Olheiro BnR | Mahamadou Sangaré

- Advertisement -

A prestação do PSG na Champions League e está a dar nas vistas e a despertar a ambição dos fãs parisienses no que diz respeito a um título que seria inédito. A campanha do gigante francês na Youth League foi bastante menos notável, com a eliminação a surgir logo na fase de liga. Um dos pontos mais positivos desta participação foi a performance individual de Mahamadou Sangaré.

Nascido em março de 2007 no Mali, Sangaré foi formado no Racing Club de France e no Montrouge FC 92. Chegou ao PSG em 2023, com 16 anos, mas não chegou a alinhar pelos sub-17. A sua qualidade pedia mais e foi imediatamente integrado no escalão etário acima, tornando-se o melhor marcador do campeonato francês sub-19 na época 2023/24.

Na temporada atual, foi mesmo na Youth League que o ponta de lança franco-maliano se destacou. Oito golos e duas assistências nos seis encontros da fase de liga constituíram o registo impressionante do jovem avançado.

Não sendo só de estatísticas que se faz um jogador, Sangaré tem também uma nota elevada no eye-test, evidenciando várias características que o podem ajudar a afirmar-se como um jogador de topo. Velocidade e aceleração notáveis fazem dele uma peça letal em qualquer jogada de contra-ataque, com o extra de demonstrar frieza para finalizar com classe após percorrer uma grande parcela do terreno.

O seu pé esquerdo é uma ameaça à baliza adversária, tanto em jogo corrido como de bola parada (veja-se o golo de livre direto que apontou ao Atlético de Madrid). A capacidade de ler o jogo e aproveitar os espaços para utilizar a sua rapidez é outro dos pontos chaves do seu estilo de jogo.

Como acontece com qualquer jogador jovem, há aspetos que Sangaré pode aprimorar: o seu posicionamento em momento defensivo não é o melhor (dando frequentemente origem a faltas desnecessárias) e a tomada de decisão também poderá evoluir, principalmente se o camisola nove conseguir desligar o “complicómetro”.

Maioritariamente usado como avançado centro, por vezes deriva para a ala direita, onde a sua agilidade e capacidade de drible se torna evidente. Nessa vertente, os cruzamentos deverão ser mais precisos, fazendo da polivalência uma característica importante para lhe garantir minutos de jogo ao mais alto nível. O pé direito também pode (e deve) ser treinado.

O PSG tem feito uma aposta mais avolumada nos talentos da formação e Sangaré poderá ser um dos próximos a ter uma oportunidade. Caso não seja aposta, a montra da Youth League será certamente útil para encontrar outro clube onde possa desenvolver toda a habilidade que já demonstrou possuir. Um empréstimo a um emblema da Ligue 2 também seria uma boa opção para ambas as partes.

Com dupla nacionalidade, o avançado do PSG já foi chamado aos sub-18 franceses. Com a concorrência de peso nos bleus, Sangaré poderá também optar por representar o Mali, onde terá naturalmente um lugar “reservado”. Numa fase determinante do seu desenvolvimento, os próximos passos serão determinantes para a definição de uma carreira que tem tudo para ser brilhante.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica faz proposta por jogador do Al Qadsiah e Barcelona está atento

O Benfica está interessado em contratar Cléber Souza, jogador que pertence aos quadros do Al Qadsiah e está em final de contrato.

Barcelona quer ficar com João Cancelo a custo zero: Português está disposto a sacrificar parte do salário para ficar na Catalunha

O Barcelona pretende contratar João Cancelo a custo zero. O defesa-lateral termina contrato com o Al Hilal em 2027 mas pode vir a sacrificar parte do salário para ficar.

Eis os onzes oficiais do Sporting x Bodo/Glimt nos oitavos de final da Champions League

O Sporting defronta o Bodo/Glimt nos oitavos de final da Champions League. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas.

EUA divulga convocados para jogos particulares contra Portugal e Bélgica

Mauricio Pochettino anunciou a convocatória dos EUA para os encontros particulares diante da Bélgica (28 de março) e Portugal (1 de abril).

PUB

Mais Artigos Populares

Rafael Leão reage às críticas com verso da Bíblia: «Faz o que está ao teu alcance. O impossível é tarefa minha»

Rafael Leão tem sido criticado pela reação à sua substituição durante a derrota do AC Milan frente à Lazio. Em resposta, o português citou um verso do Evangelho de Lucas.

Jogador do Estoril Praia iguala Francisco Trincão e firma a melhor temporada na carreira

João Carvalho igualou Francisco Trincão no top de melhor assistentes na Primeira Liga, com 10 passes para golo.

João Palhinha reflete sobre a carreira e deixa fortes elogios a Marco Silva: «Foi o treinador que conseguiu puxar mais por mim»

Numa entrevista ao programa Jogo pelo Jogo, João Palhinha abordou vários temas, incluindo o título nacional pelo Sporting e as experiências com Marco Silva e Jorge Jesus.