📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR | Tomé Sousa

- Advertisement -

A baliza do Boavista tem sido, ao longo dos anos, um dos sítios mais bem guardados de Portugal e do mundo do futebol. Por lá, passaram recentemente nomes como Mika, Vágner e Hélton Leite, sem esquecer o eterno Rafael Bracalli, um dos grandes catedráticos das balizas portuguesas. 

Atualmente, a baliza do “Bessa” estava a cargo de João Gonçalves, um guardião que esteve recentemente em destaque num outro artigo escrito por mim, dada a tamanha qualidade e potencial que lhe reconheço.

No entanto, o futebol não é uma ciência exata, e as coisas acontecem quando menos se espera, claro está. E João Gonçalves, que vivia até então um momento de sonho na sua carreira, deparou-se com um acontecimento que nenhum jogador profissional de futebol quer viver, uma grave lesão que o vai retirar da equipa titular dos “axadrezados” durante largos meses. Mas depois de João Gonçalves, o que vem?

Pois bem, no Bessa acredita-se muito no potencial dos jovens jogadores, e a palavra “medo” não ecoa nos corredores de um dos clubes mais históricos do nosso país. Por isso mesmo, havia um nome que dava cartas nos escalões mais jovens dos axadrezados, e que tinha a confiança da estrutura sobre os seus ombros. 

Tomé Sousa é o jovem do momento no Bessa, em quem todos acreditam e preveem um futuro mais que risonho. Com apenas 17 anos, um número atípico para um guarda-redes, Tomé é o novo titular de uma das balizas históricas do nosso país, e substitui então o seu mentor João Gonçalves, pelo menos por enquanto. 

O jovem já realizou duas partidas oficiais pelas “panteras” no campeonato, onde sofreu cinco golos, no entanto, tem deixado apontamentos interessantes no capítulo da concentração, capacidade de antecipação e leitura de jogo, mostrando uma certa maturidade que é rara nesta idade ainda por cima pela posição que ocupa em campo. Relembro que esta posição é, habitualmente, uma das posições que mais pressão gera em torno de uma equipa, e que afeta claro o próprio jogador. 

É delicioso vermos e lermos a história de Tomé Sousa, que chegou em 2015 ao Boavista, e que por lá continuou, até chegar à baliza de sonho. Internacional pelas “quinas” desde os sub-15, o jovem guardião já chegou inclusive aos sub-20, mostrando mais uma vez que a sua qualidade, em tão tenra idade, é demasiada para passar despercebida. 

Por agora, o jovem guardião vai aproveitando para mostrar o seu valor nos grandes palcos, crescendo um bocadinho “à força” por conta das circunstâncias, no entanto, costuma-se dizer que é assim que os grandes homens se fazem.

Tomé Sousa tem o seu futuro, literalmente, nas palmas das mãos. Vai com tudo miúdo, que Portugal bem precisa de jovens diferentes, irreverentes, dotados de capacidades e, sobretudo, sem medos. O futuro está aí, na baliza do Bessa, o franzino Tomé Sousa.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas define preço para vender Rafa Silva e dificulta negócio

O Besiktas exige 15 milhões de euros para vender Rafa Silva. Agente do jogador colocou proposta de três milhões em cima da mesa.

Suíça goleia e tem qualificação no bolso, Dinamarca lança Hjulmand e Froholdt, adia decisões e corre perigo e Bósnia e Herzegovina de Dedic continua...

Muitos jogos na qualificação europeia para o Mundial 2026. A Suíça está virtualmente qualificada e já pode celebrar com muita segurança.

Treinador da Ucrânia deixa Benfica em sobressalto: «Georgiy Sudakov tem uma lesão muito grave»

Georgiy Sudakov está lesionado e já abandonou a concentração da Ucrânia. Serhyi Rebrov deu más notícias ao Benfica.

Alerta vermelho no Benfica: Vangelis Pavlidis substituído na Grécia com muitas queixas no joelho

Vangelis Pavlidis deixou o relvado no Grécia x Escócia com queixas no joelho. Avançado do Benfica está lesionado.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal empata a uma bola com o País de Gales na Qualificação para o Europeu Sub-17

Portugal não foi para além do empate a uma bola frente ao País de Gales, na segunda jornada da Qualificação para o Europeu Sub-17.

Guarda-redes do Girona quer sair do clube em janeiro e agente revolta-se: «Abriu mão de uma grande quantia de dinheiro no Fenerbahçe e assinou...

Dominik Livakovic, guarda-redes croata emprestado pelo Fenerbahçe no início da temporada, quer sair do Girona já no mercado de janeiro.

Despedida emocional na última internacionalização de Teemu Pukki pela Finlândia

Teemu Pukki, uma das maiores figuras do futebol na Finlândia, retirou-se da seleção aos 35 anos, após 133 internacionalizações e 42 golos.