📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR – Sébastien Haller

- Advertisement -

olheiro bnr

No topo dos melhores marcadores da Eredivisie, chamam a atenção os nomes de Dirk Kuyt ou Luuk de Jong, figuras populares entre os adeptos de futebol pelas internacionalizações somadas e pelo percurso dos dois atletas. Escondidos debaixo do “star power” que estes nomes emanam, aparece Sébastien Haller, ponta de lança francês de 21 anos que já leva 11 golos em 17 jogos disputados, correspondendo da melhor maneira às expectativas nele depositadas depois de, na última metade da época anterior, ter assinado os mesmos 11 tentos nas mesmas 17 partidas, afirmando-se definitivamente como homem-golo após quatro anos de “falsos arranques” no Auxerre.

Tudo somado são 21 golos em 33 jogos com a camisola do Utrecht para este possante avançado de um metro e 87 centímetros. Os números, porém, enganam se não forem devidamente dissecados. É certo que Haller tem 10 golos esta temporada, mas actua numa liga conhecida pelo seu futebol positivo (aberto e com pouco compromisso defensivo) com defesas normalmente frágeis, e metade dos tentos foram conseguidos através da marca de grande penalidade.

Haller marca muito, sim, mas tem à sua volta um contexto táctico muitíssimo favorável e oportunidades de golo algo “sintéticas” (fraca contribuição de golos de bola corrida na sua conta pessoal). Ou seja, noutro âmbito, provavelmente Haller não seria um goleador… mas pode muito bem vir a sê-lo. Para já, pela qualidade que vai revelando, teria um contributo importantíssimo num campeonato mais competitivo do que o holandês numa equipa que o visse como referência ofensiva única, pois não se esquiva ao contacto físico e ganha muitas bolas aéreas. Haller “apara” passes longos como poucos, e da sua cabeça a bola salta quase sempre “jogável” para a sua equipa, oferecendo-lhe ataques prometedores.

Imagem comum esta época: Haller marca e deixa a euforia para os adeptos e colegas de equipa Fonte: FC Utrecht
Imagem comum esta época: Haller marca e deixa a euforia para os adeptos e colegas de equipa
Fonte: FC Utrecht

Isto revela a disponibilidade física do jogador mas também a sua inteligência táctica, à qual dá uso para contribuir defensivamente e vagabundear no último terço do terreno, abrindo espaços de formas variadas: traz defesas consigo quando tem marcação feroz e, quando essa não existe, permite-se a ter toques de génio que isolam colegas ou o colocam, a ele, em zonas de remate.

É assim Haller, um jogador inteligente e corpolento, aguerrido na luta com os centrais, mas com a suavidade e subtileza dos génios quando a circunstância do jogo o requer.

Na Holanda, e mesmo em França, já o comparam a Thierry Henry. Imagino-o um pouco além disso. Haller tem potencial para ultrapassá-lo, porque Henry, com 21 anos, estava num patamar de qualidade técnica inferior à de Haller actualmente, não tinha os mesmos índices físicos (exceptuando a velocidade) e não era dotado da leitura e inteligência táctica de “Super Sébastien”.

Foto de Capa: FC Utrecht

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

15 Anos de Bola na Rede: Continuamos a caminhar juntos

O Bola na Rede cumpre 15 anos nesta terça-feira. Um projeto que começou em contexto universitário e que hoje procura cimentar-se no meio de comunicação social desportivo em Portugal.

Bruno Fernandes deixa cair registo impressionante ao serviço do Manchester United

Bruno Fernandes não marcou nem assistiu na vitória por 4-2 frente ao Brighton. Foi a primeira vez que numa partida com 4 golos o médio não contribuiu.

Arsenal, Chelsea e Manchester City disputam jovem talento do Bayern Munique

Lennart Karl está na mira de três gigantes da Premier League. Arsenal, Chelsea e Manchester City seguem de perto o avançado alemão de 17 anos.

Bayern Munique mais perto de contratar defesa que brilha na Premier League

O Bayern Munique está bem posicionado para assegurar a contratação de Marc Guéhi. Representantes do defesa inglês foram vistos em negociações com o clube alemão.

PUB

Mais Artigos Populares

Tottenham e Manchester City atentos a defesa do Aston Villa

Ezri Konsa, defesa do Aston Villa, está a despertar o interesse clubes grandes em Inglaterra. Tottenham e Manchester City seguem de perto o jogador de 28 anos.

Pepê aplaude esforço vindo do banco: «O pessoal entrou para somar»

Pepê fez a análise ao Moreirense x FC Porto da jornada 9 da Primeira Liga. Dragões venceram fora de casa por 2-1.

Francesco Farioli: «Se acreditamos que o processo de reconstrução está acabado ao fim de 16 semanas, estamos longe da realidade»

Francesco Farioli fez a análise ao Moreirense x FC Porto da jornada 9 da Primeira Liga. Dragões venceram fora de casa por 2-1.