- Advertisement -

Existem casos de jogadores que não conseguem uma oportunidade imediata na equipa principal do clube onde se formam, acabando por relançar a carreira noutras paragens, onde conseguem sobressair ao ponto de regressarem à ‘casa-mãe’. Alfa Semedo é um desses casos.

Este médio defensivo, nascido na Guiné Bissau, foi recrutado pelo SL Benfica ao seu país de origem quando tinha 17 anos, no decorrer da temporada 2014/2015. Depois de um ano e meio nos juniores encarnados, Alfa Semedo teve a sua primeira experiência sénior no UD Vilafranquense, numa época em que o emblema ribatejano se destacou por ter eliminado o FC Paços de Ferreira da Taça de Portugal, e em que o médio de origem guineense foi um jogador influente, disputando 34 jogos e marcando quatro golos.

As suas exibições valeram-lhe o salto para a Primeira Liga sem ter precisado de passar pela equipa B do Benfica, com uma transferência a título definitivo para o Moreirense FC. Em mais uma época cheia de sobressaltos do emblema minhoto, Alfa Semedo assumiu-se logo como um dos indiscutíveis da equipa, realizando 34 jogos e marcando três golos.

Alfa Semedo é uma autêntica ‘gazela’. É dono de uma grande estampa física, que lhe confere vantagem nos duelos aéreos e nas disputas de bola. Para além disso, a sua passada larga também lhe permite galgar dezenas de metros de terreno em poucos segundos, podendo recuar rapidamente no terreno e reagir a perdas de bola da sua equipa. A sua elevada estatura (1.90m) também lhe permite ser uma arma importante nos lances de bola parada. Possui também uma qualidade de passe muito interessante.

As suas exibições em Moreira de Cónegos valeram-lhe um regresso ao clube onde concluiu a sua formação. Francamente, quando o observei nos juniores do SL Benfica, não via ali nada que me enchesse as medidas. Mas, agora, acho que ele tem tudo para ser a derradeira alternativa ao Fejsa e pode vir a ser um caso muito sério no futebol português.

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos e Sotiris Silaidopoulos fizeram a análise à vitória do Rio Ave sobre o Estoril

O Rio Ave venceu o Estoril por dois a zero na terceira jornada da Liga. Eis o rescaldo de ambos os treinados à partida.

Destaque do Alverca quer dar o salto e transferência pode fazer-se abaixo dos 6 milhões de euros da cláusula

Davy Gui quer prosseguir a carreira noutros palcos. Imprensa internacional antecipa saída do médio do Alverca.

Marítimo x Académico de Viseu: Eis as reações de Mitchell van der Gaag e de Bruno Pinheiro ao empate

O Marítimo empatou a dois com o Académico de Viseu. Ambos os treinadores fizeram o rescaldo após o fim do encontro.

Gonçalo Guedes esteve no Mundial 2026 e pode ser mais um internacional português a rumar ao Médio Oriente

Gonçalo Guedes é alvo do Al Wahda dos Emirados Árabes Unidos. Negociações em andamento entre a Real Sociedad e o emblema do Médio Oriente.

PUB

Mais Artigos Populares

Penafiel leva a melhor sobre o Sporting B: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

O Penafiel bateu o Sporting B por duas bolas a zero na terceira jornada da Segunda Liga. Eis os resultados do dia.

Luís Pinto e Filipe Coelho lançam o duelo entre Gil Vicente e Casa Pia: «Estamos à espera de uma reação»

Os treinadores de Gil Vicente e do Casa Pia fizeram a antevisão do duelo entre as duas equipas para a terceira jornada da Primeira Liga.

Sporting define preço para vender Gonçalo Inácio que ainda tem 2 destinos possíveis neste mercado

Gonçalo Inácio tem duas vias possíveis ainda neste mercado para lá do Sporting. Os leões exigem 40 milhões de euros pelo capitão e defesa central.