Olheiro BnR: Deni Avdija, a esperança israelita

- Advertisement -

DE ISRAEL A WASHINGTON: O TAMANHO DO SONHO

O sonho americano começou há menos de um mês para Deni Avdija. O servio-israelita foi escolhido pelos Washington Wizards com a nona escolha do Draft de 2020. Quando muitos achavam que podia estar no Top 5 e consolidar-se como o melhor “estrangeiro” da noite, acabou por cair algumas posições. Na capital dos Estados Unidos, vai tentar provar que as equipas que não acreditaram no seu talento estavam erradas.

Natural de Beit Zera, a norte de Israel, Deni começou por jogar futebol. Não satisfeito com o desporto mais popular do país, apaixonou-se pelo basquetebol pouco depois. E foi com a borracha laranja e preta entre as mãos que começou a espalhar magia pelos pavilhões. O o talento não passou despercebido ao maior clube do Médio Oriente, o Maccabi Tel Aviv, que o recrutou para as suas fileiras.

O percurso foi tudo menos natural na formação. Aos 16 anos e 320 dias, estreou-se na equipa principal do Maccabi, tornando-se o jogador mais novo de sempre a atuar pelo clube. Paulatinamente, os minutos foram aumentando e a confiança trouxe outros atributos ao jovem. Com isso, a fama escapou das fronteiras israelitas e depressa se tornou uma esperança do basquetebol mundial.

O radar nunca mais se desligou. Os anos foram passando e a idade para entrar no Draft (19 anos) tinha chegado. Com o sonho de jogar na NBA, Deni não deixou as raízes sem  marcar o  basquetebol israelita. Além de ter vencido dois campeonatos da europa na categoria de sub-20 com o seu país, também venceu a nível interno. Este ano, apesar da Covid-19, o Maccabi foi campeão e Avdija foi considerado o MVP.

De Israel a Washington são muitos quilómetros de distância. Estes, foram encurtados quando Adam Silver chamou o nome de Deni Avdija. A partir desse momento, o israelita tornou-se um jogador da melhor liga de basquetebol do mundo. As cores dos Wizards no chapéu oficializaram a mudança, que promete encantar os americanos.

Apesar de ser comparado a Luka Doncic pela história, desenganem-se. Existem alguns pontos de contacto e parecenças entre o esloveno e o israelita, mas os dois estão em patamares muito distintos. Muitas vezes as expectativas criadas mudam, pela negativa, a carreira de um jovem jogador como Deni.

Foto de capa: Washington Wizards

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Menos concorrência para o Benfica: Real Sociedad sai de cena por Jonathan Jesus e faz proposta por outro defesa central

A Real Sociedad está interessada em garantir a contratação de Mohammed Salisu, defesa central que representa o AS Mónaco.

Swansea de Vítor Matos avança por André Almeida: Médio português rejeita (para já) a mudança

O Swansea já enviou uma proposta oficial por André Almeida, mas o médio do Valência não pretende rumar ao Championship.

Cezary Miszta foi operado e é baixa do Rio Ave para o arranque da época

Cezary Miszta foi submetido a intervenção cirúrgica e vai desfalcar o Rio Ave no arranque da temporada. Guarda-redes já recupera.

Imprensa turca reacende rumor e volta a meter Vangelis Pavlidis na rota do Fenerbahçe

Vangelis Pavlidis volta a ser apontado como alvo do Fenerbahçe. Ainda assim, Benfica tem estatuto do avançado bem definido.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique tem esperança por João Palhinha e Benfica está em 2º plano

O Bayern Munique espera que o Aston Villa faça uma proposta por João Palhinha. Objetivo dos bávaros é reaver o máximo de dinheiro possível.

João Mário volta a trocar de clube em Itália e junta-se à Fiorentina por empréstimo com opção de compra da Juventus

João Mário já foi apresentado como reforço da Fiorentina. Lateral português chega por empréstimo com opção de compra da Juventus.

Novela entre Yan Diomandé e Real Madrid continua: Diretor do RB Leipzig nega acordo

Desentendimento entre a antiga e a atual agência de Yan Diomandé complica a transferência para o Real Madrid.