- Advertisement -

Existem casos de jogadores que não conseguem uma oportunidade imediata na equipa principal do clube onde se formam, acabando por relançar a carreira noutras paragens, onde conseguem sobressair ao ponto de regressarem à ‘casa-mãe’. Alfa Semedo é um desses casos.

Este médio defensivo, nascido na Guiné Bissau, foi recrutado pelo SL Benfica ao seu país de origem quando tinha 17 anos, no decorrer da temporada 2014/2015. Depois de um ano e meio nos juniores encarnados, Alfa Semedo teve a sua primeira experiência sénior no UD Vilafranquense, numa época em que o emblema ribatejano se destacou por ter eliminado o FC Paços de Ferreira da Taça de Portugal, e em que o médio de origem guineense foi um jogador influente, disputando 34 jogos e marcando quatro golos.

As suas exibições valeram-lhe o salto para a Primeira Liga sem ter precisado de passar pela equipa B do Benfica, com uma transferência a título definitivo para o Moreirense FC. Em mais uma época cheia de sobressaltos do emblema minhoto, Alfa Semedo assumiu-se logo como um dos indiscutíveis da equipa, realizando 34 jogos e marcando três golos.

Alfa Semedo é uma autêntica ‘gazela’. É dono de uma grande estampa física, que lhe confere vantagem nos duelos aéreos e nas disputas de bola. Para além disso, a sua passada larga também lhe permite galgar dezenas de metros de terreno em poucos segundos, podendo recuar rapidamente no terreno e reagir a perdas de bola da sua equipa. A sua elevada estatura (1.90m) também lhe permite ser uma arma importante nos lances de bola parada. Possui também uma qualidade de passe muito interessante.

As suas exibições em Moreira de Cónegos valeram-lhe um regresso ao clube onde concluiu a sua formação. Francamente, quando o observei nos juniores do SL Benfica, não via ali nada que me enchesse as medidas. Mas, agora, acho que ele tem tudo para ser a derradeira alternativa ao Fejsa e pode vir a ser um caso muito sério no futebol português.

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

À atenção de Portugal: Uzbequistão já partiu para os EUA

O Uzbequistão está no Grupo de Portugal no Mundial 2026 e comitiva partiu esta terça-feira para os Estados Unidos da América.

Eis o salário que o Benfica oferece a José Mourinho para renovar contrato

O Benfica quer renovar contrato com José Mourinho. Já são conhecidos detalhes da oferta salarial encarnada ao treinador.

André Villas-Boas elogia João Brandão ao abordar renovação: «Essa é a linha de continuidade que se pretende»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, deixou elogios a João Brandão. Técnico de 43 anos renovou contrato até 2028.

Rafael Obrador tem interessado de peso em Itália e pode deixar o Benfica para jogar Champions League

A AS Roma está muito interessada na contratação de Rafael Obrador. Torino ainda tem opção de compra pelo defesa do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Polónia divulga convocados com presença de trio do FC Porto

A Polónia divulgou os convocados para os dois próximos jogos particulares. Jan Bednarek, Jakub Kiwior e Oskar Pietuszewski foram chamados.

Benfica poderá ter 4 jogos particulares na pré-época

Estão previstos quatro jogos particulares para a pré-temporada do Benfica. Águias regressam aos trabalhos no dia 25 de junho.

«O futebol é visto como uma indústria e um clube é visto como uma empresa e isso requer resultados imediatos» – Entrevista Bola na...

Dos métodos ao balneário, das decisões difíceis às razões para o insucesso, Filipe Martins é o mais recente entrevistado, numa conversa que tem o futebol no círculo central.