Olheiro BnR | Amar Dedić

Amar Dedić é reforço do Benfica. O lateral bósnio chega do Marselha a troco de 10 milhões de euros e assina contrato até 2030. Aos 22 anos, traz na bagagem experiência internacional, intensidade, qualidade com bola e um perfil ofensivo que promete dar outra vida ao lado direito da defesa encarnada.

Natural da Áustria, onde nasceu e fez toda a formação, Dedić optou por representar a Bósnia-Herzegovina a nível de seleções, país das suas raízes. E não só representa como é titular da seleção principal, somando já várias internacionalizações com apenas 22 anos. Um sinal claro da sua qualidade e da confiança que lhe é depositada a nível internacional.

Foi precisamente na estrutura da Red Bull que cresceu como jogador, formou-se no Liefering, clube satélite do RB Salzburg, e foi subindo etapas até se afirmar como titular absoluto na equipa principal. Pelo meio, uma passagem importante pelo Wolfsberger, em 2021, onde fez 32 jogos no campeonato austríaco e ganhou minutos e maturidade.

Fisicamente é forte, intenso, combativo. Aguenta duelos, recupera bem e tem presença. Mas o que mais salta à vista em Dedić é a forma como se envolve com bola: rápido, ofensivo, gosta de participar no jogo interior, de combinar, de atacar o espaço, especialmente quando faz sobreposições no corredor direito. Tem qualidade técnica, sabe sair da pressão e não se esconde. É um lateral moderno, daqueles que pede bola e tenta criar.

Destaca-se, também, pela tendência em vir de fora para dentro, procurando zonas de finalização. Tem remate fácil, gosta de tabelar com os médios ou extremos e é perigoso quando aparece solto no último terço. No fundo, é um lateral que joga quase como um ala em certos momentos, o que pode ser especialmente útil em jogos onde o Benfica controla o ritmo e precisa de laterais participativos.

No Marselha foi utilizado à esquerda, posição que também pode ocupar, mas a adaptação à Ligue 1 não correu bem. Chegou em janeiro e não conseguiu impor-se. Essa curta passagem por França abriu a porta ao Benfica, que aproveitou o momento para garantir um jogador que já vinha a brilhar no RB Salzburg e que, em condições normais, teria mercado bem mais inflacionado.

Comparando com Alexander Bah, os dois são diferentes. Ambos têm algumas debilidades defensivas, mas é no momento ofensivo que se distinguem. Dedić é mais criterioso, mais envolvido com bola, mais inteligente nos movimentos interiores e na tomada de decisão. Bah, por sua vez, é mais vertical, mais direto, aposta na velocidade e no instinto. Mas no capítulo físico, Dedić até leva vantagem, é mais forte nos duelos, mais resistente ao choque e mais constante ao longo do jogo.

Mapa de calor de Amar Dedić
Mapa de calor de Amar Dedić Fonte: Sofascore

Fica, no entanto, a dúvida, por que motivo o Salzburg deixou sair um jogador jovem, titular e com margem de progressão? Talvez uma proposta irrecusável, talvez estratégia de negócio. Mas a verdade é que Dedić estava em plena afirmação e parecia pronto para consolidar-se no projeto do RB Salzburg.

Agora, com a camisola do Benfica, terá a oportunidade de provar que é mais do que uma promessa. Amar Dedić é reforço e, se confirmar o que mostrou na Áustria, poderá ser uma das peças mais importantes do lado direito encarnado. Traz aquilo que faltou em muitos momentos da última época: qualidade com bola, iniciativa ofensiva e presença constante no jogo.

É jovem, tem rodagem, é titular da sua seleção e chega com fome de afirmação. Se encaixar bem no modelo de jogo, o Benfica pode ter aqui um lateral para marcar a diferença.

Diego Tamaian
Diego Tamaian
O Diego está a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação e quer seguir jornalismo de desporto. O futebol está-lhe no sangue, é fanático pela Bundesliga, adora analisar jogadores e partilhar opiniões um pouco diferentes dos outros, sempre com respeito pela verdade desportiva.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.