Olheiro BnR – Adalberto Peñaranda

- Advertisement -

olheiro bnr

Adalberto Peñaranda pode não ser o nome mais bonito, mas talvez valha a pena decorá-lo, dado que este jovem venezuelano, que a Udinese emprestou ao Granada, está a ser uma das revelações da liga espanhola esta temporada.

Começou a época na equipa B e teve de esperar até novembro para se estrear pela equipa principal, tornando-se no jogador mais jovem de sempre a jogar pelo Granada na 1.ª liga, com 18 anos e 175 dias. Desde aí, não mais saiu do onze inicial (só mesmo nesta última semana, por lesão) e já fez quatro golos em nove jogos. Esse registo goleador, com apenas 18 anos, é um feito que partilha com um restrito grupo de jogadores, entre os quais se incluem Raúl, Fernando Torres, Agüero e Messi.

Tem 1,85m, mas não é pelo jogo aéreo que se distingue. É muito móvel e rapidíssimo a correr, mesmo com bola, tendo depois boa capacidade de remate com o pé direito. De resto, foi assim que fez os seus quatro golos. Destaco o primeiro, que marcou ao Levante num contra-ataque: Peñaranda arrancou da sua própria área, para onde tinha ido para ajudar a defender num canto, e dez segundos depois estava a fazer o golo na área adversária. Pelo meio, ainda teve de receber um passe longo, algo que fez na perfeição, sem abrandar um segundo.

Peñaranda celebra mais um golo pelo Granada Fonte: Granada FC
Peñaranda celebra mais um golo pelo Granada
Fonte: Granada FC

Apesar de ter apenas 18 anos, Peñaranda não se inibe nem se esconde do jogo. Com bola vai para cima dos defesas; sem ela, é agressivo na pressão, tanto que, no jogo de estreia, viu o amarelo logo aos seis minutos. Nesse dia não conseguiu marcar, mas ajudou o Granada a alcançar a segunda vitória na Liga (à 12.ª jornada!). No final da partida, o treinador José Ramón Sandoval dizia na conferência de imprensa: “Os jogadores da equipa B têm de bater à porta e derrubá-la para poderem jogar com a primeira equipa e creio que este miúdo hoje a derrubou”.

Tem jogado como o homem mais adiantado do ataque, mas não é propriamente um avançado de área. No Granada, beneficia do espaço que tem para correr, dado que a equipa costuma jogar recuada e, por isso, fica a curiosidade de saber se, no futuro, também se conseguirá assumir numa equipa que seja mais dominadora. Aí, é bastante possível que acabe por jogar como extremo, posição em que também já jogou esta época.

Por agora, é seguir com atenção os jogos do Granada e as arrancadas daquele rapaz com o número 27 nas costas. Consiga ele manter o nível exibicional que vem demonstrando e ficar afastado das lesões (neste momento está parado por isso mesmo) e não tardará muito a saltar para uma equipa com maiores ambições. Até lá, vá decorando: Adalberto Peñaranda.

Foto de Capa: Granada FC

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

UD Leiria comunica adiamento do jogo da Segunda Liga frente ao Paços de Ferreira devido à depressão Kristin

A UD Leiria comunicou o adiamento do jogo frente ao Paços de Ferreira. O clube já tem acordo com o emblema pacense e a Liga Portugal.

Al Ula de José Peseiro vence segundo jogo consecutivo na Arábia Saudita

O Al Ula derrotou o Al Bukayriyah, por 3-1, na jornada 19 da Segunda Liga da Arábia Saudita. A equipa de José Peseiro está no quarto lugar.

Braga: Baixa no último treino antes da viagem para os Países Baixos traz uma novidade na convocatória

No treino desta quarta-feira, Carlos Vicens não pode contar com mais um elemento do plantel do Braga, em preparação para o embate com o Go Ahead Eagles.

Imprensa inglesa aponta Vítor Pereira para cargo no Leicester City após despedimento de Martí Cifuentes

No passado domingo, o Leicester City despediu Martín Cifuentes ao fim de um ano no clube. Vítor Pereira surge como um nome apontado ao cargo.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola não esconde admiração por Bernardo Silva: «Impressionou-me logo no Mónaco mas nunca esperei isto»

Pep Guardiola abordou o jogo do Manchester City frente ao Galatasaray e o treinador espanhol não poupou elogios a Bernardo Silva.

Al Hilal anuncia saída de Kaio César por empréstimo para o Corinthians

Kaio César vai ser jogador do Corinthians. O extremo ex-Vitória SC, chega à equipa brasileira proveniente do Al Hilal por empréstimo até ao final da temporada.

Quique Flores elogia José Mourinho e destaca: «Boa parte dos adeptos do Real Madrid está com Mourinho e admira-o»

Em entrevista, Quique Flores recordou a sua carreira, abordou o jogo de quarta-feira, entre Benfica e Real Madrid, e falou sobre a fase atual de ambos os clubes.