Olheiro BnR | Richard Ríos

- Advertisement -

Fugindo ligeiramente às diretivas comuns desta rubrica, falamos neste artigo de um jogador que já foi “oficialmente apresentado” ao público português. Titular na Eusébio Cup, Richard Ríos Montoya, médio de 25 anos proveniente do Palmeiras, já deu uns primeiros vislumbres daquilo que pode oferecer às águias.

Para quem acompanhou de forma atenta o mundial de clubes, a qualidade do médio colombiano já não é novidade nenhuma. Depois de duas épocas e meia ao serviço do clube paulista, Ríos aproveitou os focos de uma grande competição internacional como rampa de lançamento para o futebol europeu.

Nascido para o futebol nas ruas da sua cidade natal, Vegachí, Richard Ríos começou a sua formação em futebol de 11 na adolescência, mas foi no futsal que deu os passos mais importantes, chegando a representar o seu país num mundial sub-20. Nessa competição, despertou a atenção de olheiros do Flamengo, que o levaram para o Rio de Janeiro e de volta ao desporto rei.

No regresso aos relvados, trouxe consigo dos pavilhões um ritmo de jogo impressionante e um toque de bola que é claramente acima da média. Apresentando-se como um autêntico box-to-box, foi nos últimos tempos o principal motor do meio-campo verdão, esperando-se agora que desempenhe um papel semelhante ao serviço das águias.

A saída de Kokçu poderá ser colmatada pelo cafetero: a sua agressividade nos duelos e na pressão alta é superior à do turco e mesmo em termos de presença ofensiva é possível que não deixe muito a desejar.

No mundial de clubes, foi o jogador que mais faltas sofreu ao longo da competição, e isso dá uma ideia do trabalho que vai dar aos seus adversários na Europa. A transição ofensiva será uma das suas principais funções, permitindo imprimir velocidade no contra-ataque, enquanto a sua resiliência evitará comprometer o equilíbrio no momento da perda de bola.

Ficam reticências no valor pago pelos encarnados, que numa análise otimista quase conseguem ser ofuscadas (para já). Ríos viu o seu valor de mercado subir de forma vertiginosa nos últimos dois anos, o que poderia deixar de pé atrás um investidor menos confiante. Não foi o caso da direção de Rui Costa, que acredita que o talento do novo número 20 benfiquista poderá ser uma mais-valia para atacar os títulos em disputa na época que agora começa.

Com 23 internacionalizações pela seleção principal, Richard Ríos foi uma das peças importantes na Copa América 2024, em que a Colômbia apenas foi derrotada na final pela Argentina. Já na altura houve rumores acerca do interesse de alguns “tubarões” europeus, mas acabou por ficar no Palmeiras até ao mercado de Verão. Comparado mais facilmente a Enzo Fernández, tanto pelo papel que desempenha em campo como pela típica raça sul-americana, Ríos já ganhou a simpatia dos adeptos encarnados com a sua exibição frente ao Fenerbahçe. Quanto aos adeptos adversários, está já instaurada a desconfiança típica de uma possível contratação certeira do rival.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecido o árbitro do Braga x Real Bétis

Felix Zwayer vai ser o árbitro principal do encontro entre o Braga e o Real Bétis, relativo aos quartos de final da Europa League.

Bruno Lage e Carlos Carvalhal apontados a histórico do Brasileirão

O Corinthians demitiu recentemente Dorival Júnior. Bruno Lage e Carlos carvalhal estão a ser apontados ao cargo.

Luís Castro assume mau desempenho do Grémio: «Preocupa-me ter jogado mal»

Luís Castro assumiu que o Grémio jogou mal no empate frente ao Remo, mas afirmou confiança no projeto do clube.

Abel Ferreira queixa-se do calendário após vitória do Palmeiras: «Não estamos em Portugal ou na França»

Abel Ferreira reagiu à vitória do Palmeiras frente ao Bahia e queixou-se do pouco tempo de descanso do calendário.

PUB

Mais Artigos Populares

Já são conhecidos os jogos das meias-finais da Taça de Inglaterra

Já se conhecem os jogos da Taça de Inglaterra, competição que se encontra nas meias-finais, com quatro equipas em disputa do troféu.

Benfica: há mais uma baixa para a partida frente ao Casa Pia

José Neto não vai marcar presença no jogo entre o Benfica e o Casa Pia. O jovem lateral esquerdo encontra-se lesionado.

Palmeiras de Abel Ferreira e Flamengo de Leonardo Jardim vencem e Grémio de Luís Castro cede empate em casa no Brasileirão

O Palmeiras e o Flamengo venceram na jornada 10 do Brasileirão. Já o Grémio de Luís Castro não foi além de um empate a zero em casa.