Olheiro BnR – Rui Fonte

olheiro bnr

A 22 de Janeiro deste novo ano, como estudante bracarense, foi-me oferecido um bilhete para assistir ao derby minhoto,  SC Braga-Vitória SC, e fui, assim, com os meus amigos à bola. Apesar de não ser adepto de nenhum dos dois clubes em causa, reconheço o seu valor, o que fez com que estivesse, surpreendentemente, ansioso para ver este jogo que reúne sempre todas as condições para ser um grande espectáculo.

Com todo o ambiente espectacular que este derby costuma proporcionar – isto porque a rivalidade entre os “marroquinos” e os “espanhóis” acontece há centenas de anos – deixa o público em êxtase e leva a que os jogadores sintam aquele “frio na barriga”, onde quem se destaca costumam ser, precisamente, os melhores.

A noite estava fria e o jogo estava a ser muito disputado no meio campo, onde o físico dos Guerreiros tentava delimitar as acções ofensivas dos jogadores rápidos do Vitória. Com isto, difícil para os jogadores mais avançados da equipa bracarense, saltava-me à vista as várias acções de um jogador, quer pela sua inteligência posicional, quer pela sua capacidade de entender os vários processos ofensivos e defensivos nos diferentes momentos do jogo, quer pela sua qualidade técnica, quer no controlo, quer no passe, quer no tempo que guardava a bola, quando o jogo o pedia, ou quando jogava a um ou dois toques. Resumidamente, é daqueles jogadores que parece estar sentado com os adeptos na bancada, com uma visão a 360 graus.

Esse jogador era, claro, Rui Fonte. Para uma pessoa que não seja adepta de futebol, o melhor jogador será sempre aquele que marca mais golos ou então aquele guarda-redes que defende as grandes penalidades. Para um adepto que gosta de ver a bola “semana sim, semana não”, aquele jogador mais desenvolvido fisicamente, mais rápido ou mais decisivo será sempre o alvo de interesse. A verdade é que, como aficionado de futebol, sou fã daqueles que entendem todo o jogo da sua equipa e que, para além dos seus atributos técnicos, são aqueles que, caso a equipa acompanhe o seu pensamento, se tornam os motores de cada equipa e fazem o adepto querer ir à bola, querer, sobretudo, vê-los jogar. Rui Fonte é um destes jogadores

No passado Domingo, o jogo foi entre os guerreiros e um dos antigos clube de Rui Fonte, o Sport Lisboa e Benfica. Se o Braga mostrou carácter e futebol, muito se deve à capacidade que o Rui teve em entender o jogo e em aproveitar as fragilidades defensivas mostradas pelo meio campo encarnado.

Júnior Barroso
Júnior Barrosohttp://www.bolanarede.pt
Depois de 11 anos como federado, a tática, a estrutura, e tudo aquilo que envolve o futebol fizeram com que Júnior visse o futebol de uma maneira diferente. Adepto assíduo da Premier League desde os seus seis anos, acredita ainda que a essência do futebol de rua perdurará sempre em detrimento da tática. Considera-se um estudioso do futebol.                                                                                                                                                 O Júnior escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já há onzes oficiais para o Santa Clara x Varazdin da Conference League

Já são conhecidos os onzes iniciais para o Santa Clara x Varazdin, da segunda-mão da segunda pré-eliminatória da Conference League.

Famalicão confirma Rafael Venâncio como reforço

Rafael Venâncio é reforço confirmado pelo Famalicão. O defesa-central brasileiro de 19 anos deixou o Corinthians.

Diogo Dalot destaca continuidade de Bruno Fernandes e elogia Ruben Amorim: «Ele é muito bom a extrair o melhor de cada jogador»

Diogo Dalot falou após o triunfo do Manchester United frente ao Bournemouth, numa partida referente à Premier League Summer Series.

Atenção, Benfica: Anis Hadj Moussa renova com o Feyenoord até 2030

O Feyenoord anunciou a renovação do contrato com Anis Hadj Moussa. O avançado argelino estava na mira do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Nassr de Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo está em conversações para contratar defesa-central do Bayern Munique

O Al Nassr quer um novo defesa-central e Kim Min-jae é o eleito pelo clube da Arábia Saudita para a nova temporada. O central sul-coreano está no Bayern Munique.

Cláusula de rescisão de Franjo Ivanovic no Benfica vai baixar no último ano de contrato

Franjo Ivanovic vai ter uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros. No entanto, no último ano de contrato passará a 60 milhões de euros.

Benfica detalha todos os pormenores da contratação de Franjo Ivanovic

Franjo Ivanovic é o mais recente reforço do Benfica. Águias detalham todos os pormenores no comunicado enviado à CMVM.