Olheiro BnR: Deni Avdija, a esperança israelita

- Advertisement -

DE ISRAEL A WASHINGTON: O TAMANHO DO SONHO

O sonho americano começou há menos de um mês para Deni Avdija. O servio-israelita foi escolhido pelos Washington Wizards com a nona escolha do Draft de 2020. Quando muitos achavam que podia estar no Top 5 e consolidar-se como o melhor “estrangeiro” da noite, acabou por cair algumas posições. Na capital dos Estados Unidos, vai tentar provar que as equipas que não acreditaram no seu talento estavam erradas.

Natural de Beit Zera, a norte de Israel, Deni começou por jogar futebol. Não satisfeito com o desporto mais popular do país, apaixonou-se pelo basquetebol pouco depois. E foi com a borracha laranja e preta entre as mãos que começou a espalhar magia pelos pavilhões. O o talento não passou despercebido ao maior clube do Médio Oriente, o Maccabi Tel Aviv, que o recrutou para as suas fileiras.

O percurso foi tudo menos natural na formação. Aos 16 anos e 320 dias, estreou-se na equipa principal do Maccabi, tornando-se o jogador mais novo de sempre a atuar pelo clube. Paulatinamente, os minutos foram aumentando e a confiança trouxe outros atributos ao jovem. Com isso, a fama escapou das fronteiras israelitas e depressa se tornou uma esperança do basquetebol mundial.

O radar nunca mais se desligou. Os anos foram passando e a idade para entrar no Draft (19 anos) tinha chegado. Com o sonho de jogar na NBA, Deni não deixou as raízes sem  marcar o  basquetebol israelita. Além de ter vencido dois campeonatos da europa na categoria de sub-20 com o seu país, também venceu a nível interno. Este ano, apesar da Covid-19, o Maccabi foi campeão e Avdija foi considerado o MVP.

De Israel a Washington são muitos quilómetros de distância. Estes, foram encurtados quando Adam Silver chamou o nome de Deni Avdija. A partir desse momento, o israelita tornou-se um jogador da melhor liga de basquetebol do mundo. As cores dos Wizards no chapéu oficializaram a mudança, que promete encantar os americanos.

Apesar de ser comparado a Luka Doncic pela história, desenganem-se. Existem alguns pontos de contacto e parecenças entre o esloveno e o israelita, mas os dois estão em patamares muito distintos. Muitas vezes as expectativas criadas mudam, pela negativa, a carreira de um jovem jogador como Deni.

Foto de capa: Washington Wizards

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Diogo Costa após triunfo do FC Porto em Estoril: «Uma vitória com a marca de quem nunca deixa de lutar»

Diogo Costa recorreu às redes sociais após o Estoril Praia x FC Porto. Dragões ganharam canarinhos por 3-1 na Primeira Liga.

ELMS 4h Barcelona: Algarve Pro Racing e José Cautela entram a vencer

A temporada de 2026 do European Le Mans Series, segunda maior categoria das competições de resistência, teve início este domingo com as 4h de Barcelona.

Gianluca Prestianni igualou em 15 minutos números alcançados em todos os outros jogos da temporada pelo Benfica

Gianluca Prestianni somou duas assistências no Benfica x CD Nacional. Número iguala registo alcançado em todos os outros jogos na época.

A dupla Ríos-Barreiro, o mau momento de Pavlidis e a ‘estreia’ de Gonçalo Moreira | Benfica 2-0 Nacional da Madeira

O Benfica recebeu e venceu o Nacional da Madeira por duas bolas a zero, num encontro relativo à 29.ª jornada da Primeira Liga. Eis a análise ao encontro e algumas das personagens que estiveram no relvado da Luz na última noite.

PUB

Mais Artigos Populares

Leonardo Jardim comenta Fluminense x Flamengo: «Foi uma vitória gigantesca em termos de mérito»

Leonardo Jardim analisa desfecho do Fluminense x Flamengo. Equipa do treinador português ganhou o dérbi do Maracanã por 2-1.

Yanis Begraoui consolida estatuto de 3º melhor marcador da Primeira Liga

Com o golo apontado na derrota frente ao FC Porto, Yanis Begraoui chegou aos 19 golos na temporada, ficando apenas atrás de Pavlidis e Luis Suárez na lista de artilheiros do campeonato.

Estádio António Coimbra da Mota atinge marca redonda na Primeira Liga e Estoril Praia é destaque

O Estádio António Coimbra da Mota atingiu a marca dos 50 golos na derrota caseira do Estoril frente ao FC Porto por 3-1.