Olheiro BnR | Richard Ríos

- Advertisement -

Fugindo ligeiramente às diretivas comuns desta rubrica, falamos neste artigo de um jogador que já foi “oficialmente apresentado” ao público português. Titular na Eusébio Cup, Richard Ríos Montoya, médio de 25 anos proveniente do Palmeiras, já deu uns primeiros vislumbres daquilo que pode oferecer às águias.

Para quem acompanhou de forma atenta o mundial de clubes, a qualidade do médio colombiano já não é novidade nenhuma. Depois de duas épocas e meia ao serviço do clube paulista, Ríos aproveitou os focos de uma grande competição internacional como rampa de lançamento para o futebol europeu.

Nascido para o futebol nas ruas da sua cidade natal, Vegachí, Richard Ríos começou a sua formação em futebol de 11 na adolescência, mas foi no futsal que deu os passos mais importantes, chegando a representar o seu país num mundial sub-20. Nessa competição, despertou a atenção de olheiros do Flamengo, que o levaram para o Rio de Janeiro e de volta ao desporto rei.

No regresso aos relvados, trouxe consigo dos pavilhões um ritmo de jogo impressionante e um toque de bola que é claramente acima da média. Apresentando-se como um autêntico box-to-box, foi nos últimos tempos o principal motor do meio-campo verdão, esperando-se agora que desempenhe um papel semelhante ao serviço das águias.

A saída de Kokçu poderá ser colmatada pelo cafetero: a sua agressividade nos duelos e na pressão alta é superior à do turco e mesmo em termos de presença ofensiva é possível que não deixe muito a desejar.

No mundial de clubes, foi o jogador que mais faltas sofreu ao longo da competição, e isso dá uma ideia do trabalho que vai dar aos seus adversários na Europa. A transição ofensiva será uma das suas principais funções, permitindo imprimir velocidade no contra-ataque, enquanto a sua resiliência evitará comprometer o equilíbrio no momento da perda de bola.

Ficam reticências no valor pago pelos encarnados, que numa análise otimista quase conseguem ser ofuscadas (para já). Ríos viu o seu valor de mercado subir de forma vertiginosa nos últimos dois anos, o que poderia deixar de pé atrás um investidor menos confiante. Não foi o caso da direção de Rui Costa, que acredita que o talento do novo número 20 benfiquista poderá ser uma mais-valia para atacar os títulos em disputa na época que agora começa.

Com 23 internacionalizações pela seleção principal, Richard Ríos foi uma das peças importantes na Copa América 2024, em que a Colômbia apenas foi derrotada na final pela Argentina. Já na altura houve rumores acerca do interesse de alguns “tubarões” europeus, mas acabou por ficar no Palmeiras até ao mercado de Verão. Comparado mais facilmente a Enzo Fernández, tanto pelo papel que desempenha em campo como pela típica raça sul-americana, Ríos já ganhou a simpatia dos adeptos encarnados com a sua exibição frente ao Fenerbahçe. Quanto aos adeptos adversários, está já instaurada a desconfiança típica de uma possível contratação certeira do rival.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Ricardo Pessoa demite-se do comando técnico do Amora

Ricardo Pessoa apresentou a sua demissão do comando técnico do Amora. O treinador português deixou o clube alegando problemas pessoais.

Victor Osimhen surpreende antes da visita do Galatasaray a Turim: «Seria um privilégio representar a Juventus»

Victor Osimhen falou antes do Galatasaray x Juventus desta quarta-feira. O avançado nigeriano admitiu que tem interesse em jogar no clube de Turim.

Swansea de Vítor Matos empata em casa frente ao Preston no Championship

O Swansea empatou a um golo em casa frente ao Preston, na jornada 34 do Championship. A equipa de Vítor Matos está no 14.º lugar.

Surpresa: Bodo/Glimt volta a surpreender a Europa e elimina Inter Milão nos playoffs da Champions League

O Bodo/Glimt eliminou o Inter Milão nos playoffs da Champions League. Depois de ganhar 3-1 na primeira-mão, a formação norueguesa venceu os nerazzurri por 2-1, em Itália.

PUB

Mais Artigos Populares

O dia em que o Benfica goleou o Real Madrid de José Mourinho

O Benfica já venceu José Mourinho... no Real Madrid. Em 2012, os merengues eram treinados pelo português e foram goleados no Estádio da Luz.

FPF e a situação que se vive no México: «A segurança de jogadores, equipa técnica, staff e adeptos constitui a sua prioridade absoluta»

A Federação Portuguesa de Futebol emitiu um comunicado oficial sobre a situação que se vive no México.

Al Ittihad de Sérgio Conceição travado e Al Hilal pode perder terreno na luta pelo título: eis os resultados do dia na Liga Saudita

O Al Ittihad de Sérgio Conceição empatou a um golo no terreno do Al Hazem, na jornada 10 da Liga da Arábia Saudita. Também o Al Hilal de Rúben Neves empatou frente ao Al Taawon.