Olheiro BnR – Sébastien Haller

- Advertisement -

olheiro bnr

No topo dos melhores marcadores da Eredivisie, chamam a atenção os nomes de Dirk Kuyt ou Luuk de Jong, figuras populares entre os adeptos de futebol pelas internacionalizações somadas e pelo percurso dos dois atletas. Escondidos debaixo do “star power” que estes nomes emanam, aparece Sébastien Haller, ponta de lança francês de 21 anos que já leva 11 golos em 17 jogos disputados, correspondendo da melhor maneira às expectativas nele depositadas depois de, na última metade da época anterior, ter assinado os mesmos 11 tentos nas mesmas 17 partidas, afirmando-se definitivamente como homem-golo após quatro anos de “falsos arranques” no Auxerre.

Tudo somado são 21 golos em 33 jogos com a camisola do Utrecht para este possante avançado de um metro e 87 centímetros. Os números, porém, enganam se não forem devidamente dissecados. É certo que Haller tem 10 golos esta temporada, mas actua numa liga conhecida pelo seu futebol positivo (aberto e com pouco compromisso defensivo) com defesas normalmente frágeis, e metade dos tentos foram conseguidos através da marca de grande penalidade.

Haller marca muito, sim, mas tem à sua volta um contexto táctico muitíssimo favorável e oportunidades de golo algo “sintéticas” (fraca contribuição de golos de bola corrida na sua conta pessoal). Ou seja, noutro âmbito, provavelmente Haller não seria um goleador… mas pode muito bem vir a sê-lo. Para já, pela qualidade que vai revelando, teria um contributo importantíssimo num campeonato mais competitivo do que o holandês numa equipa que o visse como referência ofensiva única, pois não se esquiva ao contacto físico e ganha muitas bolas aéreas. Haller “apara” passes longos como poucos, e da sua cabeça a bola salta quase sempre “jogável” para a sua equipa, oferecendo-lhe ataques prometedores.

Imagem comum esta época: Haller marca e deixa a euforia para os adeptos e colegas de equipa Fonte: FC Utrecht
Imagem comum esta época: Haller marca e deixa a euforia para os adeptos e colegas de equipa
Fonte: FC Utrecht

Isto revela a disponibilidade física do jogador mas também a sua inteligência táctica, à qual dá uso para contribuir defensivamente e vagabundear no último terço do terreno, abrindo espaços de formas variadas: traz defesas consigo quando tem marcação feroz e, quando essa não existe, permite-se a ter toques de génio que isolam colegas ou o colocam, a ele, em zonas de remate.

É assim Haller, um jogador inteligente e corpolento, aguerrido na luta com os centrais, mas com a suavidade e subtileza dos génios quando a circunstância do jogo o requer.

Na Holanda, e mesmo em França, já o comparam a Thierry Henry. Imagino-o um pouco além disso. Haller tem potencial para ultrapassá-lo, porque Henry, com 21 anos, estava num patamar de qualidade técnica inferior à de Haller actualmente, não tinha os mesmos índices físicos (exceptuando a velocidade) e não era dotado da leitura e inteligência táctica de “Super Sébastien”.

Foto de Capa: FC Utrecht

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Suíço Sandro Scharer é o árbitro do Sprting x Bodo/Glimt e vem sem a companhia de assistente com ascendência portuguesa

Já é conhecido o árbitro do Sporting x Bodo/Glimt. O suíço Sandro Scharer estará no duelo da Champions League.

Mudanças de data no Moto GP pela guerra afetam Portugal: eis o novo calendário

O Grande Prémio de Portugal de Moto GP foi adiado uma semana e passa a realizar-se a 22 de novembro. A alteração foi feita para ajustar o calendário após o adiamento do GP do Catar devido ao conflito no Irão.

Fórmula 1 confirma cancelamento dos GP no Médio Oriente

A Fórmula 1 confirmou que os Grandes Prémios do Bahrein e da Arábia Saudita não se vão realizar em 2026 devido ao conflito entre Israel e o Irão no Médio Oriente, sem substituição no calendário.

Al Ittihad de João Mota brilha nos Emirados Árabes Unidos e sobe ao 3.º lugar

O Al Ittihad, treinado pelo português João Mota, voltou a mostrar resiliência e venceu o Al Fath por 3-2. Esta foi a terceira reviravolta consecutiva da equipa, que soma agora quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva iguala marca histórica na Premier League no tropeço do Manchester City e está perto de bater recorde

Bernardo Silva igualou o registo de Luís Boa Morte como o português com mais jogos na Premier League. O ex-Benfica marcou no empate do Manchester City.

Max Dowman é o mais jovem de sempre a marcar na Premier League

Max Dowman tornou-se o jogador mais jovem de sempre a marcar na Premier League. O jovem de 16 anos fez o segundo golo do Arsenal contra o Everton.

Viktor Gyokeres voltou a marcar e já é o 5º melhor marcador da Premier League

Viktor Gyokeres marcou na vitória do Arsenal frente ao Everton. Com este golo, o sueco tornou-se o quinto melhor marcador da Premier League.