Olheiro BnR – Andrea Bertolacci

olheiro bnr

No jogo em que Portugal bateu a Itália em Genebra, os 90 minutos chegaram para confirmar algo de que já me tinha apercebido há algum tempo: a seleção italiana atravessa uma crise de identidade e não é capaz de apresentar um modelo de jogo e uma base bem definidos. A equipa precisa de referências urgentemente, e o facto de Buffon e Pirlo estarem a “dar as últimas” só torna esta necessidade mais gravosa.

Ainda assim, os mesmos 90 minutos revelaram um oásis de esperança em forma de médio: Andrea Bertolacci. Há três épocas no Génova, fez formação na AS Roma, e conta com três internacionalizações pela squadra azzurra, tendo sido um dos poucos jogadores que, frente à Seleção portuguesa, demonstrou vontade e ideias para acordar a equipa da apatia que a tem caracterizado ultimamente.

“Formiguinha operária” com faro de golo

O estilo não engana. Bertolacci é o típico médio trabalhador, da mesma casta de João Moutinho. Prefere jogar na posição de ‘box-to-box’, como fez frente a Portugal, e tem uma precisão de passe bastante apurada. Longe de ser exuberante, faz da regularidade a sua principal arma, razão para ter terminado a época como um dos jogadores mais utilizados no Génova: 35 jogos.

Também não se coíbe de, quando a oportunidade surge, chegar perto da área adversária. Não é raro vê-lo começar os jogos mais perto dos avançados, graças à capacidade de retenção de bola e boa finalização: esta temporada melhorou o seu registo de golos (seis, no total), contribuindo de forma direta para o interessante 6.º lugar da sua equipa na Liga. Gosta de ter o esférico colado ao pé e protege-o bem, libertando-o apenas quando tem a certeza de fazer um passe acertado ou remate.

Bertolacci foi um dos principais responsáveis pela boa época do Génova Fonte: Página do Facebook de Andrea Bertolacci
Bertolacci foi um dos principais responsáveis pela boa época do Génova
Fonte: Página do Facebook de Andrea Bertolacci

Adeus ao Luigi Ferraris?

O AC Milan é um dos interessados na sua contratação e, nos últimos dias, foi noticiada a pretensão da Roma em resgatá-lo. É claramente um médio talhado para voos mais altos, já que alia todos os seus recursos técnicos acima descritos a uma boa visão de jogo e consciência tática acima da média.

Num futebol a caminho da estagnação, surge como um dos produtos mais evoluídos e condizentes com o futebol atual produzidos pela escola italiana. Ainda terá de esperar pela sua vez para assumir o estatuto de indispensável na sua seleção (Pirlo, De Rossi e Marchisio são hierarquicamente superiores), mas não tenho dúvidas de que poderá ser uma das referências no futuro. A partir daqui, é para ser seguido com atenção.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Andrea Bertolacci

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cantos e chamas em Barcelos | Gil Vicente x FC Porto

Costuma dizer-se que “o melhor é para o fim”, sendo algo subjetivo neste caso, um excelente jogo e que gera mais expetativa fica para o fim.

As consequências da goleada sofrida pelo Santos: treinador despedido e Neymar entre lágrimas e palavrões

O Santos sofreu uma das goleadas mais pesadas da história frente ao Vasco da Gama. Cléber Xavier foi despedido e Neymar reagiu com lágrimas e frustração.

Vasco Seabra: «Queremos sempre jogar, mas também queremos ganhar, às vezes as pessoas confundem»

Vasco Seabra analisou o embate entre o Sporting e o Arouca, relativo à segunda jornada da Primeira Liga e realizado este domingo. O conjunto de Alvalade terminou por vencer o encontro.

Rui Borges: «Ao intervalo disse que o maior respeito que podíamos ter pelo adversário era mantermos a seriedade e ir em busca de mais»

Jogador analisou o embate entre o Sporting e o Arouca, relativo à segunda jornada da Primeira Liga e realizado este domingo. O conjunto de Alvalade terminou por vencer o encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

José Fontán: «Acho que podíamos ter feito um grande jogo»

José Fontán analisou o embate entre o Sporting e o Arouca, relativo à segunda jornada da Primeira Liga e realizado este domingo. O conjunto de Alvalade terminou por vencer o encontro.

AC Milan elimina Bari da Taça de Itália numa noite agridoce para Rafael Leão

O AC Milan bateu o Bari por 2-0, na primeira eliminatória da Taça de Itália. Rafael Leão marcou e saiu lesionado.

Luis Suárez: «Gyokeres fez a sua história e eu quero marcar a minha»

Luis Suárez analisou o embate entre o Sporting e o Arouca, relativo à segunda jornada da Primeira Liga e realizado este domingo. O conjunto de Alvalade terminou por vencer o encontro.