Olheiro BnR: Gonçalo Franco

- Advertisement -

Como se sabe, não é apenas nos grandes palcos que se encontram os grandes artistas, apesar de ser sempre mais fácil destacarmos o potencial de um jogador de “equipa grande” do que propriamente jogadores de divisões secundárias. No entanto, houve um que me chamou particularmente à atenção durante a presente época, de seu nome: Gonçalo Franco.

O apelido é-nos familiar e não é por acaso. Gonçalo é filho de Franco – antigo defesa formado no Sporting CP, que representou clubes como o CD Nacional, Leça FC, Rio Ave FC, Vitória SC, entre outros. A veia futebolística já a trouxe de nascença, mas é dentro das quatro linhas que vai confirmando as credenciais para poder atingir outros palcos.

Atualmente no Leixões SC – Futebol SAD, o médio ofensivo passou pelos escalões de formação do Boavista FC, FC Porto e Rio Ave FC, antes de chegar ao clube de Matosinhos. Começou a temporada na equipa de sub-23, mas no decorrer dos campeonatos, e fruto das necessidades técnicas, foi promovido à equipa “A”.

Diga-se que não foram precisos muitos jogos para captar o olhar dos espectadores mais atentos à Segunda Liga. Faz parte daquele lote restrito de jovens que basta tocarem três ou quatro vezes na bola, ou vermos 20 minutos de um jogo em que participe, para percebermos que “vai dar jogador”. Isto porque apenas jogou em seis jogos pela equipa principal, enquanto que na Liga Revelação fez 17 jogos e marcou três golos.

O internacional pelos sub-20 de Portugal, carateriza-se sobretudo pela simplicidade de processos. Não querendo levar o leitor ao engano com esta expressão, significa que é o tipo de jogador que faz com que o difícil pareça fácil – é um facilitador de jogo. O seu 1,76m não o tornam “franzino”. Muito pelo contrário, nunca vira a cara à luta. Encaixa perfeitamente em qualquer 4-3-3, ou até mesmo num 4-2-3-1 (aqui, mais como “oito” do que como “dez”).

Não sou apologista de fazer comparações entre jogadores de gerações e realidades futebolísticas diferentes, mas neste caso, é inevitável. Para dar a entender, Gonçalo Franco tem muitas semelhanças em relação ao estilo de jogo de André Horta (SC Braga), apesar de fisicamente, este ser mais baixo. Visão de jogo, técnica e inteligência tática. Velocidade quanto baste, “algum poder de choque” e capacidade de transportar a equipa para a frente, qual box-to-box.

O futebol é, em grande parte, feito de sorte. Mas não esqueçamos que a sorte sorri mais facilmente a quem trabalha para a ter. Franco tem tudo para subir patamares e conquistar outros objetivos (com todo o respeito pelo Leixões). Se esta época foi a da estreia, a próxima será certamente a da afirmação, ao lado dos “crescidos” nos bebés do mar.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Morreu o presidente da Fiorentina, Rocco Commisso

A Fiorentina comunicou a morte do seu presidente, Rocco Commisso. O dirigente partiu aos 76 anos de idade.

John Heitinga reforça aa equipa técnica de Thomas Frank no Tottenham

O anterior treinador do Ajax, John Heitinga, é reforço da equipa técnica de Thomas Frank, o antigo internacional neerlandês, está de volta à Premier League.

Mamadou Sakho termina carreira como jogador profissional de futebol aos 35 anos

Mamadou Sakho anunciou o fim de carreira como jogador. O internacional francês que não atuava há vários meses, divulgou a sua decisão em pleno Parc des Princes

Emblema da Serie A pode entrar na corrida por Nuno Tavares

Nuno Tavares está perto de deixar a Lazio e rumar ao Besiktas. Como 1907 pode entrar na corrida pelo internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Cabral e Lucas Miedler já conhecem adversários da ronda inicial do Open da Austrália

Francisco Cabral e Lucas Miedler vão enfrentar o húngaro Fábián Marozsán e o italiano Mattia Bellucci na ronda inicial do Open da Austrália.

Rui Borges comenta estreia a titular de Luís Guilherme: «Fez um jogo bom, competente, vai melhorar com o tempo»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Casa Pia e falou sobre a exibição de Luís Guilherme.

Sucessor de Oskar Pietuszewski (reforço do FC Porto) é internacional jovem por Portugal

Keyan Varela está a caminho do Jagiellonia. Extremo de 19 anos deixa o Servette e assinará contrato de quatro anos.