Olheiro BnR – Alfa Semedo

- Advertisement -

Existem casos de jogadores que não conseguem uma oportunidade imediata na equipa principal do clube onde se formam, acabando por relançar a carreira noutras paragens, onde conseguem sobressair ao ponto de regressarem à ‘casa-mãe’. Alfa Semedo é um desses casos.

Este médio defensivo, nascido na Guiné Bissau, foi recrutado pelo SL Benfica ao seu país de origem quando tinha 17 anos, no decorrer da temporada 2014/2015. Depois de um ano e meio nos juniores encarnados, Alfa Semedo teve a sua primeira experiência sénior no UD Vilafranquense, numa época em que o emblema ribatejano se destacou por ter eliminado o FC Paços de Ferreira da Taça de Portugal, e em que o médio de origem guineense foi um jogador influente, disputando 34 jogos e marcando quatro golos.

As suas exibições valeram-lhe o salto para a Primeira Liga sem ter precisado de passar pela equipa B do Benfica, com uma transferência a título definitivo para o Moreirense FC. Em mais uma época cheia de sobressaltos do emblema minhoto, Alfa Semedo assumiu-se logo como um dos indiscutíveis da equipa, realizando 34 jogos e marcando três golos.

Alfa Semedo é uma autêntica ‘gazela’. É dono de uma grande estampa física, que lhe confere vantagem nos duelos aéreos e nas disputas de bola. Para além disso, a sua passada larga também lhe permite galgar dezenas de metros de terreno em poucos segundos, podendo recuar rapidamente no terreno e reagir a perdas de bola da sua equipa. A sua elevada estatura (1.90m) também lhe permite ser uma arma importante nos lances de bola parada. Possui também uma qualidade de passe muito interessante.

As suas exibições em Moreira de Cónegos valeram-lhe um regresso ao clube onde concluiu a sua formação. Francamente, quando o observei nos juniores do SL Benfica, não via ali nada que me enchesse as medidas. Mas, agora, acho que ele tem tudo para ser a derradeira alternativa ao Fejsa e pode vir a ser um caso muito sério no futebol português.

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Trubin faz balanço da época do Benfica e finaliza: «O melhor ainda está para vir»

Anatoliy Trubin falou sobre a temporada 2025/26. Guarda-redes do Benfica afirmou que foi uma «época importante» e que «o melhor ainda está para vir».

Nuno Borges no top-50 do ranking mundial: Houve mais subidas portuguesas

Houve nova atualização no ranking mundial de ténis. Nuno Borges, tenista número 1 português, está de volta ao top-50.

Neymar a horas da convocatória: «O meu sonho é estar no Mundial. Trabalhei para isso. Se não estiver, sou adepto»

Neymar quer estar no Mundial 2026. Convocatória de Carlo Ancelotti, selecionador do Brasil, acontece já esta segunda-feira.

5 melhores jogadores da época do Benfica

A época 2025/2026 do Benfica foi, para dizer o mínimo, atribulada. Com um terceiro lugar no campeonato com 80 pontos e demasiados empates.

PUB

Mais Artigos Populares

Primeira medida de José Mourinho? Real Madrid segura jogador e renova com um dos líderes da equipa

O Real Madrid vai renovar o contrato de Antonio Rudiger. O defesa internacional alemão vai ficar no clube merengue mais uma temporada.

Alberto Costa elogia Francesco Farioli e assume: «Queremos ser campeões outra vez em 2026/27»

Alberto Costa deixa elogios a Francesco Farioli. Lateral do FC Porto assume que quer conquistar mais títulos no Dragão.

Já sem Dani Carvajal: José Mourinho vai reencontrar 2 jogadores que já treinou e nenhum deles foi no Real Madrid

José Mourinho vai reencontrar dois jogadores que orientou na carreira. Dean Huijsen, na AS Roma, e Thibaut Courtois, no Chelsea.