Desde muito jovem, Pietro Comuzzo tem-se afirmado como uma das maiores promessas da Fiorentina. O defesa-central da começou a ganhar protagonismo na equipa principal ainda em idade júnior, demonstrando uma maturidade competitiva invulgar para a sua faixa etária. Na temporada passada, a sua primeira como sénior, tornou-se o quinto jogador com mais jogos da equipa, somando 44 presenças oficiais, um feito notável para um atleta em início de carreira.
O destaque sustentado levou a que, durante o último mercado de verão, o seu nome fosse associado a vários clubes de topo da Premier League, reflexo da atenção crescente que o seu desempenho tem despertado fora de Itália. Comuzzo tem atuado na direita na tripla de centrais.

O jovem defesa tem-se mostrado exímio nos gestos técnicos defensivos. Estas qualidades técnicas aliadas às capacidades táticas e psicológicas fazem com que o jogador tenha um bom rendimento no que toca à defesa da sua baliza. Não sendo um jogador alto (1,85m) tem um equilíbrio que o permite destacar-se em duelos individuais e uma antecipação e leitura de jogo que o permitem bloquear linhas de passe e parar a progressão da equipa adversária para zonas mais centrais. Além disso, a forma como persegue os adversários faz com que estes não se consigam virar para o jogo e por isso o defesa tem também a capacidade de evitar duelos 1×1 em drible.
Tem ainda de melhorar em alguns aspetos defensivos. A forma impetuosa como vai aos lances pode por vezes causar que falhe um desarme/interceção e deixar um espaço livre na defesa. Os desarmes que faz são eficazes em tirar a bola ao adversário, mas não são eficazes no sentido da equipa ficar com a posse de bola e dentro da área ainda tem de melhorar o posicionamento para ter uma maior eficácia no controlo desse espaço.
Em posse de bola o jogador tem vários aspetos para melhorar para estar preparado nas equipas consideradas de topo. Comuzzo por jogar a central é normal que seja um dos jogadores que mais recebe passes na equipa, no entanto, a sua capacidade de progressão ainda se apresenta bastante limitada.

A tendência do jogador é optar pelo mais seguro e faz muitas vezes passes para trás e para o lado, mesmo quando não está pressionado. Pietro Comuzzo opta algumas vezes também pelo passe longo, arriscando muito pouco no passe interior. No que toca à progressão em condução o jogador já mostra mais clareza e mesmo não optando por muitas conduções progressivas quando o faz leva a bola controlada vários metros, mostrando potencial nesta área do jogo.
Mesmo sendo defesa central, é também importante olhar para o que o jovem italiano consegue fazer em último terço, ainda para mais num contexto em que é pedido aos jogadores que participem ativamente em todas as fases de jogo e zonas do terreno. Tal como já foi mencionado, Comuzzo não é um jogador, por enquanto, que se destaca pela criatividade e progressão de bola. Porém, é um central que tem um certo destaque no que toca a remates e ações que acabam em remate ou golo.
Pietro Commuzo é já um jogador influente na AC Fiorentina, no entanto, ainda não está preparado para ser diferenciador num patamar acima. É também um jogador com potencial e que com a tendência atual para as marcações individuais em processo defensivo tem tudo para se tornar um defesa de grande calibre. Neste momento, encaixa-se melhor numa equipa que jogue com cinco defesas já que tem uma ótima capacidade para defender o espaço central e os half-spaces.

Desta forma, ia demorar a adaptar-se a uma equipa como o Manchester United, já que com Ruben Amorim o defesa central do lado direito tem muitas vezes de fazer a posição de defesa direito em processo defensivo, e nesta situação o defesa italiano ainda apresenta debilidades significativas.