📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR: João Almeida, o ciclista do momento

- Advertisement -

A liderança do Giro d’Italia tem, até ao momento, um dono português. Desconhecido para muitos, João Almeida entrou nas conversas e no vocabulário de quem gosta de ciclismo pelos melhores motivos. Aconteça o que acontecer, a vida do jovem ciclista mudou depois da última semana em que tem envergado a camisola rosa.

Natural das Caldas da Rainha, o homem da Deceuninck – Quick Step começou a colecionar medalhas desde muito novo. Em 2014, com apenas 15 anos, sagrou-se campeão nacional de estrada e de contrarrelógio na categoria de cadetes. Passados dois anos, voltou a fazer o bis, mas em júniores, estabelecendo-se como uma das maiores promessas da modalidade.

No entanto, as conquistas não terminaram por aqui. Em 2019, João Almeida voltou a ganhar as duas categorias dos campeonatos nacionais de estrada, mas desta feita na categoria de esperanças (Sub-23). Com um currículo invejável para a tenra idade, o caldense saltou, em 2020, para uma equipa do World Tour, a Deceuninck, que tem alguns dos nomes mais talentosos do ciclismo mundial.

Depois de se estrear a pedalar numa clássica, o Giro di Lombardia (que não terminou), o jovem ciclista entrou na lista da sua equipa para o Giro d’Italia. Partindo em teórica desvantagem perante os colegas mais experientes, o português surpreendeu ao ficar em segundo lugar no primeiro contrarrelógio individual.

Na terceira etapa, que ligava os montes Enna e Etna, terminou no 11.º lugar. Essa posição foi suficiente para agarrar a camisola rosa, de líder da competição. Desde esse dia, nunca mais a largou. Foi o terceiro português a chegar a líder de uma grande volta, juntando-se a nomes como Joaquim Agostinho (na Vuelta) e Acácio Silva, curiosamente na mesma etapa do jovem João Almeida.

Esta sexta-feira é o décimo dia em que veste a maglia e, pelo caminho, já ganhou 34 segundos aos mais diretos perseguidores. Com muita estrada e montanha pela frente, os grandes nomes como Nibali ou Rafal Majka prometem morder os seus calcanhares, mas todo o caminho que percorreu já é de louvar.

Além do já duro percurso, as condições climatéricas não ajudam em nada os atletas. Com mais de uma semana até à chegada a Milão, muita coisa pode acontecer. A falta de experiência numa competição com três semanas pode ser um grande problema para o caldense, mas é notória a ajuda dos colegas na missão de, pelo menos, conseguir um lugar no Top 10.

Apesar de ser mais forte no terreno “plano” e menos conhecido por ser um bom trepador, temos assistido a uma grande resiliência por parte do ciclista. No final, aconteça o que acontecer, João Almeida já colocou o ciclismo português num patamar mediático como há muito não se via.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Por um triz | Santa Clara 2-3 Sporting

No Sporting, a principal nota de novidade esteve na disposição ofensiva, com Maxi Araújo a surgir no lado direito do ataque

Benfica segura Prestianni: eis o ponto de situação após interesse do River Plate

O Benfica segura Gianluca Prestianni. River Plate mostrou interesse no avançado argentino, mas águias fecharam a porta.

Bruno Fernandes sublinha lealdade ao Manchester United e garante: «Podia ter saído 2 vezes»

Bruno Fernandes garante que podia ter saído duas vezes do Manchester United. Declarações do internacional português a Rio Ferdinand.

Rui Costa: «Queremos continuar a lutar por todos os troféus em todas as competições. Repito: em todas as competições»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Líder das águias está motivado para 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa quer atingir os 500 mil sócios: «Reforçar a afirmação do Benfica como maior clube do mundo»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Entre os temas, foi abordado objetivo de chegar aos 500 mil sócios.

Al Ittihad de Sérgio Conceição pode contratar internacional português

O Al Ittihad de Sérgio Conceição vê com bons olhos Nuno Tavares. Lateral esquerdo joga atualmente na Lazio.

Hugo Oliveira após derrota no Dragão: «Vou ser honesto convosco, sinto orgulho»

O Famalicão perdeu com o FC Porto por 4-1 e foi eliminado da Taça de Portugal. Declarações de Hugo Oliveira em conferência de imprensa.