Olheiro BnR – Hassan

olheiro bnr

Confrontado com a crescente cobiça em relação a Islam Slimani, diz-se que o Sporting estará já a tentar precaver a eventual saída do internacional argelino com a contratação de Hassan, ponta-de-lança egípcio que vai brilhando no ataque do Rio Ave e que, afinal, até tem características muito próximas de “Super-Slim”.

Essas parecenças, ainda assim, não significam que os pontas-de-lança do Rio Ave e do Sporting sejam semelhantes, sendo que o egípcio, pela suas características inatas e por ser mais jovem, tem mesmo todas as condições para vir a ser bem superior ao argelino.

Ascensão rápida no Rio Ave

Ahmed Hassan Mohamed Abdelmonem Mohamed Mahgoub, conhecido em Portugal simplesmente como Hassan e no seu Egipto natal como “Koka”, nasceu a 5 de Março de 1993, no Cairo, e começou a sua carreira no Al-Ahly, ainda que tenha chegado ao Rio Ave com apenas 18 anos.

Após uma temporada nos juniores do Rio Ave, Hassan foi promovido à equipa principal do emblema de Vila do Conde em 2012/13 e teve impacto imediato, somando nove golos em 24 jogos (14 como titular) nessa campanha.

Explosão depois de uma época menos feliz

Perante o impacto do jovem egípcio na sua estreia no futebol sénior, pensou-se que a temporada de 2013/14 seria a da afirmação absoluta de Hassan como um goleador já preparado para outros palcos, mas a verdade é que o avançado acabou por não viver uma época propriamente feliz, ficando-se por apenas seis golos em 36 jogos (28 como titular).

Nesse seguimento, o ansiado salto do internacional egípcio teve de ser adiado, mas, pelo que se tem visto ao longo de 2014/15, a espera de Hassan dificilmente será longa, uma vez que, em meia época, já leva 12 golos em 28 jogos (18 como titular), assumindo-se, aos 21 anos, como um dos melhores avançados da Liga Portuguesa.

Hassan marcou o primeiro golo europeu do Rio Ave Fonte: Facebook Oficial do Rio Ave
Hassan marcou o primeiro golo europeu do Rio Ave
Fonte: Facebook Oficial do Rio Ave

Um target man de referência

Com 1,91 metros e 80 quilos, Hassan é aquilo que os ingleses chamam target man, ou seja, um ponta-de-lança que está mais talhado para actuar fixo na área, funcionando como uma clara referência ofensiva por onde se orientam os seus companheiros de equipa.

Nesse seguimento, é inegável que existem muitos paralelismos com o sportinguista Islam Slimani, ainda que o egípcio perca um pouco em termos de agressividade e jogo de cabeça, capítulos do jogo em que o internacional argelino é superior.

Mais do que um mero finalizador

Por outro lado, Hassan é superior a Islam Slimani em termos técnicos, estando assim mais habilitado para participar activamente no jogo ofensivo, isto em contraponto com o que sucede com o argelino, que é essencialmente um finalizador e não tanto um jogador habilitado para tabelinhas ou combinações com os colegas de equipa.

Para além disso, esta maior qualidade técnica de Hassan também o torna mais efectivo na hora de finalizar com o seu pé direito, sendo inegável que o egípcio precisa de menos oportunidades para facturar e também mostra mais soluções para fazê-lo.

Em suma, é inegável que o Sporting tomará uma excelente decisão se optar por recrutar Hassan como o sucessor de “Super-Slim”, uma vez que o egípcio é superior ao argelino em aspectos que são mais dificilmente modificados com o trabalho, como a técnica individual, algo que não sucede com a sua menor agressividade e inferior jogo de cabeça, aspectos em que “Koka” tem elevada margem de progressão, tanto pelas suas características físicas ideais, como, também, por ter apenas 21 anos.

Foto de capa: Facebook Oficial do Rio Ave

Ricardo Figueiredo
Ricardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista sofredor desde que se conhece, a verdade é que isso nunca garantiu grande facciosismo, sendo que não tem qualquer problema em criticar o seu clube quando é caso disso, às vezes até com maior afinco do que com os rivais. A principal paixão, aliás, sempre foi o futebol no seu contexto mais generalizado, acabando por ser sintomático que tenha começado a ler jornais desportivos logo que aprendeu a ler. Quanto ao ídolo de infância, esse será e corre o risco o de ser sempre o Krassimir Balakov, internacional búlgaro que lhe ofereceu a alcunha de “Bala” até hoje. Ricardo admite que ser jornalista desportivo foi um sonho de miúdo que conseguiu concretizar e o que mais o estimula na área passa pela análise de jogos e jogadores, nomeadamente os que ainda estão no futebol de formação ou naqueles campeonatos menos mediáticos e que pensa sempre que ninguém vê como o japonês, sul-coreano ou israelita..                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Figo revela que jogador levaria do Barcelona para o Real Madrid

Luís Figo foi um dos jogadores que trocou o Barcelona pelo Real Madrid, uma transferência que marcou o futebol mundial.

A realidade do Sporting na posição de extremo: as opções de Rui Borges

O Sporting esteve no mercado em busca de um extremo até ao final da janela de transferências, mas não conseguiu fechar nenhum nome.

Nottingham Forest pondera despedir Nuno Espírito Santo e já há um candidato ao lugar do português

O Nottingham Forest está a ponderar seriamente demitir Nuno Espírito Santo. Domenico Tedesco é visto como o grande candidato ao posto.

Luís Filipe Vieira apresenta regulamento eleitoral alternativo para as eleições do Benfica

Luís Filipe Vieira é um dos candidatos à presidência do Benfica e quer um regulamento eleitoral alternativo para as eleições de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Os pormenores da lesão de Luuk de Jong pelo FC Porto

Luuk de Jong saiu lesionado da partida entre o FC Porto e o Lusitânia Lourosa, deixando Francesco Farioli furioso.

Particular dramático para Francesco Farioli: as alternativas do FC Porto aos jogadores lesionados

O FC Porto viu Luuk de Jong e William Gomes saírem lesionados da partida particular frente ao Lusitânia Lourosa

Bernardo Silva rendido a Cristiano Ronaldo: «É um líder e a sua experiência é muito importante para os objetivos»

Bernardo Silva realizou esta segunda-feira a antevisão da partida entre Portugal e a Hungria, relativa à qualificação para o Mundial 2026.