📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR – Afonso Figueiredo

- Advertisement -

olheiro bnr

A sofrer as expectáveis dores de crescimento de quem saltou directamente do Campeonato Nacional de Seniores para a Primeira Liga e teve de remodelar quase por completo o plantel, o Boavista tem, ainda assim, vindo a fazer uma época bastante acima das expectativas, encontrando-se neste momento num confortável 13.º lugar, seis pontos acima da linha de despromoção.

Para essa boa campanha, muito tem contribuído o treinador principal, Petit, que está a fazer um excelente trabalho, mas também o desempenho de alguns futebolistas que têm mostrado qualidade como é o caso de Afonso Figueiredo, lateral-esquerdo que não começou a temporada como titular, mas que, a partir de Janeiro último, tornou-se pedra fundamental na equipa axadrezada.

Começou no Sporting

Afonso Mendes Ribeiro de Figueiredo nasceu a 6 de Janeiro de 1993, em Lisboa, e começou nas escolas do Sporting Clube de Portugal, que representou entre 2003/04 e 2008/09. Depois, na temporada seguinte, a segunda de juvenil, seguiu para o Belenenses, clube onde ficou apenas por uma época, isto antes de concluir o seu percurso de formação com duas épocas nos juniores do Sporting de Braga.

A transição para sénior, essa, deu-se em 2012/13, pela porta da equipa B do Sporting de Braga, ainda que o jovem luso não tenha conseguido obter grande impacto nessa temporada, somando apenas dez jogos na Segunda Liga e acabando por abandonar o Minho no Verão.

Sempre a crescer no Boavista

Terminado seu percurso nos arsenalistas, Afonso Figueiredo mudou-se de armas e bagagens para a Invicta e para representar um Boavista, então a disputar o Campeonato Nacional de Seniores, sendo que o lateral-esquerdo rapidamente se assumiu como uma peça importante do conjunto axadrezado, finalizando essa temporada de 2013/14 com 23 jogos disputados.

Ainda assim, na transição repentina vivida pelo Boavista, que passou automaticamente do Campeonato Nacional de Seniores para a Primeira Liga, Afonso Figueiredo acabou por iniciar a actual temporada na sombra de outras alternativas como Anderson Correia ou Julian, situação que viria a conhecer um volte-face a partir de Janeiro, com o jovem de 22 anos a ganhar finalmente o seu lugar no lado esquerdo da defesa e a ser titular indiscutível nas últimas dez jornadas da Liga.

Desde novo, a lutar por um lugar na 1.ª divisão (Gonçalo Reyes, João Mário, Afonso Figueiredo e Bruno Gaspar - da esq. para a dir.) Fonte: Facebook Oficial de Afonso Figueiredo
Desde novo, a lutar por um lugar na 1.ª divisão
(Gonçalo Reyes, João Mário, Afonso Figueiredo e Bruno Gaspar – da esq. para a dir.)
Fonte: Facebook Oficial de Afonso Figueiredo

Raçudo, abnegado e polivalente

Apesar de actuar agora sempre como lateral-esquerdo, a verdade é que Afonso Figueiredo, ao longo da sua formação, foi evoluindo em todas as posições desse flanco, podendo assim, em última instância, ser igualmente utilizado como médio ou extremo-esquerdo, ainda que sem a qualidade que apresenta a partir de zonas mais recuadas do terreno.

Afinal, em termos estritamente defensivos, Afonso Figueiredo apresenta inúmeras valências, sendo um jogador rápido, raçudo, muito forte na marcação/desarme e que apresenta um posicionamento inteligente, num conjunto de características que fazem do jovem luso um jogador muito difícil de contrariar pelo seu flanco.

Já em termos ofensivos, mesmo que o conservador esquema de jogo do Boavista não lhe permita muitas veleidades, e não sendo propriamente um fora de série técnico, é inegável que Afonso Figueiredo também mostra qualidades, oferecendo verticalidade/profundidade no flanco e apresentando uma boa qualidade ao nível do passe e do cruzamento.

Foto de Capa: Página de Fãs de Afonso Figueiredo

Ricardo Figueiredo
Ricardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista sofredor desde que se conhece, a verdade é que isso nunca garantiu grande facciosismo, sendo que não tem qualquer problema em criticar o seu clube quando é caso disso, às vezes até com maior afinco do que com os rivais. A principal paixão, aliás, sempre foi o futebol no seu contexto mais generalizado, acabando por ser sintomático que tenha começado a ler jornais desportivos logo que aprendeu a ler. Quanto ao ídolo de infância, esse será e corre o risco o de ser sempre o Krassimir Balakov, internacional búlgaro que lhe ofereceu a alcunha de “Bala” até hoje. Ricardo admite que ser jornalista desportivo foi um sonho de miúdo que conseguiu concretizar e o que mais o estimula na área passa pela análise de jogos e jogadores, nomeadamente os que ainda estão no futebol de formação ou naqueles campeonatos menos mediáticos e que pensa sempre que ninguém vê como o japonês, sul-coreano ou israelita..                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.