Olheiro BnR | Mahamadou Sangaré

- Advertisement -

A prestação do PSG na Champions League e está a dar nas vistas e a despertar a ambição dos fãs parisienses no que diz respeito a um título que seria inédito. A campanha do gigante francês na Youth League foi bastante menos notável, com a eliminação a surgir logo na fase de liga. Um dos pontos mais positivos desta participação foi a performance individual de Mahamadou Sangaré.

Nascido em março de 2007 no Mali, Sangaré foi formado no Racing Club de France e no Montrouge FC 92. Chegou ao PSG em 2023, com 16 anos, mas não chegou a alinhar pelos sub-17. A sua qualidade pedia mais e foi imediatamente integrado no escalão etário acima, tornando-se o melhor marcador do campeonato francês sub-19 na época 2023/24.

Na temporada atual, foi mesmo na Youth League que o ponta de lança franco-maliano se destacou. Oito golos e duas assistências nos seis encontros da fase de liga constituíram o registo impressionante do jovem avançado.

Não sendo só de estatísticas que se faz um jogador, Sangaré tem também uma nota elevada no eye-test, evidenciando várias características que o podem ajudar a afirmar-se como um jogador de topo. Velocidade e aceleração notáveis fazem dele uma peça letal em qualquer jogada de contra-ataque, com o extra de demonstrar frieza para finalizar com classe após percorrer uma grande parcela do terreno.

O seu pé esquerdo é uma ameaça à baliza adversária, tanto em jogo corrido como de bola parada (veja-se o golo de livre direto que apontou ao Atlético de Madrid). A capacidade de ler o jogo e aproveitar os espaços para utilizar a sua rapidez é outro dos pontos chaves do seu estilo de jogo.

Como acontece com qualquer jogador jovem, há aspetos que Sangaré pode aprimorar: o seu posicionamento em momento defensivo não é o melhor (dando frequentemente origem a faltas desnecessárias) e a tomada de decisão também poderá evoluir, principalmente se o camisola nove conseguir desligar o “complicómetro”.

Maioritariamente usado como avançado centro, por vezes deriva para a ala direita, onde a sua agilidade e capacidade de drible se torna evidente. Nessa vertente, os cruzamentos deverão ser mais precisos, fazendo da polivalência uma característica importante para lhe garantir minutos de jogo ao mais alto nível. O pé direito também pode (e deve) ser treinado.

O PSG tem feito uma aposta mais avolumada nos talentos da formação e Sangaré poderá ser um dos próximos a ter uma oportunidade. Caso não seja aposta, a montra da Youth League será certamente útil para encontrar outro clube onde possa desenvolver toda a habilidade que já demonstrou possuir. Um empréstimo a um emblema da Ligue 2 também seria uma boa opção para ambas as partes.

Com dupla nacionalidade, o avançado do PSG já foi chamado aos sub-18 franceses. Com a concorrência de peso nos bleus, Sangaré poderá também optar por representar o Mali, onde terá naturalmente um lugar “reservado”. Numa fase determinante do seu desenvolvimento, os próximos passos serão determinantes para a definição de uma carreira que tem tudo para ser brilhante.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Borussia Dortmund segura Fábio Silva: «Neste momento não existe um cenário em que queiramos deixá-lo sair»

O Borussia Dortmund quer a continuidade de Fábio Silva. Diretor desportivo do clube falou sobre a situação do avançado português.

Santa Clara prepara-se para vender reforço do verão por 60 mil euros

Luquinhas está de saída do Santa Clara. O extremo vai regressar à Polónia e tem chegada ao Radomiak muito bem encaminhada.

Trabzonspor perdeu Sidny Lima para o Benfica e continua em Portugal por defesas do Famalicão e do Gil Vicente

O Trabzonspor está de olho no mercado português. Pedro Bondo (Famalicão) e Ghislain Konan (Gil Vicente) na lista dos turcos.

Nuno Borges perde com Andrey Rublev e é eliminado do Open de Hong Kong

Nuno Borges está fora do Open de Hong Kong. Tenista português perdeu com Andrey Rublev e foi eliminado nos quartos de final.

PUB

Mais Artigos Populares

Toluca despede-se de Héctor Herrera

Héctor Herrera já não é jogador do Toluca. Médio ex-FC Porto deixa o emblema mexicano depois da conquista do bicampeonato.

Sporting conta com 2 regressos aos treinos e Rui Borges tem assim motivos para sorrir

O Sporting volta aos trabalhos nesta sexta-feira e há boas notícias. Zeno Debast e Geny Catamo regressam aos treinos.

FC Porto prolonga empréstimo de João Moreira até ao final da época

João Moreira vai continuar no FC Porto até ao final da época. Dragões prolongaram empréstimo e melhoraram condições de compra.