Olheiro BnR – Rui Fonte

[tps_header][/tps_header]

 

Formado no Sporting e, mais tarde, no Arsenal, Rui Fonte não conseguiu singrar no escalão sénior onde, passado alguns anos, fez uma época satisfatória no Deportivo e convenceu o Sport Lisboa e Benfica, que viu nele um jogador importante no regresso da equipa B aos palcos do futebol profissional. Após alguma contestação pelos adeptos, após marcar 19 golos em 29 jogos pela equipa secundária da Luz, Rui Fonte não encontrou o seu espaço na equipa principal, quer com Jorge Jesus, quer com Rui Vitória, devendo-se muito provavelmente à qualidade dos seus avançados ou, ainda, à plena falta de oportunidades.

Depois de uma passagem menos boa pelo Sport Lisboa e Benfica, Rui Fonte ganha novo ânimo Fonte: Rui Fonte
Depois de uma passagem menos boa pelo Sport Lisboa e Benfica, Rui Fonte ganha novo ânimo
Fonte: Rui Fonte

No Braga, Rui Fonte ganha aos 26 anos novo ânimo e, nesta época, tornou-se titular indiscutível com Jorge Simão, apontando já 10 golos em 27 jogos. Como podemos ver, Rui Fonte, que actua sobretudo como nº10 ou como Falso Avançado, não é o jogador que tem as melhores estatísticas e, por isso mesmo, não é aquele jogador que todos falam e admiram mas é, sim, aquele género de jogador que quem esteve, está ou gosta de ver futebol gosta, é aquele que joga e que faz jogar.

Embora seja, com certeza, uma comparação bastante exagerada, daquilo que vi ali, naquele grande jogo, sem grandes oportunidades e com o jogo a ir contra a sua vontade, Rui Fonte fez-me lembrar Aimar, isto porque, como diria Luís Freitas Lobo, Rui Fonte é daqueles que tem o perfume da técnica, a essência do futebol.

Se seria útil ou não ao Sport Lisboa e Benfica ou à Seleção Nacional? Não o posso saber, mas digo que o Rui Fonte é daqueles jogadores que faz gostar de ver futebol. Arrisco-me, assim, a dizer que temos aqui um dos jogadores mais subvalorizados do futebol português e que talvez só encontre o seu reconhecimento fora de Portugal ou anos mais tarde, tal e qual o seu irmão, José Fonte.

 

Foto de Capa: Rui Fonte

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Júnior Barroso
Júnior Barrosohttp://www.bolanarede.pt
Depois de 11 anos como federado, a tática, a estrutura, e tudo aquilo que envolve o futebol fizeram com que Júnior visse o futebol de uma maneira diferente. Adepto assíduo da Premier League desde os seus seis anos, acredita ainda que a essência do futebol de rua perdurará sempre em detrimento da tática. Considera-se um estudioso do futebol.                                                                                                                                                 O Júnior escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lamine Yamal faz soar os alarmes no Barcelona

Lamine Yamal não se apresentou no último treino da preparação do encontro entre o Barcelona e o Valência e pode falhar a partida.

Arsenal propõe renovação de cinco anos a defesa central

O Arsenal avançou com uma proposta de renovação de contrato a William Saliba, assegurando o central francês até 2032, prolongando o vínculo atual que termina em 2027.

Sondagem coloca Rui Costa na frente das eleições do Benfica: resultado de João Noronha Lopes surpreende

Rui Costa lidera a mais recente sondagem relacionada com as presidenciais do Benfica. Luís Filipe Vieira surge em segundo lugar.

Papu Gómez: «Consomes cocaína ou fumas um charro e levas seis meses; eu com um xarope apanhei dois anos»

Papu Gómez, campeão do mundo pela Argentina em 2022, termina a 18 de outubro a suspensão de dois anos por doping. O médio de 37 anos não esconde a revolta com a sanção que o afastou dos relvados.

PUB

Mais Artigos Populares

Avançado do Manchester United de Ruben Amorim pode ser o sucessor de Dusan Vlahovic na Juventus

A Juventus prepara-se para uma possível saída de Dusan Vlahovic e já tem Joshua Zirkzee, bem posicionado como principal candidato para o substituir.

Rodrigo Zalazar elogia impacto de Carlos Vicens: «O treinador pediu-me e exigiu mais»

Rodrigo Zalazar tem sido uma das figuras do Braga neste arranque de temporada. O internacional uruguaio destacou a influência de Carlos Vicens no seu crescimento individual e no rendimento coletivo da equipa.

Candidato à presidência do Benfica pede despedimento de Bruno Lage após empate com Santa Clara: «Não podemos esperar que o treinador dê cabo de...

Cristóvão Carvalho apelou à demissão de Bruno Lage do comando técnico do Benfica. O candidato às eleições dos encarnados deixou críticas para a gestão do clube.