Olheiro BnR: Deni Avdija, a esperança israelita

- Advertisement -

DE ISRAEL A WASHINGTON: O TAMANHO DO SONHO

O sonho americano começou há menos de um mês para Deni Avdija. O servio-israelita foi escolhido pelos Washington Wizards com a nona escolha do Draft de 2020. Quando muitos achavam que podia estar no Top 5 e consolidar-se como o melhor “estrangeiro” da noite, acabou por cair algumas posições. Na capital dos Estados Unidos, vai tentar provar que as equipas que não acreditaram no seu talento estavam erradas.

Natural de Beit Zera, a norte de Israel, Deni começou por jogar futebol. Não satisfeito com o desporto mais popular do país, apaixonou-se pelo basquetebol pouco depois. E foi com a borracha laranja e preta entre as mãos que começou a espalhar magia pelos pavilhões. O o talento não passou despercebido ao maior clube do Médio Oriente, o Maccabi Tel Aviv, que o recrutou para as suas fileiras.

O percurso foi tudo menos natural na formação. Aos 16 anos e 320 dias, estreou-se na equipa principal do Maccabi, tornando-se o jogador mais novo de sempre a atuar pelo clube. Paulatinamente, os minutos foram aumentando e a confiança trouxe outros atributos ao jovem. Com isso, a fama escapou das fronteiras israelitas e depressa se tornou uma esperança do basquetebol mundial.

O radar nunca mais se desligou. Os anos foram passando e a idade para entrar no Draft (19 anos) tinha chegado. Com o sonho de jogar na NBA, Deni não deixou as raízes sem  marcar o  basquetebol israelita. Além de ter vencido dois campeonatos da europa na categoria de sub-20 com o seu país, também venceu a nível interno. Este ano, apesar da Covid-19, o Maccabi foi campeão e Avdija foi considerado o MVP.

De Israel a Washington são muitos quilómetros de distância. Estes, foram encurtados quando Adam Silver chamou o nome de Deni Avdija. A partir desse momento, o israelita tornou-se um jogador da melhor liga de basquetebol do mundo. As cores dos Wizards no chapéu oficializaram a mudança, que promete encantar os americanos.

Apesar de ser comparado a Luka Doncic pela história, desenganem-se. Existem alguns pontos de contacto e parecenças entre o esloveno e o israelita, mas os dois estão em patamares muito distintos. Muitas vezes as expectativas criadas mudam, pela negativa, a carreira de um jovem jogador como Deni.

Foto de capa: Washington Wizards

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tosin Adarabioyo esteve na lista do Benfica e acaba no Tottenham por 8 milhões de euros

Tosin Adarabioyo foi oficializado como reforço do Tottenham. O defesa deixa o Chelsea e assina em definitivo pelos spurs.

Sevilha resolve problema a Ruben Amorim e recebe Youssouf Fofana por empréstimo

Youssouf Fofana foi oficializado como reforço do Sevilha. O médio chega por empréstimo do AC Milan de Ruben Amorim.

Sporting contrata defesa-central ao Leganés: «É um grande clube e estou aqui para trabalhar e continuar a crescer»

Djibril Gueye é o mais recente reforço do Sporting no mercado de verão. Defesa-central de 19 anos vai representar a equipa B.

Já custou 72 milhões de euros e vai ser treinado por Martín Anselmi no Elche

Thomas Lemar já foi oficializado como novo jogador do Elche. Internacional francês vai ser treinado por Martín Anselmi.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrasburgo de Hugo Oliveira perde voz da experiência para a Premier League e jogador mais velho da equipa passa a ter apenas 24 anos

Ben Chilwell está de saída do Estrasburgo de Hugo Oliveira. Defesa vai voltar a Inglaterra e prepara-se para assinar com o Crystal Palace.

Alverca reforça o ataque com Dawda Camara: Avançado deixa o Girona por 150 mil euros

Dawda Camara foi oficializado como reforço do Alverca, proveniente do Girona numa transferência de 150 mil euros.

Esteve perto de rumar ao Benfica em 2025 e agora está a caminho do México por 6 milhões de euros

Carlos Álvarez está a caminho do América do México e negócio está fechado. Extremo deixa Levante por seis milhões de euros.