Publicidade

Olheiro BnR – Alfa Semedo

Tiago Serrano · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Existem casos de jogadores que não conseguem uma oportunidade imediata na equipa principal do clube onde se formam, acabando por relançar a carreira noutras paragens, onde conseguem sobressair ao ponto de regressarem à ‘casa-mãe’. Alfa Semedo é um desses casos.

Este médio defensivo, nascido na Guiné Bissau, foi recrutado pelo SL Benfica ao seu país de origem quando tinha 17 anos, no decorrer da temporada 2014/2015. Depois de um ano e meio nos juniores encarnados, Alfa Semedo teve a sua primeira experiência sénior no UD Vilafranquense, numa época em que o emblema ribatejano se destacou por ter eliminado o FC Paços de Ferreira da Taça de Portugal, e em que o médio de origem guineense foi um jogador influente, disputando 34 jogos e marcando quatro golos.

As suas exibições valeram-lhe o salto para a Primeira Liga sem ter precisado de passar pela equipa B do Benfica, com uma transferência a título definitivo para o Moreirense FC. Em mais uma época cheia de sobressaltos do emblema minhoto, Alfa Semedo assumiu-se logo como um dos indiscutíveis da equipa, realizando 34 jogos e marcando três golos.

Alfa Semedo é uma autêntica ‘gazela’. É dono de uma grande estampa física, que lhe confere vantagem nos duelos aéreos e nas disputas de bola. Para além disso, a sua passada larga também lhe permite galgar dezenas de metros de terreno em poucos segundos, podendo recuar rapidamente no terreno e reagir a perdas de bola da sua equipa. A sua elevada estatura (1.90m) também lhe permite ser uma arma importante nos lances de bola parada. Possui também uma qualidade de passe muito interessante.

As suas exibições em Moreira de Cónegos valeram-lhe um regresso ao clube onde concluiu a sua formação. Francamente, quando o observei nos juniores do SL Benfica, não via ali nada que me enchesse as medidas. Mas, agora, acho que ele tem tudo para ser a derradeira alternativa ao Fejsa e pode vir a ser um caso muito sério no futebol português.

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Tiago Serrano

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.