treinador do Mês por parte da Liga Portugal, ficando à frente de Francesco Farioli e Carlos Vicens.